Skip to main content
Print Friendly, PDF & Email

Nutriage – Envelhecimento Saudável

Data de publicação

18/03/2021

Nutriage - Envelhecimento Saudável

[:pt]

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizou as jornadas "Promoção do Envelhecimento Saudável - Dieta Atlântica", no âmbito do projeto Nutriage. Um projeto do qual o Instituto Politécnico de Viana do Castelo faz parte e que tem como objetivo encontrar soluções avançadas para um envelhecimento saudável através da nutrição com referencial na Dieta Atlântica, no âmbito da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

A coordenadora do projeto, Manuela Vaz Velho, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, explica que “as jornadas têm com objetivo a promoção e a divulgação do conhecimento e também a divulgação de resultados no âmbito do projeto Nutriage”.

Sobre o projeto a docente explica que é objeto do Nutriage estudos que encontrem soluções avançadas de forma a “assegurar um envelhecimento saudável através da avaliação, estudo e desenho de estratégias nutricionais personalizadas fundamentadas sobre a alimentação tradicional Atlântica e o desenvolvimento de novos produtos alimentares que otimizem o estado nutricional dos idosos e previnam o seu declive funcional e cognitivo”. Para além disso, explica Manuela Vaz Velho, o Nutriage tem ainda como objetivo “gerar capacidades em I+D+i que favoreçam a qualidade de vida dos idosos a partir da nutrição, reforcem a sustentabilidade e eficiência do sistema socio sanitário e incentivem o crescimento e a criação de novas oportunidades de negócio para a indústria alimentar”.

O projeto Nutriage teve início formal em outubro de 2015 (embora efetivamente só tenha iniciado em 2016) e termina 5 de abril de 2021 (após prorrogação devido à pandemia).

A Xunta de Galicia- Consellería de Politica Social é a entidade principal do projeto que conta com a parceria do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), da Universidade Católica do Porto (UCP), da Universidade de Santiago de Compostela (USC), da PortugalFoods, da Anfaco-Cecopesca, do Cluster Alimentar da Galiza-Clusaga, da Santa casa da Misericórdia do Porto (SCMP) e da FIDIS:

Manuela Vaz Velho explica ainda que o Politécnico de Viana do Castelo esteve envolvido na “avaliação da situação atual, tendo liderando a ação que procedeu à identificação de hábitos alimentares dos idosos institucionalizados através do desenho de inquéritos de frequência de consumo para recém institucionalizados; inquérito de hábitos de consumo para recém institucionalizados e institucionalizados; de preferências Alimentares em recém institucionalizados e institucionalizados; de Satisfação para institucionalizados; Inquérito de adesão a um padrão de dieta saudável em recém institucionalizados- Dieta Atlântica”.

O IPVC esteve ainda envolvido, de acordo com a docente, no “desenho de Estratégias de Intervenção, na Identificação, Desenho e desenvolvimento de alimentos funcionais e no Desenho de estratégias de intervenção. Para além destes pontos o IPVC esteve igualmente envolvido na identificação dos hábitos alimentares dos idosos, da Galiza e Norte de Portugal, na avaliação nutricional, metabólica, microbiota e cognitiva dos idosos, na identificação, Desenho e Desenvolvimento de alimentos funcionais, no desenho de estratégias de intervenção”.

Nesta altura, explica Manuela Vaz Velho, o projeto encontra-se na fase de “implementação das estratégias de intervenção e a sua monitorização”.

Nutriage: Promoção do Envelhecimento Saudável com a Dieta Atlântica (ipvc.pt)[:]

Atualizado em 18/03/2021