(Português) Histórico de Exposições 2024
(Português)
No dia 20 de março de 2024, os estudantes do Mestrado em Design Integrado da ESTG-IPVC apresentaram, na Oficina Cultural do IPVC, os resultados do projeto “Opus Fibrae”, desenvolvido em parceria com a empresa dstelecom.
O projeto teve como principal objetivo a reutilização de restos de fibra ótica para explorar novas aplicações sustentáveis em áreas como mobiliário, acessórios de moda e utensílios, promovendo a inovação e a economia circular. Durante cinco semanas, os 21 alunos foram acompanhados pelos docentes Ermanno Aparo, Manuel Rivas e António Labrincha, contando com o apoio contínuo de representantes da dstelecom.
Esta colaboração reforça o papel do Design na sustentabilidade, demonstrando o impacto do co-design na integração entre o meio académico e empresarial. A dstelecom destacou a importância da inovação e reafirmou o seu compromisso com o apoio a teses de mestrado, facilitando a transferência de conhecimento e a introdução dos estudantes no mercado de trabalho.
O evento teve entrada livre e foi um marco na valorização do Design como ferramenta estratégica para a inovação e sustentabilidade.
![]() |
(Português)
A exposição “detalhAR – ARes do Portugal” foi uma das atrações do evento Espaços em Pixéis 2024, promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC). A exposição, da autoria de Francisco Piqueiro, ficou patente na Oficina Cultural do IPVC entre 8 e 31 de maio de 2024.
Composta por fotografias aéreas no estilo “fine art”, a exposição explorou o enfoque no detalhe e a abstração de elementos reconhecíveis, convidando o público a descobrir novas formas de apreciação das paisagens naturais e construídas em Portugal. O autor procurou transportar os visitantes para novos campos de fruição, explorando dimensões associadas ao design, à engenharia e à multimédia.
A exposição fez parte de um evento multidisciplinar, reunindo os cursos de Engenharia Civil e do Ambiente, Design de Ambientes, Design do Produto e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, com a entrega de prémios ao concurso de fotografia “Pormenores do Património Construído do Alto Minho”, dirigido a estudantes e alumni do IPVC. Além disso, a palestra “Comunicando com Audiovisual: Como as imagens aéreas elevam a eficiência profissional” foi apresentada pelos autores Francisco Piqueiro e Nuno Cristino Ribeiro.
O evento destacou a importância das práticas interdisciplinares e a colaboração entre diferentes áreas de estudo, demonstrando as mais valias associadas a essas interações.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
(Português)
A Imagina’24 foi uma exposição organizada pelos Serviços de Ação Social (SAS) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em colaboração com os cursos de licenciatura em Design de Ambientes, Design do Produto e o mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).
A exposição foi inaugurada no dia 19 de junho na Oficina Cultural do IPVC e esteve patente até 30 de setembro, contou com a presença da Vice-Presidente do IPVC, Ana Paula Vale, o administrador dos SAS, Luís Ceia, a Diretora da ESTG, Mafalda Lopes Laranjo, e os coordenadores das licenciaturas em Design de Ambientes e Design do Produto, Manuel Rivas e Patrícia Vieira. Entre o público estiveram estudantes dos respetivos cursos e diversos docentes.
Nesta segunda edição da Imagina’24, estiveram em exposição os resultados decorrentes de projetos e problemas propostos academicamente, realizados em unidades curriculares práticas, que deram a conhecer o que se produziu em cada uma delas e permitiram aferir a área de atuação de cada um dos cursos em exibição.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
(Português)
A 26ª edição da Arte na Leira, promovida pelo artista Mário Rocha, foi inaugurada em 20 de julho de 2024, às 18h, na Casa do Marco, em Arga de Baixo, e ficou patente até 18 de agosto, das 10h às 19h.
O evento mistura arte moderna com a paisagem imponente da Serra d’Arga e tornou-se um marco cultural do concelho de Caminha. A exposição, que mantém sua continuidade há 26 anos, recebe visitantes de diversas origens e reforça a importância da arte na região.
Durante a exposição, foram apresentados novos trabalhos de artistas locais e internacionais, ampliando a diversidade das obras em exibição. Com um histórico consolidado de sucesso, a Arte na Leira segue fortalecendo sua posição como um dos principais eventos culturais da região, promovendo a interação entre artistas e o público.
![]() | ![]() |