Projeto: RES4ALL+ conquista júri e pódio

29/09/2022

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo é uma das três instituições vencedoras da primeira edição do FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior.  O Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior, que resulta de uma parceria da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e com o alto patrocínio da Presidência da República, recebeu 32 candidaturas.

Para o júri, composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ângela Maia, docente no Departamento de Psicologia Aplicada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e Maria da Conceição Bento, diretora-geral do Ensino Superior, o projeto do Politécnico de Viana do Castelo é “um projeto muito consistente, focado na prevenção e na capacidade dos estudantes de avaliarem sinais de alerta sobre Saúde Mental, contribuindo assim para a construção de um discurso que faça efetivamente parte dos estudantes. Tem uma forte componente prática e é bastante ambicioso, pois implica uma grande mobilização de recursos”.

O júri sublinhou ainda a escolha dos três melhores projetos. “Escolher os três projetos foi um processo muito difícil. As candidaturas eram, todas elas, muito fortes, o que revela não só a qualidade científica, mas também o empenho das Instituições de Ensino Superior no que diz respeito à Saúde Mental. O nosso trabalho foi encontrar as candidaturas que se adequavam plenamente ao desafio lançado por este programa.”

Instituto Politécnico de Viana do Castelo: Projeto: RES4ALL+ Promoção da Resiliência e da Saúde Mental Positiva dos Estudantes

Com vista à redução de desigualdades e vulnerabilidades entre estudantes e ao desenvolvimento das suas competências em literacia de Saúde Mental, este projeto apresentado pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, passa por duas linhas de intervenção: o programa de Saúde Mental Positiva e o Campus Resiliente.

O Administrador dos SAS-IPVC, Luís Ceia, congratulou-se com a distinção do projeto que, explica, vem “complementar outros que têm sido desenvolvidos na instituição em articulação com o gabinete de saúde”.

Luís Ceia sublinha que “este projeto é o resultado de uma boa articulação entre os SASIPVC, o gabinete de Saúde e grupos de trabalho nas Escolas do IPVC como é o caso da Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Saúde”.

Na prática o projeto vai, entre outros aspetos, possibilitar a existência de um psicólogo permanente no IPVC e desenvolver estudos e ações na academia.

“Desde ações à medida de diferentes grupos de estudantes, passando pela criação de espaços indoor e outdoor que promovam a Saúde Mental e pela criação de recursos digitais partilháveis junto de toda a comunidade, inclui também atividades de ordem cultural, lazer e socioeducativas”.

O trabalho que irá ser desenvolvido no terreno terá sempre uma abordagem pela positiva. O RES4ALL+ tem assim como objetivos gerais “potenciar competências de resiliência dos estudantes com vista à redução de desigualdades e vulnerabilidades; o desenvolvimento de competências em literacia em saúde mental (positiva) e a promoção da capacidade de agência (coletiva) no âmbito da saúde mental da comunidade”.

O projeto com a duração de um ano, sendo renovável por mais dois, terá duas linhas de intervenção:

1- O programa de Saúde Mental Positiva – Menti Plus+, no qual serão trabalhados os seis fatores/ dimensões da saúde mental Positiva (Satisfação Pessoal; Atitude Pró-Social; Autocontrolo; Autonomia; Resolução de Problemas e Auto atualização e as Competências de Relação Interpessoal.

2 – Campus Resiliente – Nesta linha de intervenção “pretende-se transformar o ambiente do Campus, tornando-o amigo da saúde mental dos estudantes, e, por isso, potenciador da resiliência”. A transformação irá incidir ao nível dos espaços físicos, na criação de recursos digitais e na realização de atividades positivas.

No âmbito da criação de recursos digitais o grupo de trabalho propõe, entre outras, a criação de um “Resiliometro”, que ficará alojado no site institucional dos serviços de ação social do Politécnico de Viana do Castelo, ficando acessível a todos os estudantes.

O projeto contempla ainda a realização de um conjunto de ações transversais às seis escolas interligando a projetos já existentes na instituição, como é o caso do projeto INPEC+ - Academias Gulbenkian do Conhecimento, das Escolas transformadoras, da Escola Inclusiva, do projeto emocionalmente Sub 25, entre outros internos e externos.

Ao todo serão distribuídos 100 mil euros pelos projetos selecionados que pretendem contribuir para uma menor incidência dos problemas de Saúde Mental entre os estudantes.

Atualizado em 30/09/2022