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IPVC integrou grupo de trabalho mundial

Data de publicação

20/04/2021

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O Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi a única instituição de Ensino Superior Portuguesa a integrar o grupo de trabalho que reuniu peritos a nível mundial, para elaborar o documento orientador e de recomendações, para todas as instituições de ensino superior a nível mundial, no âmbito da construção de currículos na área da computação. O documento, que não sofria alterações há 15 anos, foi elaborado sob a alçada da ACM (Association for Computing Machinery) e da IEEE que reuniu um grupo de trabalho de 50 membros provenientes de 20 países e do qual fez parte a investigadora do Politécnico de Viana do Castelo, Teresa Pereira. O CC2020 - Paradigmas para a Educação Computacional Global já se encontra disponível e de é de acesso livre e gratuito.

A investigadora e docente na Escola Superior de Ciências Empresariais, Teresa Pereira, explica que “a área da computação é constituída por várias áreas que vão desde a engenharia da computação, engenharia de software, cibersegurança, engenharia informática” e destaca a importância deste documento uma vez que “reúne um conjunto de competências para cada uma destas áreas”. Teresa Pereira, a única investigadora portuguesa a participar na elaboração deste documento considera que o Politécnico de Viana do Castelo teve “visão, foi estratégico, porque apostou desde sempre nesta área”, dando como exemplo a aposta no Mestrado em Cibersegurança que funciona já há dois anos, destacando igualmente a aposta da instituição na equipa “que é qualificada e que está a crescer, o que é bom para o IPVC porque traz à instituição um posicionamento no que diz respeito a estas competências na região norte”.

Quanto ao documento explica, Teresa Pereira, que “vai servir de recomendação e de orientação para todas as instituições de ensino superior a nível mundial que tenham necessidade de fazer ajustes nos seus currículos tendo em conta que a evolução tecnológica é rápida e que se encontra em permanente mudança, sempre a emergir novos desafios, novas tecnologias, para as quais as instituições de ensino superior devem estar preparadas e, irem acompanhando constantemente esta evolução”.

Nesse sentido, considera Teresa Pereira, que “este documento será uma referência tendo em conta o prestígio da ACM (Association for Computing Machinery), que é a maior sociedade educacional e de computação científica do mundo, unindo educadores, investigadores e profissionais para fomentar o diálogo, a partilha de recursos e enfrentar os desafios desta área”.

O documento tem acesso livre e gratuito e pode ser encontrado no portal da ACM : https://www.acm.org/media-center/2021/march/computing-curricula-2020

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Atualizado em 20/04/2021