Início / Educação Artística
Presentation
(Português)
O Mestrado em Educação Artística é um Ciclo de Estudos profissionalizante, organizado de acordo com os princípios decorrentes da Declaração de Bolonha.
Este mestrado tem como finalidades promover o aperfeiçoamento/aprofundamento e investigação de competências técnico-profissionais para uma educação artística integradora, que fomentem uma prática profissional inovadora e de maior qualidade, através da abordagem de temas específicos sobre os fundamentos epistemológicos e condições histórico culturais da produção artística e da educação estética, em diversos contextos e formas de manifestação.
Este Mestrado é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente nos termos do artigo 54º do ECD.
Brochura Educação Artística
Course comisssion
Access
(Português)
Em casos devidamente justificados, poderão candidatar-se ainda:
Goals
(Português)
O Mestrado em educação artística é um Ciclo de Estudos profissionalizante, organizado de acordo com os princípios decorrentes da Declaração de Bolonha.
Este mestrado tem como finalidades promover o aperfeiçoamento/aprofundamento e investigação de competências técnico-profissionais para uma educação artística integradora, que fomentem uma prática profissional inovadora e de maior qualidade, através da abordagem de temas específicos sobre os fundamentos epistemológicos e condições histórico culturais da produção artística e da educação estética, em diversos contextos e formas de manifestação.
Graduate profile
(Português)
O curso é dirigido a titulares de uma licenciatura ou grau académico equivalente, provenientes de Cursos de Educação de Infância e 1º Ciclo, DESES, Cursos de Educação Visual e Tecnológica e Musical e Cursos Superiores de Música e Belas Artes e de Áreas afins.
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Innovation and Educational Change | EFP | S1 | T:16.00 | P:16.00 | OT:3.00 | 8.00 | Consult |
Perfomative Practices I | ADH | S1 | T:16.00 | P:32.00 | OT:3.00 | 8.00 | Consult |
Research Methodology I | EFP | S1 | T:16.00 | P:32.00 | OT:3.00 | 8.00 | Consult |
Inclusive Practices in Education | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consult |
Cultural Sociology and Anthropology | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consult |
Theories and Practices of Arts Education | ADH | S2 | T:16.00 | P:16.00 | 7.00 | Consult |
Perfomative Practices II | ADH | S2 | T:16.00 | P:32.00 | 8.00 | Consult |
Research Methodology II | ADH | S2 | T:16.00 | P:32.00 | 7.00 | Consult |
Project I | ADH | S2 | S:32.00 | OT:2.00 | 2.00 | Consult |
Workshop of Dance and Drama | ADH | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consult |
Creativity and imaginative Dream | ADH | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consult |
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Seminar - Project Support | ADH | S1 | S:32.00 | 5.00 | Consult |
Partnerships and internships
(Português) – Ao Norte. Envolvimento dos estudantes nos Projetos Foto Memória, Cine Poesia e nas Conferências Internacionais de Cinema;
– Associação Krisálida. Envolvimento de estudantes no Festival MALUGA);
– Conferência Internacional das Artes. Envolvimento dos estudantes, em articulação do Curso de Mestrado em educação Artística na promoção e organização do evento.
– Universidade de Cabo Verde. Promoção do curso de Mestrado em Educação Artística. Dinamização de atividades artísticas, workshops, exposições e conferências.
– Vivências Artísticas. Projeto Intra e interinstitucional anual.
Projects
(Português)
– Conferência Internacional de Cinema. Da responsabilidade da Associação de Produção e Animação Audiovisual Ao Norte, em colaboração com a Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Estudantes do Mestrado em Educação Artística, frequentam e dão apoio na organização das masterclasses, workshops e conferências. As Conferências de Cinema de Viana decorrem na ESEVC, promovendo um espaço de reflexão, e de partilha de experiências, divulgação de projetos relacionados com duas temáticas centrais do cinema – “cinema e escola”, e “cinema: arte, ciência e cultura”.
– Momentos Artísticos na Pediatria do Hospital de Santa Luzia, USLAM. Dinamização de atividades artísticas na Ala Pediátrica do ULSAM, proporcionando vivências artísticas e performativas aos respetivos utentes.
– Projeto “Vivências Artísticas”. Desenvolvido anualmente na Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para assinalar o dia Mundial da Criança, conta com a colaboração dos estudantes do curso de mestrado de Educação Artística, entre outros cursos envolvidos, proporcionando uma série de atividades artísticas aos mais novos que frequentam as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Viana do Castelo, sensibilizando a comunidade académica e a comunidade em geral para a importância do papel das artes na formação integral do indivíduo, do trabalho em equipa na consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação através da aplicação prática de atividades educativas, proporcionando às crianças que anualmente visitam a ESEVC, para vivenciarem experiências artísticas inovadoras.
– Projeto Encontro Internacional das Artes. Desenvolvido anualmente na Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tendo celebrado em 2020 a sua XV Edição, trata-se de um espaço de diálogo entre estudantes e profissionais das Artes, de diversos continentes, onde se divulga e partilha tudo o que vai sendo feito anualmente em diversos contextos, conduzindo a um fortalecimento de relações humanas e profissionais, ao envolvimento em projetos internacionais sistemáticos, em exposições coletivas, criação de galerias de Arte online, consciencializando os estudantes do Mestrado em Educação Artística para diferentes técnicas e estratégias de promoção de atividades artísticas e culturais, envolvendo-os na organização dos diversos eventos.
– Revista Diálogos com a Arte. Publicação anual da revista com artigos resultantes de produção científica de investigadores nacionais e internacionais, bem como de projetos desenvolvidos por alunos e docentes do curso de mestrado em Educação Artística em regime de colaboração intrainstitucional na ESE-IPVC.
– Rural 3.0: Service Learning for the Rural Development. Resulta da existência de parcerias com outras instituições estrangeiras e das ações de colaboração dentro e fora da Instituição: contém acordos e protocolos com instituições europeias congéneres que persistem ao longo de vários anos e têm vindo a aumentar, como é o caso do projeto Rural 3.0: LAG5 (Croatia), LAG Ammersee (Germany), Kaunas district LAG (Lithuania), Galsinma (Spain), Stichting Schutsluis Alblasserdam (The Netherlands), Plenum (Austria) e LAG L’Altra Romagna (Italy).
Faculty
These cookies are necessary for the Platform to function and cannot be disabled on our systems. This type of cookies includes only basic functionalities, and they do not store any personal information.
These cookies enable the Web site to provide enhanced functionality and personalization. They may be set by us or by external providers whose services we have added to our pages. If you do not allow these cookies some or all of these features may not work properly.