Pessoal Investigador

27/03/2024

A cerimónia contou com a presença da ainda Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e decorreu na passada segunda-feira, 25 de março, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior criou um mecanismo de financiamento para apoiar a contratação de doutorados para a carreira de investigação científica em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, com uma dotação de 20 milhões de euros, verba adicional às dotações orçamentais já atribuídas às Instituições de Ensino Superior, destinada a apoiar a contratação por tempo indeterminado de doutorados exclusivamente para a carreira de investigação científica.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi uma das instituições a rubricar este contrato de forma a garantir este financiamento, que vai assegurar a contratação de doutorados para a carreira de investigação científica. Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, realça a importância desta linha de financiamento “uma vez que vai possibilitar ao IPVC iniciar a contratação de doutorados para a carreira de pessoal investigador”, reiterando que, “ao garantir condições e recursos necessários para os investigadores, vamos certamente ter uma maior qualidade na investigação que é produzida nas IES”.

O montante a atribuir por cada IES “será proporcional ao número de investigadores contratados por estas”, sendo “elegíveis para financiamento todos os concursos para a carreira de investigador cujos procedimentos — através da publicação dos respetivos editais — se tenham iniciado a partir de 31 de julho de 2023 e até ao final do primeiro semestre de 2024. No caso dos contratos iniciados antes de 1 de janeiro de 2024, o financiamento apenas se verificará a partir desta data”.

Atualizado em 02/04/2024