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Dupla titulação | IPVC e Instituto do Paraná

Protocolo foi assinado, ao final da manhã de hoje, em Viana do Castelo e abre caminho à criação de programas de duplo grau. Neste âmbito as duas instituições encontram-se já a trabalhar no duplo diploma entre o Mestrado em Engenharia do Território e do Ambiente, que funciona na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo e o Mestrado em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis do IFPR O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Paraná (IFPR), do Brasil, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a atribuição de duplos diplomas, que reforça a colaboração entre as duas instituições e consolida uma parceria académica iniciada em 2023. O protocolo agora assinado abre caminho à criação de programas de duplo grau como é o caso do trabalho já rem curso entre o mestrado em Engenharia do Território e do Ambiente, que funciona na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo e o mestrado em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis do IFPR, promovendo a partilha de conhecimento científico, a mobilidade académica e o reconhecimento mútuo de qualificações entre Portugal e Brasil. Desde 2023, o IPVC e o IFPR têm vindo a desenvolver uma relação de cooperação ativa, que já resultou em mobilidades de estudantes e docentes, incluindo a deslocação de uma docente de Enfermagem do IPVC que se encontra a realizar doutoramento em regime “sanduíche” no Instituto Federal do Paraná. Este trabalho conjunto consolidou as bases de confiança e entendimento académico que permitiram agora dar um passo mais ambicioso, ou seja, o lançamento de programas de duplo grau entre as duas instituições. Segundo Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Mobilidade e Cooperação Internacional, este acordo “representa mais do que uma parceria académica: é um compromisso com a internacionalização do conhecimento e com a construção de soluções sustentáveis e globais, assentes em áreas estratégicas como o ambiente e o território”. O mestrado em Engenharia do Território e do Ambiente do IPVC é uma aposta estratégica do Politécnico, centrado no planeamento territorial sustentável, gestão de recursos e adaptação às alterações climáticas, temas que se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a missão do IPVC de contribuir para o desenvolvimento equilibrado das regiões. O acordo prevê a criação de comissões conjuntas entre o IPVC e o IFPR para definir os planos de estudo e os mecanismos de equivalência curricular, garantindo que os estudantes possam obter um duplo diploma com reconhecimento em ambos os países. Para além da área ambiental e territorial, as duas instituições estão já a trabalhar num segundo eixo de cooperação, na área da Agronomia, com vista ao desenvolvimento de novos programas de duplo grau, reforçando o intercâmbio técnico e científico entre Portugal e o Brasil. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para Duplos Diplomas decorreu sexta-feira em Viana do Castelo, com a presença do Reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, e da vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, contando ainda com a participação da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín,  e do diretor de relações internacionais do IFPR, Daniel Bussolaro.

“Outubro que alimenta” | Pão, mente e prevenção

Mil pães, mil gestos de cuidado e partilha. O Politécnico de Viana do Castelo assinalou, de forma simbólica, o Dia Mundial do Pão e o Dia Mundial da Alimentação, celebrados a 16 de outubro, e associou a iniciativa ao “Outubro Rosa” e ao Mês da Saúde Mental, numa ação que percorreu todas as Unidades Orgânicas do IPVC. A distribuição dos pães integrou-se no programa RES4ALL+, que promove a saúde mental e o bem-estar da comunidade académica. De Viana do Castelo a Ponte de Lima, de Valença a Melgaço e aos Arcos de Valdevez, colaboradores, docentes e não docentes das seis Escolas, dos Serviços Centrais e dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo receberam ao longo do dia de hoje um pão e uma mensagem que pretende despertar consciências, num gesto simples que fala de fermento, crescimento, união, atenção e partilha. “Um mês que nos enche as mãos e o peito, onde o pão lembra cuidado ao corpo, a pausa devolve ar à mente e o laço rosa acende a promessa de prevenção. Entregamos este pedaço como quem oferece abrigo, quente ainda de forno, a dizer cuida-te por dentro e por fora”, podia ler-se no postal que acompanhava cada pão. Num mês marcado por diferentes efemérides associadas ao bem-estar físico, mental e emocional, esta iniciativa, denominada “outubro que alimenta”, inspirada na simbologia do pão como alimento essencial e símbolo de vida e partilha, procurou lembrar a importância de cuidar do corpo, da mente e do outro. Outubro é o mês em que se celebra a Saúde Mental, se pinta de rosa pela prevenção do cancro e se recorda também a importância da alimentação equilibrada e do gesto que une. O Politécnico de Viana do Castelo juntou tudo isso numa iniciativa que uniu cuidado, tradição e consciência. A distribuição dos pães antecipou ainda o “Pão por Deus”, tradição celebrada a 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, em que crianças batem às portas pedindo pão ou doces. Um hábito que simboliza partilha, generosidade e memória, e que o IPVC reinterpretou como convite à solidariedade e ao cuidado mútuo. “Que cada dentada seja um sim ao presente, cada respiração um lugar seguro, cada gesto uma marca de atenção ao que importa. Leva-o contigo, reparte se fizer sentido, marca tempo para ti, marca também a tua saúde. Corpo nutrido, mente serena, prevenção no horizonte”, lê-se ainda no postal. A iniciativa insere-se no âmbito do projeto RES4ALL+ IPVC, um programa de promoção da saúde mental e bem-estar junto da comunidade IPVC, que pretende criar uma cultura de empatia, equilíbrio e compreensão.

