Início / Marketing e Comunicação Empresarial
Apresentação
O curso propõe uma perspetiva holística, estratégica e operacional do Marketing e da Comunicação Empresarial.
O Marketing é essencial para desenvolver soluções sustentáveis e criar valor inquestionável com e para todos os stakeholders: clientes, funcionários, fornecedores, investidores e comunidade em geral.
A Comunicação Empresarial é necessária para desenvolver e manter relacionamentos com todos estes grupos de interesse.
É um curso moderno que tenta responder aos grandes desafios e tendências da atualidade: mudanças tecnológicas aceleradas, novos paradigmas de comunicação e interação, empreendedorismo, ética, responsabilidade social e sustentabilidade.
Comissão de curso
Acesso
Objetivos
Perfil do diplomado
Os licenciados em Marketing e Comunicação Empresarial estarão preparados para desenvolver a sua carreira profissional a nível nacional e internacional, nos sectores tradicionais da indústria, retalho, consultadoria ou publicidade, e também nos sectores emergentes dos serviços e organizações sem fins lucrativos. Serão potenciais quadros médios e superiores, gestores e diretores, assumindo responsabilidades nas áreas de marketing, gestão e desenvolvimento de novos produtos, marca, clientes, comunicação, publicidade, relações públicas, marketing direto, vendas, merchandising e de pesquisa de marketing.
Saídas Profissionais
Plano de estudos
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Organização de Empresas | OLM | S1 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Inglês I | ADH | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Tecnologia de Informação e Comunicação | EIM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Matemática | MAT | S1 | TP:80.00 | O:6.00 | 6.50 | Consultar |
Princípios de Marketing | OLM | S1 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Direito Aplicado ao Marketing | CPS | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Gestão do Produto e do Preço | OLM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Sociologia do Consumo | CPS | S2 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Métodos Quantitativos I | MAT | S2 | TP:64.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Inglês II | ADH | S2 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Economia | EFC | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Tecnologia de Desenho e Produção Gráfica | EIM | S2 | TP:64.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Comunicação Integrada de Marketing | OLM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Métodos Quantitativos II | MAT | S1 | TP:64.00 | O:6.00 | 6.00 | Consultar |
Princípios de Contabilidade | EFC | S1 | TP:64.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Serviços de Marketing Relacional | OLM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Comportamento de Compra | OLM | S1 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Comunicação Publicitária | OLM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Web Marketing e Comércio Eletrónico | EIM | S2 | TP:48.00 | S:8.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Laboratório de Comunicação Multimédia | EIM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Pesquisa de Mercado | OLM | S2 | TP:64.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Marketing Industrial | OLM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Gestão da Marca | OLM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Gestão de Projetos e Operações | OLM | S2 | TP:64.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.50 | Consultar |
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Projeto Final | OLM | A | TP:144.00 | S:4.00 | O:8.00 | 14.00 | Consultar |
Distribuição e Gestão de Vendas | OLM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Estratégia e Competitividade | OLM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Princípios de Finanças Empresariais | EFC | S1 | TP:56.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Inovação e Empreendedorismo | OLM | S1 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Sistemas de Informação de Marketing | EIM | S1 | TP:48.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Marketing Internacional | OLM | S2 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Marketing Social e Não Lucrativo | OLM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 4.50 | Consultar |
Análise de Projetos de Investimento | EFC | S2 | TP:56.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Relações Públicas e Assessoria de Imprensa | OLM | S2 | TP:48.00 | S:4.00 | O:6.00 | 5.00 | Consultar |
Ética e Responsabilidade Social | CPS | S2 | TP:48.00 | O:6.00 | 4.00 | Consultar |
Empregabilidade
Parcerias e estágios
Outras informações
ATELIER LONAR
Ana Cerqueira
Carolina Azevedo
Gustavo Meireles
Luciana Silva
Sara Costa
BIOSCANNER
Ana Sofia Garcia
Flávia Silva
Margarida Ribeiro
Pedro Silva
Projetos
O curso está envolvido em dois projetos pedagógicos: Projeto Integrado e Poliempreende.
No que concerne ao Projeto Integrado - Leaders for the Future é um projeto que é parte integrante e obrigatória da formação ministrada em algumas unidades curriculares (UC) da licenciatura de Marketing e Comunicação Empresarial e cujos principais objetivos pedagógicos a atingir são:
Com este projeto os alunos desenvolvem ainda metodologias de trabalho próximas das que são utilizadas em ambiente de trabalho, bem como poderão, em caso de efetivação do projeto, contribuir para a promoção e valorização do Alto Minho e do desenvolvimento económico da região.
O Poliempreende é uma atividade da rede de instituições de ensino superior (Institutos Politécnicos, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades), que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados, fomentando uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes, estimulando o empreendedorismo e proporcionando saídas profissionais através da criação do próprio emprego.
Nos últimos anos, os alunos do curso de Marketing e Comunicação Empresarial têm sido presença habitual, tendo inclusive sido premiados.
“Foi no momento em que percebi que a ESCE me permitiria desenvolver um projeto de empreendedorismo que soube que estava a candidatar-me à instituição certa para o meu futuro. Hoje, apesar de trabalhar numa multinacional, tenho a oportunidade de aplicar tudo o que aprendi ao longo da licenciatura, principalmente o que desenvolvi na elaboração de um plano de negócio e que se aplica à realização de estratégias para lançamentos de produtos e marcas. A ESCE permitiu-me, acima de tudo, ter uma visão holística sobre o mundo empresarial, orientando o meu foco para o retorno do investimento das minhas ações.”
Accreditation and Registration
Accreditation in 2018, for one year | Vacancy Limit: 35
Initial Registration: R/A-Ef 3333/2011 of 18/03/2011
Amendment Registration:
R/A-Ef 3333/2011/AL01 of 23/02/2017 | R/A-Ef 3333/2011/AL02 of 10/08/2020
More information from the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education-A3ES: Marketing and Business Communication | A3ES
General Information
180 ECTS | 6 Semesters | CNAEF 342 Marketing and Advertising | Code: 9664
Qualification: Bachelor’s Degree
Estes cookies são necessários para o funcionamento da Plataforma e não se podem desativar nos nossos sistemas. Este tipo de cookies inclui apenas funcionalidades básicas, sendo que, estes não armazenam qualquer informação pessoal.
Estes cookies permitem que o portal forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.