Projeto da ESA IPVC

02/10/2020

vence prémio regional do Poliempreende

A edição deste ano do concurso regional Poliempreende premiou o projeto de uma aluna do curso de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária do IPVC. Catarina Rocha apresentou o DELICALM, um projeto de comercialização de biscoitos calmantes naturais para cães e gatos, que têm na sua composição duas plantas: a camomila e raiz de valeriana. Um produto que poderá vir a completar uma lacuna no mercado de biscoitos funcionais naturais e despertar o interesse dos tutores para a existência desta alternativa mais saudável.

Os biscoitos Delicalm diferenciam-se, segundo Catarina Rocha, "pela sua composição natural e sem cereais. A Delicalm poderá vir a completar uma lacuna no mercado de biscoitos funcionais naturais e despertar o interesse dos tutores para a existência desta alternativa mais saudável". A ideia surgiu no âmbito e realizou o Plano de Negócios no âmbito da unidade curricular de "Gestão de Empresas". Reconhecida a necessidade crescente de administração de calmantes a animais muito stressados em situações como viagens de carro, idas ao veterinário, passeios, ou mesmo patologias comportamentais, Catarina Rocha constatou que os calmantes atualmente utilizados pelos tutores são medicamentosos e causam habituação. "Este produto surgiu para criar uma alternativa às substâncias medicamentosas, de forma a não causar habituação ao animal nem ser tóxica. O stress nos animais pode ser causado por diversos fatores, por vezes difíceis de contrariar, mas que são a causa de muitas doenças. Então o objetivo desta marca é utilizar biscoitos funcionais de modo a trazer bem-estar aos animais e consequentemente aos seus tutores?. Quanto aos produtos presentes no mercado, os biscoitos Delicalm diferenciam-se pela sua composição natural e sem cereais. A Delicalm, espera Catarina Rocha, ?poderá vir completar uma lacuna no mercado de biscoitos funcionais naturais e despertar o interesse dos tutores para a existência desta alternativa mais saudável?.

O produto que tem na sua composição duas plantas, a camomila e a raiz de valeriana, com reconhecidos e comprovados efeitos calmantes, foi já testado em animais e com resultados muito positivos.

Os biscoitos, com sabores apreciados pelos animais, são produzidos na versão para cão e para gato, respetivamente DELICALM Dog e DELICALM Cat.

Em segundo lugar, neste concurso regional do Poliempreende, ficou o projeto que contemplava o desenvolvimento de um ventilador mecânico a utilizar em situações de emergência. O objetivo era o de dar resposta ao rápido e exponencial crescimento dos casos de COVID-19, tendo como consequência a sobrelotação dos hospitais com a criação de equipamento de baixo custo e de produção rápida.

O terceiro classificado foi o projeto Old but Gold, uma ideia de negócio que consiste na criação de novas utilidades, peças artísticas e produtos, que na sua composição tenham uma elevada percentagem de matéria-prima provenientes de objetos e produtos em final de ciclo de vida, promovendo a sua reutilização, reconversão, valorização e ?upcycling?, ou seja, recriutilização, ou reutilização criativa.

Este ano o Poliempreende, e devido à pandemia, decorreu em formato on-line, tendo o júri, constituído pelos representantes da Caixa Agrícola, da BIC Innovation e da Incubo, avaliado os projetos a concurso no passado dia 16 de setembro. Para além dos prémios monetários (os valores do 1º, 2º e 3º Prémios Regionais são, respetivamente, 2000 (dois mil), 1500 (mil e quinhentos) e 1000 (mil) euros), os vencedores podem ainda usufruir de Prémios Complementares Regionais, nomeadamente a incubação das empresas.

Atualizado em 18/01/2021