Sem formação CTEAM? Temos cursos para ti!

Politécnico de Viana do Castelo lança novas microcredenciações digitais com bolsa de incentivo destinadas ao público com formação fora da área das CTEAM. O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem abertas candidaturas para novas formações microcredenciadas de curta duração no âmbito do projeto APNOR Digit’ALL, dirigidas a estudantes, docentes e profissionais que pretendam reforçar competências digitais aplicadas ao ensino e ao trabalho. Gratuitas e em regime híbrido ou online, as formações incluem uma bolsa de incentivo de 100 euros para quem concluir com sucesso o percurso. As novas microcredenciações são: MS Excel Regime online Candidaturas até 16 de novembro Formação a decorrer entre novembro e dezembro Inteligência Artificial nas Organizações Regime híbrido Candidaturas até 23 de novembro Formação a decorrer em dezembro Análise de Dados com PowerBI Regime híbrido Candidaturas até 19 de novembro Formação a decorrer entre novembro e dezembro Análise de Dados com Python Regime híbrido Candidaturas até 1 de dezembro Formação a decorrer entre dezembro e janeiro Cibersegurança Regime híbrido Candidaturas até 1 de dezembro Formação a decorrer entre dezembro e janeiro Business Intelligence com novo prazo Regime híbrido Candidaturas até 14 de dezembro Formação a decorrer em janeiro Faça scroll nas imagens e fique a conhecer em mais detalhe cada um das formações propostas. Candidaturas online: https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/pageMais informações: https://www.ipvc.pt/estudar/estudar-no-ipvc/cursos/formacao-continua/

