Skip to main content
RuralSports(PT)

RuralSports(PT)

RuralSports

O projeto “Rural Sports: Healthy and Active Rural Areas,” (Desporto Rural: Áreas Rurais Saudáveis e Ativas), aprovado pela Comissão Europeia em outubro de 2022, estabelece um quadro para uma parceria transnacional integrada e de pequena escala, que inclui duas organizações rurais consolidadas no campo do desporto a nível local, juntamente com uma entidade de Ensino Superior.

 

OBJETIVO: 

Contribuir para a promoção e participação desportiva e de atividade física em áreas rurais, apoiando a inclusão de pessoas com menos oportunidades, dando especial ênfase aos grupos com maiores dificuldades, como pessoas com deficiência, jovens e mulheres (especialmente aquelas em situação de risco de exclusão social), imigrantes e idosos.

 

OBJETIVO ESPECÍFICOS: 

  1. Recolher boas práticas de atividades desportivas para inclusão da população rural no desporto como instrumento de coesão social, por intermédio de seminários, focus group (grupos focais), reuniões, etc., envolvendo parceiros, partes interessadas e grupos beneficiários dos pequenos municípios, com a intenção de envolver a população com menos oportunidades das regiões dos três países.
  2. Estimular a troca de experiências entre entidades e profissionais que promovem atividades físicas e desportivas em contextos rurais, com uma perspetiva de promoção e educação para a saúde.
  3. Aumentar a mobilidade profissional no campo do desporto a nível transnacional.
  4. Impulsionar desportos, atividades e eventos para a inclusão da população rural mais desfavorecida.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES: 

O projeto desenvolverá grupos de trabalho em cada país, centrados na participação de pelo menos 3 dos 5 grupos prioritários, que servirão tanto para recolher boas práticas, quanto para impulsionar atividades e visibilidade dos grupos em cada país. Será elaborado um livro eletrónico que reunirá experiências dos três países, com o objetivo de ser um instrumento multiplicador e inspirador de ações. Ao longo dos dois anos, ocorrerão trocas de experiências e encontros que promoverão o aumento da atividade física e do desporto nos grupos prioritários. Será criada uma rede de entidades interessadas na promoção do desporto e da participação ativa nas áreas rurais, com o objetivo de gerar novas sinergias e propostas futuras no âmbito europeu.

 

AS TRÊS ENTIDADES PARCEIRAS SÃO: 

ADENI (Sierra Norte de Madrid), uma entidade promotora do desporto e atividade física nesta região de Madrid, coordenadora do projeto, que abrange 23 pequenos municípios. Apoiada organizativamente pela Direção-Geral de Desporto da Comunidade de Madrid.

A Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, uma entidade de ensino superior que tem como um de seus principais focos a investigação e promoção da prática desportiva e atividade física, com forte ligação às comunidades rurais do norte de Portugal, onde está localizado.

O Clube de Montanhismo de Calcis, localizado na ilha grega de Eubeia, que desenvolve atividades desportivas, de formação e sensibilização ambiental ao nível local.

 

Financiado pela União Europeia. No entanto, as opiniões expressas são apenas dos autores e não refletem necessariamente as da União Europeia, nem a autoridade que os concede podem ser responsabilizados por eles.

Atualizado em 2023-06-29 09:50:46