Skip to main content

Lista de notícias

IPVC passa a integrar rede internacional de referência

O Politécnico de Viana do Castelo passa a integrar a Digital Education Council (DEC), uma rede global que reúne mais de uma centena de instituições de todo o mundo comprometidas com a inovação pedagógica sustentável e a utilização responsável da inteligência artificial no ensino superior e na formação ao longo da vida. A adesão será formalmente assinalada na Cimeira Global do Conselho de Inovação em Educação Digital – DEC Global Summit 2025, que decorre nos dias 4 e 5 de novembro, em Hong Kong, com a participação da pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e a Flexibilidade Curricular, Ana Teresa Oliveira. O Digital Education Council (DEC) é uma comunidade global de prática e partilha que reúne universidades, empresas e organizações internacionais com o objetivo de transformar o ensino superior e o desenvolvimento de competências através da tecnologia e da colaboração. A rede promove o intercâmbio de conhecimento e a definição de estratégias conjuntas para o uso positivo e responsável da tecnologia na educação, reforçando a inovação, a equidade e a resiliência institucional. O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) será representado nesta cimeira, que terá lugar na, por Ana Teresa Oliveira, pró-presidente para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, e Pedro Moreira, docente e membro da equipa do consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação. Sob o tema “When Change Is the Only Constant”, a cimeira vai reunir líderes de mais de 30 países, assim como representantes de universidades, organizações internacionais e governos, e colocar em debate políticas e estratégias que promovam a utilização responsável da tecnologia no ensino superior e na capacitação de profissionais já no ativo. A edição de 2025 da DEC Global Summit divide-se em quatro dimensões estratégicas: • Defining Change – compreender as forças que moldam o ensino superior; Implementing Change – transformar estratégias em ação; Teaching Change – preparar estudantes e educadores para o futuro; Measuring Change – desenvolver métricas de impacto institucional e social. A adesão do Politécnico de Viana do Castelo à rede Digital Education Council representa mais um passo na consolidação da estratégia institucional no campo da inovação pedagógica e da integração tecnológica no ensino e aprendizagem. Ana Teresa Oliveira explica que “a participação do Politécnico de Viana do Castelo nesta rede internacional acontece no âmbito do EPIC e permite à instituição integrar um movimento global de partilha e de cocriação de soluções inovadoras para o ensino superior.” Visitas a instituições de ensino da região a criação de protocolos de cooperação na agenda dos docentes do IPVC A pró-presidente do IPVC destaca ainda que a colaboração com instituições de referência internacional “é essencial para posicionar o Politécnico de Viana do Castelo na linha da frente da transformação digital da Educação. É mais um passo alinhado com a estratégia desta presidência, que assumiu como fundamentais os pilares de uma educação digital inclusiva, sustentável e orientada para o futuro, em estreita ligação com as tendências globais de inovação no ensino superior.” Ana Teresa Oliveira e Pedro Moreira irão aproveitar a viagem a Hong Kong para visitar o Centro de Ensino e Aprendizagem Holística, da Universidade Batista de Hong Kong. Trata-se, afirma a pró-presidente do IPVC, de “um dos mais avançados centros de ensino e aprendizagem do mundo”. A viagem não termina sem uma passagem pela Universidade Católica de Macau, assim como uma visita mais detalhada à Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, instituições com as quais Ana Teresa Oliveira irá procurar estabelecer acordos de cooperação.