Projetos aprovados com apoio do Norte 2030

Três projetos estratégicos do Politécnico de Viana do Castelo foram aprovados no âmbito do Programa Regional Norte 2030, representando um investimento superior a 3,4 milhões de euros. As iniciativas reforçam a aposta da instituição na investigação aplicada, na transição energética e na internacionalização científica, pilares centrais da sua estratégia de desenvolvimento e inovação. O Centro para a Transição Energética e Telecomunicações do Politécnico de Viana do Castelo, que será construído na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), é um dos projetos aprovados pela CCDR-N no âmbito do Norte 2030. Inserido no projeto 3AS – Ambientes de Aprendizagem Ativa Sustentáveis, o novo centro integra a estratégia de modernização das infraestruturas pedagógicas da instituição, promovendo novos modelos de ensino-aprendizagem baseados na sustentabilidade, digitalização e inovação tecnológica. Aprovado está também o 3IC – Potenciar o Crescimento e Internacionalização da Investigação no IPVC, um projeto centrado na criação de condições estratégicas para o reforço da investigação aplicada e da cooperação científica internacional. O investimento permitirá consolidar o posicionamento do IPVC em redes e consórcios de investigação europeus e apoiar o desenvolvimento de projetos que promovam a internacionalização e a visibilidade da ciência produzida na instituição. Completa o conjunto de aprovações o projeto Manutenção Preditiva de Estruturas em Sistemas de Energia Renovável Offshore (inserido no projeto Maintenance4Sea 4.0), que aposta na investigação e aplicação de soluções tecnológicas avançadas para a monitorização e manutenção de infraestruturas energéticas, num contributo direto para a transição energética e a sustentabilidade ambiental, e está alinhado com a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo. No total, os três projetos representam um investimento global superior a 3,4 milhões de euros, dos quais 2,9 milhões são comparticipados pelo Norte 2030, no âmbito da criação da nova Rede Temática Regional “Valorização do Ensino Superior e do Conhecimento no Norte”, formalizada recentemente em Guimarães, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, sublinha que “estes projetos traduzem o compromisso do IPVC com a inovação e a valorização do conhecimento, promovendo uma ciência aplicada e orientada para os desafios reais das comunidades e das empresas.” “Estamos a investir de forma sustentada na criação de infraestruturas, redes e condições que potenciem a investigação e a transferência de conhecimento. Estes investimentos consolidam o posicionamento do Politécnico de Viana do Castelo como instituição moderna, inovadora e internacionalmente relevante”, afirma o presidente. O Politécnico de Viana do Castelo tem ainda submetidos dois projetos estruturantes adicionais, as Infraestruturas Tecnológicas SUSTEMARE, a construir no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), em Viana do Castelo, e 3AR, a ser edificado na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), em Ponte de Lima, que aguardam aprovação e prometem reforçar a ligação entre investigação científica, sustentabilidade e inovação tecnológica, consolidando a presença do IPVC entre as instituições de ensino superior mais ativas na produção e transferência de conhecimento no Norte do país. O SUSTEMARE responde a uma prioridade assumida na Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte (S3 NORTE 2027), que identificou o binómio Energias Oceânicas / Alto Minho – Viana do Castelo como estratégico. A partir desse enquadramento, o Politécnico de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o apoio de centros de I&D de excelência como o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC) e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), mas também a Universidade do Minho, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Centro de Interface Tecnológico Industrial CiTiN, nascido no seio do IPVC, lançaram as bases para um centro de tecnologia e inovação aplicada às reais necessidades do tecido económico. (mais informações sobre o SUSTEMARE AQUI) Já o 3AR nasce da articulação entre o Politécnico de Viana do Castelo, os municípios de Ponte de Lima e Melgaço, a CIM do Alto Minho, o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e os seus polos regionais, de Vairão e Braga, assim como um vasto leque de empresas, cooperativas, associações de produtores e entidades científicas. (Mais informações sobre o 3AR AQUI).

EPIC | Prémio de Inovação Pedagógica

Reconhecer, valorizar e divulgar práticas inspiradoras de ensino é o objetivo do novo Prémio de Inovação Pedagógica, lançado pelo Politécnico de Viana do Castelo no âmbito do Consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação. A iniciativa pretende distinguir docentes que, durante o ano letivo 2024/2025, se destaquem pela implementação de metodologias inovadoras e transformadoras no ensino superior. Numa época em que o ensino superior enfrenta desafios crescentes, o Prémio de Inovação Pedagógica surge como uma oportunidade para valorizar o papel dos docentes enquanto agentes de mudança educativa, capazes de promover experiências de aprendizagem dinâmicas, criativas e socialmente relevantes. Desenvolvida no âmbito do Consórcio EPIC, esta iniciativa reconhece práticas pedagógicas que reflitam novas formas de ensinar e aprender, alinhadas com os quatro percursos de transformação pedagógica do modelo EPIC: +Digital – transformação digital das experiências de ensino e aprendizagem; +Estudante – integração dos estudantes na cocriação das atividades letivas e promoção do sucesso académico; +Rede – desenvolvimento de experiências educativas em articulação com a sociedade e o território; +Plural – reforço da acessibilidade e inclusão através do desenho universal da aprendizagem. O prémio principal tem o valor de 1.500 euros, sendo ainda atribuídas duas menções honrosas no valor de 500 euros cada. As candidaturas decorrem até 25 de novembro e deverá ser feita na ON . IPVC. Consulte os critérios de avaliação e o regulamento em Despacho-IPVC-P-95/2025 Prémio de Inovação Pedagógica do Consórcio EPIC. Para a pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, Ana Teresa Oliveira, “este prémio representa o reconhecimento institucional do valor da docência e do impacto que a inovação tem na aprendizagem dos nossos estudantes. É também uma forma de incentivar a partilha de boas práticas e de afirmar o IPVC como instituição de referência na transformação educativa”.
Atualizado em 11/11/2025

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