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Lista de notícias

IPVC reforça posição em ranking mundial

O Politécnico de Viana do Castelo volta a destacar-se no Times Higher Education World University Rankings 2026, com subidas significativas nos pilares da internacionalização e da ligação à indústria e à comunidade. A instituição destaca-se pelo progresso em quatro dos cinco parâmetros avaliados, consolidando o seu posicionamento entre as melhores instituições de ensino superior a nível mundial. A presença no Times Higher Education World University Rankings (THE WUR) pelo terceiro ano consecutivo confirma o crescimento sustentado do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a relevância da sua estratégia institucional. A edição de 2026, que avaliou mais de 2.100 instituições de 115 países, reconhece a evolução da instituição nos pilares de Ensino, Ambiente de Investigação, Perspetiva Internacional e Ligação à Indústria, mantendo um desempenho estável em Qualidade da Investigação. A subida mais acentuada verificou-se nos domínios da internacionalização e da relação com a indústria, refletindo a aposta contínua do IPVC na cooperação global e no fortalecimento da ligação ao tecido empresarial regional. Projetos como a Universidade Europeia SUNRISE e a colaboração com empresas e instituições parceiras, assim como a criação de centros de Valorização e Transferência de Tecnologias (SUSTEMARE, que será construído na ESTG-IPVC, em Viana do Castelo, e o 3AR, que será criado na ESA-IPVC, em Ponte de Lima) são exemplos concretos de uma estratégia que aproxima o conhecimento da sociedade. Para Carlos Rodrigues, presidente do Politécnico de Viana do Castelo, “estes resultados confirmam que o Politécnico de Viana do Castelo está no caminho certo. Estamos a crescer de forma consistente, apostando numa formação internacional e aplicada, próxima das empresas, das pessoas e dos desafios do futuro. Este reconhecimento reforça o valor do trabalho que temos vindo a desenvolver e a importância de continuarmos a investir em talento e em inovação”. O Times Higher Education World University Rankings é uma das mais prestigiadas classificações internacionais e avalia as instituições de ensino superior com base em cinco grandes pilares: Ensino (Teaching) – qualidade da aprendizagem e ambiente académico; Ambiente de Investigação (Research Environment) – reputação e produtividade científica; Qualidade da Investigação (Research Quality) – impacto e excelência científica; Perspetiva Internacional (International Outlook) – mobilidade e colaboração global; Ligação à Indústria (Industry) – rendimento, inovação e impacto económico. Em 2026, 16 instituições portuguesas integram este ranking mundial, e o Politécnico de Viana do Castelo mantém-se entre as que melhor representam o ensino superior nacional, evidenciando a sua capacidade de competir num contexto nacional e internacional cada vez mais exigente.

Desporto: IPVC conquista 1º lugar do pódio

O Politécnico de Viana do Castelo conquistou o 1.º lugar dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol 2024/25, na categoria de Psicologia e Pedagogia do Desporto. A distinção, promovida pelo Comité Olímpico de Portugal, refere-se ao artigo “Improving Motor Competence of Children: The ‘Super Quinas’ Intervention Program in Portuguese Primary Schools”, liderado por Luís Paulo Rodrigues, docente e pró-presidente para as áreas da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia do Politécnico de Viana do Castelo, e investigador da unidade SPRINT – Centro de Investigação e Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde. O artigo premiado, publicado no Journal of Physical Activity and Health (Volume 22, 2025), descreve e avalia os resultados do programa Super Quinas, uma intervenção nacional desenvolvida pela Federação Portuguesa de Futebol, que procurou promover o desenvolvimento da competência motora de crianças entre os 6 e os 10 anos. O programa incluiu uma hora semanal de atividade física estruturada em escolas primárias portuguesas, com orientação de professores de Educação Física, durante 12 semanas. Participaram na investigação 39 escolas de todo o país, com um total de 1.034 crianças, das quais 77,7 % completaram o programa. Os resultados demonstraram uma “melhoria geral significativa” em todas as dimensões da competência motora, com destaque para as subescalas de locomoção, manipulação e estabilidade, demonstrando o impacto positivo da prática física estruturada no desenvolvimento da competência motora em crianças em idade escolar. Luís Paulo Rodrigues, autor do artigo, escrito em coautoria com outros investigadores, e pró-presidente do IPVC, explica que “o prémio é o reconhecimento de um trabalho coletivo e interdisciplinar, que coloca o Politécnico de Viana do Castelo e o SPRINT – Centro de Investigação e Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde entre os protagonistas da investigação aplicada às ciências do desporto em Portugal”. O pró-presidente do IPVC para as áreas da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia diz ainda que a investigação feita tem “uma dimensão social muito clara: queremos que o conhecimento científico produza impacto real nas escolas, nas comunidades e na formação das futuras gerações.” O estudo premiado resulta de um trabalho colaborativo que envolveu 20 investigadores (autor: Luís Paulo Rodrigues e coautores: Cristiana Mercê, Pedro Tiago Esteves, Vanda Correia, João Serrano, Rui Mendes e Vânia Loureiro – investigadores do SPRINT, juntamente com Rita Cordovil, Júlio A. Costa, André Seabra, José Guilherme, Susana Vale, Carlos Luz, Fábio Flores, Maria João Lagoa, Gabriela Almeida, Vítor P. Lopes, Sara Santos, Rui Matos e Carlos Neto) e as suas equipas, pertencentes a 15 instituições de ensino superior (dez politécnicos e cinco universidades) e quatro unidades de investigação nacionais (SPRINT, CIDESD, CIPER e CHRC), em articulação com a Portuguese Football School e a Federação Portuguesa de Futebol. A cerimónia de entrega dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol decorreu no final da semana passada, em Aveiro, e contou com a presença do presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, e do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias. A edição deste ano contou com um número recorde de 95 trabalhos submetidos, em sinal da relevância de uma iniciativa que distingue, desde 2014, a excelência da investigação nacional nas áreas do treino, psicologia e medicina do desporto.

Candidaturas até 14 de outubro

Ano letivo 2025/26 | A segunda fase de candidaturas decorre até 14 e outubro. O Ano Zero | IPVC destina-se a estudantes que concluíram ou frequentaram o 12.º ano e tem como objetivo reforçar competências e conhecimentos, promovendo uma melhor preparação para a transição para o Ensino Superior. Trata-se de um programa de caráter formativo que não substitui a candidatura para ingresso nesse nível de ensino. O Ano Zero pode ser particularmente indicado para: Estudantes que não conseguiram entrar no curso pretendido; Estudantes que ainda têm dúvidas na escolha do curso; Estudantes que não concluíram o 12.º ano ou não realizaram exames nacionais (nota: a realização do Ano Zero não substitui nem prepara especificamente para os exames nacionais); Estudantes internacionais que pretendam reforçar os seus conhecimentos em Língua Portuguesa e em áreas disciplinares específicas, facilitando o ingresso em cursos do Ensino Superior. Estrutura e duração O programa tem a duração de dois semestres, num total de 40 semanas. A carga semanal é de cerca de 10 horas, correspondendo a 15 ECTS por semestre (podendo variar entre o mínimo de 13 e o máximo de 18 ECTS). Integração académica Para além das unidades curriculares, os estudantes têm a oportunidade de se integrar plenamente no ambiente académico do Ensino Superior, com acesso às infraestruturas do campus e participação em atividades científicas e culturais promovidas pelo Politécnico de Viana do Castelo. Consulte AQUI todas as informações sobre o Ano Zero | IPVC 2025/26, nomeadamente calendário e vagas. Candidaturas em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page.
Atualizado em 17/10/2025

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