IPVC promove empregabilidade na ESDL e na ESCE
Data de publicação

Nos dias 5 e 7 de maio, o Politécnico de Viana do Castelo organiza duas Feiras de Emprego, respetivamente na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC) e na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), promovendo a ligação entre estudantes e empresas, e reforçando competências essenciais para a integração no mercado de trabalho.
O Politécnico de Viana do Castelo volta a colocar a empregabilidade no centro da agenda académica com a realização de duas novas edições da Feira de Emprego INICIA. A 5 de maio, a iniciativa decorre na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), em Melgaço, e a 7 de maio, será a vez da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), em Valença, acolher o evento.
Estas ações visam promover a aproximação entre o meio académico e o tecido empresarial, permitindo aos estudantes contactar diretamente com entidades empregadoras, explorar oportunidades de estágio ou emprego e participar em workshops orientados para o desenvolvimento de competências práticas.
Na ESDL, a programação arranca com um painel de debate sobre o “Mercado de Trabalho em Desporto e Lazer”, com a participação de profissionais nas áreas do fitness, desporto aventura e clubes de futebol. Segue-se uma mesa redonda com alumni da escola, que partilharão percursos profissionais em diferentes setores. A tarde será dedicada à empregabilidade, com workshops sobre LinkedIn e networking, e sobre empreendedorismo e desenvolvimento de ideias de negócio, com a presença de representantes da CEVAL e da AEP.
Já na ESCE-IPVC, o foco recai na elaboração de CV, na simulação de entrevistas e no uso do LinkedIn como ferramenta de posicionamento profissional, com sessões dinamizadas por especialistas como Pedro Caramez, Catarina Temporão e Lúcia Pereira (Borgwarner). Durante o dia, estarão ainda disponíveis stands de empresas e entidades empregadoras.
Em Valença, realiza-se ainda no mesmo dia a iniciativa Emprego à Mesa, especialmente orientada para finalistas, com a presença de Paulo Bessa (Banco Best), sessões de pitch com empresas e um jantar de networking.
Com estas iniciativas, o IPVC reforça a sua estratégia de valorização da empregabilidade, promovendo a formação integral dos seus estudantes e o desenvolvimento de competências alinhadas com as exigências reais do mercado de trabalho e com a coesão do tecido económico regional.
Programa completo da ESDL-IPVC
Programa Completo da ESCE-IPVC
Emprego à mesa