Início / Oferta Formativa / Pós-graduações / Marketing para a Economia Azul
Apresentação
A pós-graduação em Marketing para a Economia Azul, desenvolvida no âmbito do PRR-BDA, tem como objetivo oferecer formação especializada na área do marketing para todas as organizações que se relacionem com a Economia Azul. O curso destina-se a licenciados, com experiência profissional, que tenham como objetivo vir a exercer funções nesta área ou que, trabalhando já na área, queiram aprimorar os conhecimentos, podendo assim ser capazes de satisfazer de forma esclarecida as necessidades, desafios e oportunidades empresariais e políticas, bem como a futuros empreendedores nesta área profissional e de conhecimento.
Tendo a Organização das Nações Unidas decidido dedicar esta década ao estudo dos oceanos, é fundamental que exista formação de nível superior que contribua significativamente para este esforço internacional de conhecimento dos mares e da Economia Azul. Nesse sentido, a presente pós-graduação encontra-se alinhada na política de Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 da Direção Geral de Política do Mar da República Portuguesa.
A Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, com uma oferta consolidada de formação especializada na área do marketing e das ciências empresariais, criou esta pós-graduação de forma a suprir as necessidades das organizações ligadas a este setor de atividade, reconhecendo a sua atualidade, pertinência e importância estratégica no contexto nacional e até internacional das questões relacionadas com a água e tudo o que com ela se relaciona (Economia Azul).
A presente pós-graduação encontra-se alinhada com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas:
Aceda aqui à brochura com toda a informação.
PRR BDA: Blue Design Alliance
Acesso
Podem candidatar-se os detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou pré-Bolonha) ou qualificação equivalente em Marketing, Gestão, Economia ou qualquer outro curso da área das Ciências Empresariais, ou que detenham experiência profissional relevante na área da pós-graduação e que pretendam desenvolver ainda mais os conhecimentos sobre Marketing aplicado à Economia Azul.
Esta pós-graduação pretende aumentar o nível de conhecimentos no setor do Marketing para a Economia Azul numa área onde a oferta deste tipo de formação é diminuta.
Objetivos
Formar profissionais no setor do Marketing com foco na Economia Azul, aproveitando, assim, as inúmeras oportunidades de negócio que o nosso país pode oferecer.
Perfil do diplomado
Pretende-se com esta formação que os profissionais tenham competências para:
Saídas Profissionais
Administradores e outros profissionais com cargos de chefia superior ou intermédia, em organizações ligadas à Economia Azul; Empreendedores em áreas de negócio ou sociais que se relacionem com a Economia Azul.
Prosseguimento de Estudos
Mestrado em Marketing Digital; Doutoramento na área de Ciências Empresariais.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Area | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Empreendedorismo e inovação no contexto da circularidade e sustentabilidade da Economia Azul | OLM | S1 | TP:24.00 | 3.00 | Consultar |
Estratégias e competitividade para a economia Azul | OLM | S1 | TP:24.00 | 3.00 | Consultar |
Gestão da comunicação aplicada aos desportos náuticos e aquáticos | OLM | S1 | TP:24.00 | 3.00 | Consultar |
Marketing digital para a Economia Azul | EIM | S1 | TP:24.00 | 3.00 | Consultar |
Marketing do turismo outdoor e do mar | OLM | S1 | TP:24.00 | 3.00 | Consultar |
Princípios de marketing estratégico e Economia Azul | OLM | S1 | TP:48.00 | 6.00 | Consultar |
Marketing Territorial para a Economia Azul | OLM | S1 | TP:24.00 | 3.00 | Consultar |
Agile Marketing para a Economia Azul | OLM | S1 | TP:24.00 | 3.00 | Consultar |
Marketing Data Science | EIM | S1 | TP:24.00 | 3.00 | Consultar |
Design Thinking, Criatividade e Inovação | OLM | S2 | TP:40.00 | 5.00 | Consultar |
Projeto | OLM | S2 | TP:80.00 | O:20.00 | 10.00 | Consultar |
Álvaro Cairrão | Coordenador
Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Barcelona, licenciado em Relações Públicas pela Universidade Fernando Pessoa, é ainda investigador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Como resultado de trabalhos de investigação, tem diversa produção científica em revistas nacionais e internacionais com e sem peer review (muitos deles indexados a índices de referência), bem como manuais pedagógicos, livros eletrónicos, capítulos de livros e, ainda, inúmeras participações como orador em eventos de natureza científica e empresarial. Colabora também como revisor em diversas revistas científicas. A sua área de interesse são as Ciências Sociais, com ênfase em Ciências da Comunicação e Marketing, estando esse aspeto refletido na sua produção científica.
