Skip to main content

Descomplicar o digital: formações para não CTEAM

Data de publicação

12/05/2025

Estão abertas as candidaturas para três formações microcredenciadas do Politécnico de Viana do Castelo, com início ainda em maio e bolsas de incentivo no valor de 100 euros. Dirigidas a estudantes, professores e profissionais com formação em áreas não CTEAM, as ações focam-se em competências digitais aplicadas ao ensino e ao trabalho — Inteligência Artificial no Ensino, Programação Visual para Professores e Microsoft Excel.

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) avança com três formações microcredenciadas gratuitas com o objetivo de reforçar a literacia digital de estudantes, docentes e profissionais fora das áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Todas as formações incluem bolsa de incentivo no valor de 100 euros para participantes que concluam com sucesso.

As ações são promovidas em regime pós-laboral e atribuem créditos ECTS, permitindo que os formandos valorizem o seu percurso académico e profissional através de novas competências digitais com aplicação direta na sala de aula ou em contexto de trabalho.

Três formações com impacto direto

Inteligência Artificial no Ensino
Capacita os participantes para integrar ferramentas e técnicas de IA em contextos educativos, com abordagem crítica aos desafios éticos e pedagógicos da IA generativa. Decorre entre 30 de maio e 8 de julho.

Programação Visual para Professores
Utiliza a ferramenta Scratch para desenvolver o pensamento computacional e criar recursos interativos para diferentes disciplinas. Promove uma aprendizagem ativa e baseada em projetos. Também decorre entre 30 de maio e 8 de julho.

Microsoft Excel
Forma os participantes no uso eficaz e autónomo de folhas de cálculo, desde a apresentação de dados à análise com funções avançadas e gráficos. Com início a 28 de maio, estende-se até 30 de junho, com sessões presenciais em horário pós-laboral. A formação confere 2 créditos ECTS.

As candidaturas estão abertas até sexta-feira, 16 de maio, e destinam-se a maiores de 18 anos com formação de base em áreas não CTEAM — sejam estudantes do IPVC ou de outras instituições, docentes ou profissionais externos.

Estas formações inserem-se no eixo “Start Digital” do projeto APNOR Digit’ALL, que aposta numa transformação real da forma como se aprende e ensina, tornando o digital acessível a todos os perfis.

Mais informações e candidaturas AQUI.

Atualizado em 14/05/2025