IPVC reforça ligação ao setor tecnológico

O Politécnico de Viana do Castelo reforça a sua estratégia de inovação e transferência de conhecimento com a assinatura de um protocolo de cooperação com o Instituto CCG/ZGDV – Centro de Computação Gráfica. A parceria com esta entidade de referência nacional na investigação tecnológica pretende impulsionar o desenvolvimento de projetos conjuntos, a valorização do conhecimento científico e a ligação entre o ensino superior e o setor empresarial. Este acordo de cooperação assenta na estratégia do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para a produção de conhecimento e na sua transferência para as empresas, através da criação de parcerias com entidades de referência no domínio da inovação tecnológica. Na base da cooperação entre o IPVC e o Centro de Computação Gráfica (CCG/ZGDV) está ainda o propósito de aprofundar a ligação entre o ensino superior, a investigação e a economia. A colaboração com o Centro de Computação Gráfica permitirá o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação e inovação, o acolhimento de estágios curriculares e profissionais, a orientação de teses de mestrado e de doutoramento, bem como a promoção de ações de capacitação técnica e científica para estudantes e profissionais. Para Carlos Rodrigues, presidente do Politécnico de Viana do Castelo, “este acordo reforça o compromisso do IPVC com a valorização do conhecimento e a transferência de tecnologia. Trabalhar com o CCG/ZGDV significa unir esforços em torno de uma visão comum: transformar investigação em inovação e inovação em valor para as pessoas, para as empresas e para o território.” O presidente do Politécnico de Viana do Castelo diz ainda que o acordo de cooperação representa “mais um passo na consolidação da estratégia institucional do IPVC, que tem vindo a afirmar-se como agente ativo na inovação, no desenvolvimento regional e na criação de conhecimento aplicado, em estreita colaboração com o tecido empresarial e os centros de investigação.” O CCG/ZGDV, com mais de 30 anos de experiência, define-se como uma organização nacional de referência na interface entre o ecossistema de investigação e o mundo empresarial. Atua em áreas como computação gráfica, interação homem-máquina, computação ubíqua e engenharia da informação, e tem desempenhado um papel decisivo na modernização tecnológica e na criação de soluções digitais avançadas para múltiplos setores.

IPVC reforça posição em ranking mundial

O Politécnico de Viana do Castelo volta a destacar-se no Times Higher Education World University Rankings 2026, com subidas significativas nos pilares da internacionalização e da ligação à indústria e à comunidade. A instituição destaca-se pelo progresso em quatro dos cinco parâmetros avaliados, consolidando o seu posicionamento entre as melhores instituições de ensino superior a nível mundial. A presença no Times Higher Education World University Rankings (THE WUR) pelo terceiro ano consecutivo confirma o crescimento sustentado do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a relevância da sua estratégia institucional. A edição de 2026, que avaliou mais de 2.100 instituições de 115 países, reconhece a evolução da instituição nos pilares de Ensino, Ambiente de Investigação, Perspetiva Internacional e Ligação à Indústria, mantendo um desempenho estável em Qualidade da Investigação. A subida mais acentuada verificou-se nos domínios da internacionalização e da relação com a indústria, refletindo a aposta contínua do IPVC na cooperação global e no fortalecimento da ligação ao tecido empresarial regional. Projetos como a Universidade Europeia SUNRISE e a colaboração com empresas e instituições parceiras, assim como a criação de centros de Valorização e Transferência de Tecnologias (SUSTEMARE, que será construído na ESTG-IPVC, em Viana do Castelo, e o 3AR, que será criado na ESA-IPVC, em Ponte de Lima) são exemplos concretos de uma estratégia que aproxima o conhecimento da sociedade. Para Carlos Rodrigues, presidente do Politécnico de Viana do Castelo, “estes resultados confirmam que o Politécnico de Viana do Castelo está no caminho certo. Estamos a crescer de forma consistente, apostando numa formação internacional e aplicada, próxima das empresas, das pessoas e dos desafios do futuro. Este reconhecimento reforça o valor do trabalho que temos vindo a desenvolver e a importância de continuarmos a investir em talento e em inovação”. O Times Higher Education World University Rankings é uma das mais prestigiadas classificações internacionais e avalia as instituições de ensino superior com base em cinco grandes pilares: Ensino (Teaching) – qualidade da aprendizagem e ambiente académico; Ambiente de Investigação (Research Environment) – reputação e produtividade científica; Qualidade da Investigação (Research Quality) – impacto e excelência científica; Perspetiva Internacional (International Outlook) – mobilidade e colaboração global; Ligação à Indústria (Industry) – rendimento, inovação e impacto económico. Em 2026, 16 instituições portuguesas integram este ranking mundial, e o Politécnico de Viana do Castelo mantém-se entre as que melhor representam o ensino superior nacional, evidenciando a sua capacidade de competir num contexto nacional e internacional cada vez mais exigente.