Tendo sido docente em diversas instituições de ensino superior, atualmente é Professor Adjunto na Escola Superior de Ciências Empresarias do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde iniciou a sua colaboração em 2013, sendo o Coordenador da Licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial e da Pós-Graduação em Marketing para a Economia Azul. Nas diversas instituições por onde passou teve cargos de gestão académica e organizacional.
Para além do ambiente académico, teve ainda experiências profissionais na área da assessoria de imprensa e comunicação em diferentes contextos e realidades; gestão de empresas; e, formação profissional.
João Abreu
Administrador da Slow&Flow – Marketing, Comunicação e Gestão de Territórios, Unipessoal Lda. Mestre em Marketing e Especialista em Marketing e Publicidade. PG em Recursos Humanos. Licenciado em Direito. Diretor de Formação da ANJE, entre 1998 e 2003. Chefe de Gabinete da Presidência da CM Penafiel, entre 2002 e 2006. Administrador da Penafiel Ativa- Empresa Municipal, entre 2003 e 2007. Ex Vice-Presidente da ASAS, entre 2003 e 2005, e atual membro dos seus órgãos sociais. Consultor Sénior e Professor universitário desde 1993, nas áreas do Marketing, Comunicação e Imagem e Recursos Humanos em diversas Instituições de Ensino Superior.
Coordenador das obras “EMPRESARIATO – Casos de Sucesso na Internacionalização e no Branding e SUCESS FULL – Casos de Sucesso nas Autarquias Portuguesas” e Inteligência Territorial, editadas pela Idioteque.
Jorge Garcia
Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), desde 2005/2006. Diretor da Unidade de Investigação ADiT-Lab, do IPVC, é também Investigador afiliado do INESC TEC na área de Engenharia de Software.
Doutorado em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com uma tese intitulada “Requirements Change Management based on Web Usage Mining”. É mestre em Engenharia Informática também pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e licenciado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
É Coordenador do Grupo Disciplinar em Engenharia Informática e Multimédia do IPVC, da Pós-Graduação em Marketing Digital e E-Business e do Curso de Técnico Superior em Marketing Digital e E-commerce, também no IPVC. As suas áreas de interesses de investigação são na área de engenharia de software, Web Usage Mining e na área de marketing digital e content marketing, onde tem diversos artigos científicos publicados revistas especializadas de referência.
Luís Barros
Consultor de empresas e formador nas áreas do Marketing, Gestão, Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização, é docente do Ensino Superior desde 2015 em diversas instituições. Foi jornalista durante quase duas décadas e assessor de imprensa e de comunicação em empresas, associações empresariais e autarquias.
É licenciado em Gestão de Empresas Turísticas, pelo ISCET, pós-graduado em Marketing e Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, mestre em Gestão e Internacionalização de Empresas pelo Politécnico do Porto e doutorando em Análise Económica e Estratégia Empresarial, na Universidade de Vigo.
Manuel Fonseca
Doutorado em Ciências da Informação, Manuel José Serra da Fonseca nasceu em Lisboa, em 1971. Desempenhou atividades profissionais como técnico superior de comunicação de marketing e professor do ensino superior em diversas instituições. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Coordenador do Mestrado em Marketing da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC).
