Semana UBUNTU | 22 a 26 de maio
Data de publicação

O IPVC realiza de 22 a 26 de maio a 4.ª Semana UBUNTU, destinada a colaboradores/as da academia.
O IPVC está a organizar a 4.ª Semana UBUNTU, destinada a colaboradores/as e as inscrições já estão abertas para todos os que queiram fazer a diferença, integrando esta Academia de Líderes!
Como é feita a inscrição?
A inscrição deverá ser efetuada através deste formulário.
O que esperar desta Semana?
Durante a Semana Ubuntu, há uma partilha contínua baseada no desenvolvimento de cinco pilares centrais – autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço – e também na promoção da ética do cuidado, da construção de pontes e da liderança servidora. Os participantes poderão contar com dias recheados de dinâmicas coletivas e individuais, tais como: jogos, visualização de filmes, testemunhos da vida real, momentos de debate e reflexão!
A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida.
Este projeto convida a uma viagem interior que desafia a forma como cada um se vê e se relaciona com os outros, tornando-se capaz de, como dizia Gandhi, lutar pela mudança que quer ver no mundo. Ambiciona formar líderes servidores capazes de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação construindo pontes, promovendo sempre a dignidade humana.
A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto que valoriza a contribuição de cada um, acolhe a riqueza da diversidade, reconhece e respeita o valor de cada nova perspetiva e deixa-se inspirar pelo exemplo de outros. Reconhecendo o desejo partilhado de construir um mundo melhor, fortalece-se a esperança e a motivação para assumir a responsabilidade na transformação das realidades onde cada um se sente chamado a intervir.