Projeto nº POCI-02-0550-FEDER-040607
Designação do projeto: Plataforma open-source de serviços de apoio aos estudantes do ensino superior
Acrónimo: SASocial
Apoio no âmbito: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública
Objetivo Principal Desenvolver plataforma em software open-source que permitirá revolucionar a forma como é gerida a relação com os estudantes
Região de Intervenção | Região Norte e Centro
Entidade beneficiária| SAS do Politécnico de Viana do Castelo, SAS do Politécnico de Leiria
Data de aprovação | 19-03-2019
Data de início | 01/04/2019
Data de conclusão | 31/03/2021
Custo total elegível | 842.565,60 €
Apoio financeiro da União Europeia | 716.180,77 €
Apoio financeiro público nacional/regional | 126.384,83 €
Síntese do Projeto, Objetivos, Atividade e Resultados Esperados/Atingidos:
É OBJETIVO DO CONSÓRCIO DESENVOLVER UM PROJETO INOVADOR A NÍVEL INTERNACIONAL, ENQUADRADO NUMA ESTRATÉGIA NACIONAL DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA OS SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL INTEGRADOS NO CONSELHO COORDENADOR DOS INSTITUTOS POLITÉCNICOS, TENDO POR BASE O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EM OPEN-SOURCE QUE PERMITIRÁ REVOLUCIONAR, NÃO SÓ A FORMA COMO É GERIDA A RELAÇÃO COM OS ALUNOS AO NÍVEL DO APOIO SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR, MAS TAMBÉM INTRODUZIR UMA NOVA ABORDAGEM À CRIAÇÃO E GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
ATIVIDADE 1 – FRAMEWORK DE SASOCIAL Os objetivos da plataforma de serviços básicos e interoperabilidade centram-se fundamentalmente na digitalização de processos, existentes e a serem criados. Com a digitalização estes processos tornam-se menos burocráticos, mais céleres e com maior facilidade de acesso à informação por parte dos interessados.
ATIVIDADE 2 – PLATAFORMA DE GESTÃO DE ALOJAMENTO O objetivo desta plataforma consiste em desmaterializar o processo de candidatura a alojamento tendo em vista fomentar o acesso às residências, quer no conceito tradicional de estudante alojado por um período de tempo coincidente com o ano lécito, quer em curtos períodos de tempo, com clientes menos tradicionais (docentes, alunos de outras instituições, clientes externos, etc.).
ATIVIDADE 3 – PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL Com a implementação desta plataforma os SAS pretendem que a informação esteja disponível para todos os clientes e potenciais clientes de uma forma tratada e personalizada. É objetivo desta plataforma potenciar a utilização dos serviços disponibilizados pelos SAS e que nenhum cliente seja privado de usufruir dos serviços por falta de informação. A plataforma de comunicação digital, de uma forma inovadora, com suporte para inúmeras plataformas digitais, pretende ser um meio privilegiado para a difusão de toda a informação dos SAS de interesse para a comunidade interna e externa.
ATIVIDADE 4 – MARKETING E COMUNICAÇÃO A existência de uma atividade no projeto destinada à operacionalização da comunicação resulta do carater estratégico da operação e da necessidade de consciencializar todos os intervenientes dos seus benefícios.
ATIVIDADE 5 – GESTÃO DE PROJETO Assegurar o cumprimento dos objetivos definidos na candidatura e a capacidade para responder de forma eficaz aos condicionalismos que irão surgir com a execução da operação, assim como o alinhamento entre os interesses de todos os parceiros.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.