É investigador na UNIAG (Unidade de Investigação Aplicada em Gestão), desde 2014. Participou em sete projetos nacionais de I&D e orientou cerca de 80 trabalhos de licenciatura e mestrado nas áreas de Ciências da Comunicação e Ciências Empresariais. É autor de várias publicações em revistas com revisão por pares, capítulos de livros e atas e tem várias comunicações em conferências científicas nacionais e internacionais. Colabora como revisor em várias revistas.
Atua na área das Ciências Sociais, com ênfase em Ciências da Comunicação e Marketing. No seu currículo académico, os termos mais frequentes no contexto da produção científica são: atitude face à publicidade, comportamento do consumidor, comunicação integrada de marketing, marketing social, publicidade de serviço público, marketing viral e comunicação organizacional.
Sónia Carvalho
Doutorada pela Universidade de Vigo (Espanha), no Programa Processo de Convergência Internacional, no âmbito Financeiro e Contabilístico, com tese em Avaliação de Empresas. Detentora de um MBA em Finanças, Pós-graduação em Análise Financeira e Licenciatura em Gestão de Instituições Financeiras, formações estas lecionadas pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais.
Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde setembro de 2015, lecionando disciplinas na área financeira. Desde 2017 é Formadora Certificada do Plano Nacional de Formação Financeira – Referencial de formação desenvolvido pelo IAPMEI e Turismo de Portugal, em parceria com os Supervisores Financeiros BdP, CMVM e ASF.
Desde 01 de março de 2022 é subdiretora da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Desde de abril de 2018 que assumiu funções de Coordenadora do Projeto Integrado Leaders for the Future e de outubro de 2021 coordena o Poliempreende no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Desde 2017 tem integrado várias equipas de projetos financiados.
Manuel Pereira
Doutor em Ciências da Comunicação (2014) e Mestre em Ciências da Comunicação (2008) pela Universidade de Santiago de Compostela, Mestre em Marketing e Comunicação Estratégica (2004) e Licenciado em Relações Públicas (1998), pela Universidade Fernando Pessoa.
Experiência como docente no Ensino Superior em diversas instituições. É atualmente Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde leciona desde 2010.
Autor de diversos artigos científicos em revistas especializadas, capítulos de livros, e autor de cinco livros. Orientou diversas dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso de licenciatura. Do ponto de vista da investigação, tem atuado nas áreas das Ciências Sociais, com foco nas seguintes temas: tecnologia; comunicação estratégica; eficiência da comunicação; gestão de talentos; estratégia organizacional; comunicação pessoal; interatividade comunicacional; dinâmicas de aprendizagem; inovação organizacional; liderança pessoal; eficiência empresarial; gestão da comunicação; marketing digital; empreendedorismo e comportamento do consumidor.
Paula Oliveira
Doutoramento em “Comunicación e Información Contemporánea”, pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela. Mestrado em Gestão de Marketing, pelo IPAM Porto (Instituto Português de Administração e Gestão) e Licenciatura em Marketing, pelo ISAG (Instituto Superior de Administração e Gestão).
Docente em diversas instituições de Ensino Superior. Atualmente é docente na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Orientação de alunos em dissertação de mestrado, arguente em defesas de mestrado. Docente durante 13 anos no Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, no curso profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Coordenadora de projetos de Empreendedorismo – Programas ” A Empresa” e “Start Up Programme” da Junior Achievement Portugal. É ainda autora de diversos artigos científicos.
Paulo Carrança
Coordenador do Gabinete de Estudos e Projetos | Apoio ao Empresário da Turismo do Porto e Norte de Portugal. É também Docente de Turismo na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Título de Especialista em Turismo e Lazer e Licenciatura em Turismo.
Vogal da Direção da Vianafestas e do Conselho Diretivo da Fundação Gil Eannes, membro da Comissão de Festas da Senhora da Agonia (Viana do Castelo), das Comissões Organizadoras do Mercado dos Descobrimentos e do Festival Internacional de Folclore do Alto Minho e ainda membro da Direção da Confraria dos Gastrónomos do Minho.
