Skip to main content

Lista de notícias

Formação online com candidaturas até 24 de agosto

A Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) tem a decorrer ao próximo dia 24, a 2.ª fase de candidaturas à nova pós-graduação em Direito, Desporto e ESG. A formação arranca no início do próximo ano letivo e pretende responder às exigências emergentes do setor desportivo, através de uma abordagem multidisciplinar centrada na ética, sustentabilidade e governança. Dirigida a profissionais que pretendem aprofundar os seus conhecimentos nas áreas do direito desportivo e das práticas sustentáveis em contexto nacional e internacional, esta nova pós-graduação integra conteúdos jurídicos especializados com os princípios de Sustentabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança (ESG), alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A estrutura curricular foi desenvolvida para articular teoria e prática, sendo lecionada em regime B-Learning, com sessões teóricas online e webinars interativos, garantindo acessibilidade e flexibilidade aos formandos. Entre os temas abordados estão: Legislação desportiva nacional e internacional Governança ética e responsabilidade social no desporto Inclusão e igualdade de género nas organizações desportivas Gestão sustentável de eventos e infraestruturas desportivas O curso insere-se na estratégia da ESDL-IPVC de promover formação especializada com impacto direto no setor, contribuindo para uma prática desportiva mais ética, inclusiva e sustentável. Os candidatos que concluírem com sucesso a formação dentro do prazo previsto terão acesso a uma bolsa de incentivo PRR-BDA, correspondente à totalidade do valor da propina. Mais informações AQUI e candidaturas online em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page

IPVC recebe Selo Estudante-Atleta

O Politécnico de Viana do Castelo foi distinguido com o Selo Estudante-Atleta 2025-2027, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A distinção reconhece a qualidade das políticas implementadas pela instituição no apoio à conciliação entre desempenho académico e atividade desportiva dos seus estudantes. Com esta distinção, o Politécnico de Viana do Castelo junta-se ao grupo restrito de instituições de ensino superior distinguidas com este selo e que promovem de forma efetiva a conciliação entre a carreira desportiva e o percurso académico, criando condições para o desenvolvimento pleno dos seus estudantes-atletas. A candidatura apresentada obteve uma avaliação final de 82 pontos, superando os 70 exigidos, resultado de um trabalho estratégico que cruza acompanhamento pedagógico, estruturas desportivas, incentivos e metodologias de apoio efetivo a quem representa a instituição em competições nacionais e internacionais. O IPVC foi uma das duas instituições de ensino superiores a receber pela primeira vez esta distinção que arrancou em 2022 e acontece pela terceira vez. “Esta distinção valida a nossa visão sobre o papel do desporto na formação integral dos estudantes. O Politécnico de Viana do Castelo continuará a apostar numa política desportiva forte e inclusiva, que garanta oportunidades, reconhecimento e condições para que os estudantes possam alcançar o seu melhor dentro e fora das salas de aula”, sublinha Carlos Rodrigues, presidente do Politécnico de Viana do Castelo. Entre as medidas que contribuíram para a atribuição do selo destaca-se a existência de um regulamento próprio para estudantes-atletas, de mecanismos de flexibilização pedagógica e curricular ou de parcerias com entidades desportivas e estruturas adequadas para treinos e competições, com o Centro Desportivo do IPVC ou o Gabinete de Saúde e Bem-Estar. Mais de 60% dos estudantes-atletas representam a instituição O Politécnico de Viana do Castelo conta com 107 estudantes que participaram em competições em nome do IPVC, sendo que desses, 44 beneficiaram do Estatuto de Estudante-Atleta e 27 representaram oficialmente o IPVC em competições, o que significa que mais de 60% dos estudantes-atletas da instituição competem em representação do IPVC. Cerimónia de entrega decorre a 30 de setembro A entrega oficial de entrega do Selo Estudante-Atleta irá decorrer a 30 de setembro, em Matosinhos, no âmbito da Semana Europeia do Desporto. A distinção é válida por dois anos, até final do ano letivo 2026/27, e pretende incentivar a criação de ambientes académicos mais inclusivos e flexíveis para os estudantes-atletas, valorizando o desporto como uma componente fundamental da educação superior.

Foco na sustentabilidade e inovação

A 21.ª edição regional do Poliempreende premiou o projeto H2Optimize SmartFlow Meter, um contador inteligente de água que monitoriza consumos, deteta fugas e atua automaticamente. A iniciativa, promovida pelo Politécnico de Viana do Castelo, voltou a destacar-se como plataforma de inovação, criatividade e empreendedorismo de base tecnológica. Combater o desperdício de água com recurso a tecnologia inteligente. Foi esse o objetivo do projeto H2Optimize SmartFlow Meter, vencedor da 21.ª edição do concurso regional Poliempreende, promovido pelo Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). A proposta consiste num contador digital que, além de medir o consumo, identifica fugas e ativa de imediato mecanismos de bloqueio, notificando os utilizadores e permitindo poupança real de recursos. A apresentação dos projetos decorreu na última semana, no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo. A iniciativa integra este ano o projeto E3+ – Emprego e Empreendedorismo no Ensino Superior, financiado pelo COMPETE2030 e cofinanciado pela União Europeia. Este projeto tem como objetivo reforçar a capacitação de estudantes e docentes para a criação do próprio emprego em áreas de base tecnológica. Em segundo lugar foi distinguido o Amostrador Inteligente, uma solução para recolha de amostras de água em contexto laboratorial, e o terceiro prémio foi atribuído ao projeto Neptalis, sistema de monitorização e otimização do consumo de água em habitações, empresas e unidades industriais. Participaram ainda nesta 21.ª edição do Poliempreende, com apresentação pública diante de um grupo de jurados, os projetos as ideias SalvuS – Cuidador Digital, Lumière e QRP – Sabores do Bísaro, demonstrando a diversidade de soluções empreendedoras com potencial de aplicação prática em setores como a saúde, ambiente, alimentação e tecnologia. Para a coordenadora do Poliempreende no IPVC, a docente Sónia Carvalho, esta iniciativa “continua a provar a capacidade criativa, crítica e empreendedora dos estudantes e docentes envolvidos”. A docente destaca ainda o impacto positivo da iniciativa, ao “desafiar a comunidade académica a responder com soluções inovadoras a problemas concretos da sociedade”. O Poliempreende define-se como um verdadeiro laboratório de inovação e um estímulo à criação de valor e à transferência de conhecimento para o tecido empresarial e social.
Atualizado em 08/08/2025

Arquivo

Desculpe, não há resultados que correspondam à sua pesquisa.
Tente pesquisar um termo diferente ou use os filtros disponíveis para navegar.