Desporto: IPVC conquista 1.º lugar do pódio

O Politécnico de Viana do Castelo conquistou o 1.º lugar dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol 2024/25, na categoria de Psicologia e Pedagogia do Desporto. A distinção, promovida pelo Comité Olímpico de Portugal, refere-se ao artigo “Improving Motor Competence of Children: The ‘Super Quinas’ Intervention Program in Portuguese Primary Schools”, liderado por Luís Paulo Rodrigues, docente e pró-presidente para as áreas da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia do Politécnico de Viana do Castelo, e investigador da unidade SPRINT – Centro de Investigação e Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde. O artigo premiado, publicado no Journal of Physical Activity and Health (Volume 22, 2025), descreve e avalia os resultados do programa Super Quinas, uma intervenção nacional desenvolvida pela Federação Portuguesa de Futebol, que procurou promover o desenvolvimento da competência motora de crianças entre os 6 e os 10 anos. O programa incluiu uma hora semanal de atividade física estruturada em escolas primárias portuguesas, com orientação de professores de Educação Física, durante 12 semanas. Participaram na investigação 39 escolas de todo o país, com um total de 1.034 crianças, das quais 77,7 % completaram o programa. Os resultados demonstraram uma “melhoria geral significativa” em todas as dimensões da competência motora, com destaque para as subescalas de locomoção, manipulação e estabilidade, demonstrando o impacto positivo da prática física estruturada no desenvolvimento da competência motora em crianças em idade escolar. Luís Paulo Rodrigues, autor do artigo, escrito em coautoria com outros investigadores, e pró-presidente do IPVC, explica que “o prémio é o reconhecimento de um trabalho coletivo e interdisciplinar, que coloca o Politécnico de Viana do Castelo e o SPRINT – Centro de Investigação e Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde entre os protagonistas da investigação aplicada às ciências do desporto em Portugal”. O pró-presidente do IPVC para as áreas da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia diz ainda que a investigação feita tem “uma dimensão social muito clara: queremos que o conhecimento científico produza impacto real nas escolas, nas comunidades e na formação das futuras gerações.” O estudo premiado resulta de um trabalho colaborativo que envolveu 20 investigadores (autor: Luís Paulo Rodrigues e coautores: Cristiana Mercê, Pedro Tiago Esteves, Vanda Correia, João Serrano, Rui Mendes e Vânia Loureiro – investigadores do SPRINT, juntamente com Rita Cordovil, Júlio A. Costa, André Seabra, José Guilherme, Susana Vale, Carlos Luz, Fábio Flores, Maria João Lagoa, Gabriela Almeida, Vítor P. Lopes, Sara Santos, Rui Matos e Carlos Neto) e as suas equipas, pertencentes a 15 instituições de ensino superior (dez politécnicos e cinco universidades) e quatro unidades de investigação nacionais (SPRINT, CIDESD, CIPER e CHRC), em articulação com a Portuguese Football School e a Federação Portuguesa de Futebol. A cerimónia de entrega dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol decorreu no final da semana passada, em Aveiro, e contou com a presença do presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, e do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias. A edição deste ano contou com um número recorde de 95 trabalhos submetidos, em sinal da relevância de uma iniciativa que distingue, desde 2014, a excelência da investigação nacional nas áreas do treino, psicologia e medicina do desporto.
Atualizado em 28/10/2025

Arquivo

Desculpe, não há resultados que correspondam à sua pesquisa.
Tente pesquisar um termo diferente ou use os filtros disponíveis para navegar.
Font Resize