Pedro Romeu Alves
Licenciado em Ciências da Comunicação pela UTAD e adepto do digital, tem trabalhado e desenvolvido competências ao longo dos últimos anos, com especial interesse nas áreas de social media management, data analytics e performance marketing.
Trabalhou ao longo dos anos com vários projetos de diversas áreas de negócio (tecnologia, moda, futebol, hotelaria e grandes eventos), procurando integrar estratégias de acelerado desenvolvimento de negócio, objetivando a sua transformação e propagação digital como foco nas vendas.
Atualmente é Diretor de Marketing na MOT – Memories of Tomorrow, uma das empresas do Grupo Braver, referência na promoção e produção de grandes eventos de âmbito nacional (RFM SOMNII, BR Fest, Andrea Bocelli entre outros), estando também ligado a projetos de dimensão internacional, como o Rolling Loud ou o AfroNation. Ainda na MOT, bem como na TRIBES, desempenhou também funções de Social Media Manager e Marketing Manager.
Em contexto de agência 360º, esteve ligado à coordenação da estratégia de marketing de dezenas de clientes, bem como à gestão de projetos e desenvolvimento de software.
Rafael Oliveira
Empresário há mais de 25 anos, com MBA em Gestão de Empresas e Marketing. O seu gosto pelo marketing estratégico, comunicação e desenvolvimento de negócios com impacto nos territórios conduziu-o à fundação de cinco empresas associadas a diversos negócios na área da comunicação, do retalho não alimentar, do retalho alimentar, da restauração, em eventos, gestão e consultoria em marketing estratégico e territorial. Os clientes das empresas que fundou abarcam Comunidades Intermunicipais, Municípios, Organizações Não Governamentais, Entidades Regionais de Desenvolvimento, Associações, Confrarias, Empresas nacionais e multinacionais, Federações de Desenvolvimento Territorial, Instituições de Ensino Superior, Associações de Desenvolvimento Local. Atualmente é CEO da Feel Agency.
Especializou-se na consultoria estratégica de territórios e tem desenvolvido trabalho relevante concretamente na área do Marketing para a Economia Azul. Conceptualizou, desenvolveu e implementou projetos para o território do Alto Minho, onde trabalhou a ativação da marca, estratégia de implementação, comunicação e eventos, que conduziram a um alicerçar da estação náutica nos 10 Municípios do Alto Minho, BlueWays – Alto Minho For You, trabalhando sobre os desportos náuticos e aquáticos e sobre o comportamento do consumidor em turismo náutico e aquático.
Outros projetos recentes incluem a definição do posicionamento do destino “Alto Minho – Sustentável Por Natureza” e a criação do laboratório de ideias Food & Sustainability Design Thinking, um espaço inovador para reinventar o futuro dos territórios. Além disso, na área de eventos, realiza o Lourear a Pevide à Moda de Ponte de Lima, Há Peixe em Braga, Minho Young Chef Awards e o Congresso Internacional de Enogastronomia do Minho.
Formador certificado pelo IEFP, é membro da direção de confrarias e associações, é também reconhecido como curador para a gastronomia do Alto Minho na Carta Europeia do Turismo Sustentável e tem um programa de Rádio e Podcast semanal sobre Turismo e Enogastronomia o “Vai Dar Uma Curva”.
Rui Manuel Ferreira
Licenciado em Comunicação e Multimédia e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, após estagiar na PressNordeste como Editor Multimédia e Jornalista, foi em busca do seu próprio caminho. Fundou a RMF – Agência Criativa, que, mais tarde, sofreu um rebranding e veio dar origem à BRAND22 – Creative Agency, da qual é, atualmente, CEO com clientes de norte a sul do país, bem como internacionais.
