IPVC e Município de Valença “estão a trabalhar” para construir residência na ESCE

15/11/2021

Construir uma residência para os alunos da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é “urgente”. No dia do 20.º aniversário da escola, com sede em Valença, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, assumiu o “constrangimento muito grande” que a escola ainda tem, garantindo “estar a trabalhar” com o Município de Valença para encontrar uma solução para o alojamento dos alunos.

Carlos Rodrigues, que falava hoje na sessão solene do 20.º aniversário da ESCE-IPVC, começou por aplaudir os resultados alcançados pela escola, que este ano e uma vez mais preencheu todas as vagas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. “Os resultados são excelentes e são sinónimo de muito trabalho e os 260 alunos que estão no primeiro ano pela primeira vez são prova disso”, sublinhou o presidente do Politécnico de Viana do Castelo.

Presente na sessão solene, o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, começou por dar os parabéns a todos aqueles que tornaram possível “colocar Valença no mapa do ensino superior”. A criação da ESCE foi um “momento marcante na história de Valença”, tendo contribuído para “a formação e capacitação tão necessárias e que responde à procura cada vez mais sentida pelo tecido empresarial”. A escolha dos alunos pela ESCE-IPVC “é prova da vitalidade da instituição e atesta a qualidade dos docentes”, aplaudiu o autarca, agradecendo “a qualificação e formação do território e o impacto que tem nas empresas da região”.

O Município de Valença, garantiu José Manuel Carpinteira, “será sempre um parceiro para catalisar os processos necessários para o crescimento da ESCE”, mostrando-se disponível “para embarcar nesta viagem estimulante”.

Para começar “urge encontrar uma solução para instalar uma residência próxima da escola com capacidade para alojar centenas de alunos, que continuam com dificuldades em encontrar alojamento a preços acessíveis”, assumiu o presidente da autarquia, esperando ainda fixar os alunos no tecido empresarial local. “Queremos abrir portas ao mercado laboral, aproveitando a localização de excelência que temos, criando uma interface que aproxime a escola, os alunos e as empresas”.

Também o diretor da ESCE-IPVC, Luís Barreto, assumiu tratar-se de uma “data especial”, dando os parabéns a todos aqueles que contribuíram para os 20 anos da escola. “Durante 15 anos não tivemos as melhores condições físicas, mas sempre tivemos as melhores relações humanas e isso tornou irreversível o futuro da escola e em 2016 mudamos para este espaço moderno, eficiente e bonito graças ao empenho do IPVC, da Câmara Municipal de Valença e da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho”, recordou o diretor, fazendo um “balanço muito positivo” do trabalho realizado até aqui.

Luís Barreto reclamou também a “urgente” instalação de uma residência para os alunos da escola para aumentar a qualidade ali existente. “Nos últimos anos, o número de alunos tem vindo a aumentar e este ano e uma vez mais preenchemos a totalidade de vagas na 1.ª fase, tendo uma taxa de ocupação oficial superior a 90%”, rejubilou Luís Barreto.

A ESCE, continuou o diretor, “é um sucesso”, sendo uma escola “impulsionadora da economia com um profundo impacto na região, no país e no mundo”. Os alunos, que já são atualmente 650, “têm inspirado o tecido empresarial nacional e internacional e isso é motivo de orgulho”, confirmou.

Em dia de festa os alunos não foram esquecidos e, antes da sessão solene, os melhores alunos das várias licenciaturas do ano passado deixaram a sua “marca” no “Caminho da ESCElência”. A cerimónia de aniversário começou precisamente com o momento onde os finalistas do ano transato, com melhores classificações, deixaram a sua “marca” no passeio de excelência da ESCE, lançando assim o mote para uma reflexão sobre o percurso percorrido pela Instituição, ao longo dos seus 20 anos de existência, na formação de profissionais na área das Ciências Empresariais. Maria Manuela Coutinho Praça foi a melhor aluna da Licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade, já Diogo da Silva Costa foi o melhor aluno da Licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística. Carolina Fernandes Lima deixou a sua “marca” como melhor aluna da Licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial e Alexandra Bernardino representou a Licenciatura em Organização e Gestão Empresariais.

A festa continuou com um momento musical com a Academia de Música Fortaleza de Valença, seguindo-se a sessão solene comemorativa do 20.º aniversário da ESCE-IPVC e terminando com o corte do bolo de aniversário.

Atualizado em 15/11/2021