26 de novembro | Criar valor através da inovação
Data de publicação

O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) promovem no dia 26 de novembro, às 14h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa reúne especialistas, líderes institucionais e empresas para discutir como a inovação, a transferência de conhecimento e as tecnologias emergentes podem reforçar a competitividade do tecido empresarial do Alto Minho.
O seminário integra o ciclo de iniciativas do projeto PAT.Tech II – Potenciar, Aproximar e Transferir Tecnologia e Conhecimento Científico, financiado pelo Compete 2030, e tem como objetivo aproximar a investigação aplicada das necessidades reais das empresas, promovendo a ligação entre ciência, inovação e mercado.
A sessão de abertura contará com as intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, e do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, sublinhando a importância estratégica da inovação para o desenvolvimento económico e para a competitividade regional. Segue-se a apresentação do ecossistema regional de apoio à I&D, pelo pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia, Luís Paulo Rodrigues.
O encontro propõe uma reflexão prática e orientada para resultados, destacando tecnologias desenvolvidas pelo Politécnico de Viana do Castelo e pelo CiTin, assim como casos de sucesso em colaboração com empresas. O seminário inclui a mesa-redonda “A inovação como motor do sucesso empresarial – uma perspetiva prática”, que irá reunir a presidente do Programa Compete 2030, Alexandra Vilela, representantes das empresas MA Automotive Portugal S.A., Hydrumedical S.A. & Bioceramed S.A., o diretor-geral do CiTin, Sérgio Lopes, e a diretora da unidade de investigação CISAS-IPVC, Manuela Vaz Velho.
Luís Paulo Rodrigues, pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, defende que aproximar ciência e indústria é um desígnio estratégico para a região. “É fundamental criar um ecossistema de inovação robusto no Alto Minho que, através de atividades de investigação fundamental e aplicada, seja capaz de desenvolver novo conhecimento e produzir inovações com valor efetivo para as empresas. Só assim conseguiremos reforçar a competitividade dos diversos setores económicos, à escala nacional e internacional.”
Desta forma, pode afirmar-se que o seminário pretende promover a partilha de conhecimento, gerar novas oportunidades de colaboração e contribuir para que as empresas do Alto Minho possam incorporar tecnologia, diferenciar-se no mercado e transformar a inovação em valor económico e social.
Inscrições