Foi ainda autor da exposição fotográfica intitulada como “Um olhar diferente sobre Trás-os-Montes”, realizada na UTAD, tendo, posteriormente, percorrido o país no âmbito do Ano Internacional da Juventude (2011). Foi selecionado para orador do 15º Ignite Portugal (2011), bem como ajudou a organizar o primeiro Ignite Portugal, realizado em Trás-os-Montes (2012). Desenvolveu o projeto Cliques Comunicativos (2012), foi mentor do projeto Mentes Talentosas (2012), orador no Fórum Empreendedorismo da UTAD (2013) e, no mesmo ano, foi notícia pela TVI24, mencionado como um dos casos de sucesso de empreendedorismo jovem.
Após conclusão do mestrado (2013) e, em parceria com a Movijovem, nasce o projeto ExplorarPT (40 dias, 7000km percorridos e centenas de histórias narradas no meio digital, bem como projeção mediática de vários órgãos de comunicação nacional). Em 2018, é convidado pela administração da SAD do Grupo Desportivo de Chaves, a assumir a função de Diretor de Marketing do clube, cargo que desempenha até aos dias de hoje. Tem ainda frequência assídua em eventos para os quais é convidado para falar sobre empreendedorismo, marketing e comunicação, bem como foi é convidado a integrar a equipa do projeto mundial, World Generation Tour, com o cargo de CO-Founder (2022).
Katja Tschimmel
Trabalha em dois universos, o empresarial (MINDSHAKE – Consultoria em Pensamento Criativo e Design) e o académico (Universidade do Porto e Porto Business School). Licenciada e doutorada em Design e com um Mestrado em Criatividade Aplicada, investiga, ensina e publica nas áreas da Criatividade, do Design Thinking e da Inovação há 20 anos. Durante 15 anos lecionou na ESAD Matosinhos, onde coordenou a 1ª Pós-Graduação em Design Thinking em Portugal. Apresenta o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, tendo sido keynote speaker em numerosos eventos. É (co)autora dos livros Creativity and Innovation Affairs (2022), CriAtivaMente/TheCreativeMind/CreA(c)tivaMente (2020), The Creativity Virus (2019) e Processos Criativos (2011), e do Modelo de Design Thinking Evolution 6. Como formadora tem uma vasta experiência na concepção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e (Service) Design Thinking. Desde Janeiro de 2023, Katja é a Embaixadora Portuguesa da Semana/Dia Mundial da Criatividade e Inovação (https://wciw.org/).
Joana Alves dos Santos
Consultora e formadora em Design Thinking, com competências na área de gestão de projetos, adquiridas em diversos contextos: empresariais, ensino superior e em organizações não governamentais. Tem o MBA Executivo da Porto Business School, no âmbito do qual frequentou os Programas Executivos Internacionais Digital Innovation & Strategic Leadership na University of Cornell (NY) e Digital Transformation and Business Ethics no IE Business School de Madrid. Licenciada em Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Porto, lecionou na Universidade Nacional de Timor Leste, e colaborou com a Porto Business School no Business Ignition Programme para a U. Porto Inovação. Na Mindshake dedica-se a ações de formação em Design Thinking, à gestão de projetos, e é responsável pelas áreas da Inovação Social e da Sustentabilidade e Economia Circular.
António Vilhena
É um executivo e consultor, com uma carreira dedicada à transformação financeira e à inovação operacional. Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e com uma pós-graduação em Estudos Avançados de Gestão pela Nova SBE, a sua formação executiva é complementada pela Nova School of Business and Economics e pela Harvard Graduate School of Education. Reconhecido pela sua capacidade de liderar mudanças estratégicas, as suas iniciativas empresariais estendem-se do sector da agricultura até à tecnologia blockchain. Enquanto membro fundador da Singapor – Portugal Innovation Alliance desempenha um papel agregador no ecossistema de startups e de pequenas e médias empresas (PMEs). Dotado de competências abrangentes nas tecnologias de informação e comunicação, distingue-se igualmente como formador e educador. Atualmente, é mestrando em Educational Leadership, pela Tampere University of Applied Sciences, na Finlândia. Aplica o seu vasto leque de experiências a liderar transformações significativas que conseguem um equilíbrio entre o crescimento económico e a responsabilidade ambiental e social.