(Português) Histórico de Exposições 2021
(Português)
A exposição Hinoportuna, organizada pela Oficina Cultural do IPVC, celebrou a Tuna Académica Hinoportuna, destacando sua história e contribuições para a cultura local. A mostra esteve aberta de 7 de janeiro a 7 de março de 2021, reunindo materiais fotográficos e audiovisuais para celebrar os 27 anos da tuna e o 20 anos do Festival Lethes.
O evento também contou com a participação de estudantes do IPVC, que contribuíram com curadoria e design, oferecendo uma experiência imersiva que aproximou o público da arte e da história da Tuna.
(Português)
A exposição “Plastecno”, dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), esteve patente em diversos locais da cidade até 8 de outubro.
Os trabalhos apresentados pelos alunos incluíram obras de pintura, escultura, vídeo e fotografia. Esta exposição revelou a qualidade do ensino e a criatividade dos estudantes, que demonstraram resultados arrojados em suas criações artísticas.
A mostra teve início na Oficina Cultural, onde foi realizada a cerimônia de abertura, e também esteve disponível em outros locais importantes da cidade, como os Serviços Centrais do IPVC, a Casa Manuel Espregueira, a Casa Melo Alvim e a Galeria do Noroeste da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste.
O Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, expressou o seu orgulho pelos resultados dos jovens artistas e enfatizou a importância do curso e da arte contemporânea. Os trabalhos apresentaram uma diversidade de abordagens artísticas que refletiram os três anos de aprendizagem dos alunos, desafiando-os a continuar sua jornada criativa após a conclusão do curso.
![]() | ![]() |
(Português)
A 23ª edição da Arte na Leira teve início no dia 17 de julho de 2021, em Arga de Baixo, no concelho de Caminha. Durante mais de um mês, até 22 de agosto de 2021, a Casa do Marco voltou a transformar-se numa verdadeira galeria de arte ao ar livre, aberta a todos com entrada gratuita.
Este ano, a exposição reuniu cerca de 80 obras de 25 artistas nacionais e estrangeiros, incluindo criações de alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e até trabalhos de três crianças. Este ambiente único promoveu um encontro entre diferentes gerações e níveis de experiência, reafirmando a Arte na Leira como um espaço de inclusão e partilha artística.
Mário Rocha, pintor, escultor e ceramista, continuou a incentivar os mais jovens a explorarem a sua criatividade. Nesta edição, três crianças, com idades entre os quatro e os sete anos e oriundas do Porto e de Felgueiras, tiveram a oportunidade de expor quatro pinturas cada uma, realizadas em cartão. A intenção do artista passou por despertar a sensibilidade artística das novas gerações, proporcionando-lhes um contacto direto com a arte e a natureza.
Além das obras individuais, uma peça de destaque desta edição foi uma escultura elaborada a partir de troncos de árvores, simbolizando a necessidade urgente de reconectar a humanidade com a natureza. Esta criação refletiu o espírito da exposição, que há 23 anos acontecia ininterruptamente na Casa do Marco, espaço que se tornou a residência permanente de Mário Rocha. Situada no coração da Serra d’Arga, a casa centenária tem sido não só o seu lar, mas também o seu atelier e galeria, onde recebe visitantes e promove a arte como um meio de expressão acessível a todos.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
(Português)
A 2ª edição da exposição “Arte da Leira para a Bouça” decorreu no Solar das Bouças, em Amares, até 8 de outubro de 2024. A exposição contou com a participação dos artistas Mário Rocha e Paulo Neves, juntamente com 17 outros artistas convidados, além das obras dos alunos da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O principal objetivo da exposição foi mostrar que, no mundo rural, é possível vivenciar uma experiência única, onde a arte se integra na paisagem e se torna uma peça essencial do cenário. António Ressurreição, proprietário do Solar das Bouças, defende que a arte deve mover-se na paisagem e ser acessível a todos, independentemente do contexto rural.
Mário Rocha, o mentor da exposição, acredita que é necessário combater a dificuldade dos artistas em comunicar as suas obras ao público. Para ele, esta exposição foi uma oportunidade para os jovens artistas exporem o seu talento e superarem a falta de divulgação da arte em Portugal. O pintor vianense destacou a importância de criar uma ponte entre os artistas e o público, proporcionando um palco onde as suas obras pudessem ser vistas e apreciadas.
Uma das temáticas centrais desta exposição foi a representação do corpo, explorada de formas objetivas e subjetivas pelas obras dos alunos do IPVC, como apontam as finalistas Cátia Mendes e Filipa Enes. A exposição revelou o empenho dos alunos em abordar o corpo como um tema importante e essencial na arte contemporânea.
![]() | ![]() |
(Português)
A exposição Luminárias de Halloween resulta do trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Projeto Integrado.
O projeto teve início com a decoração de ruas e praças de Viana do Castelo com sistemas de iluminação exterior inspirados no tema do Dia das Bruxas, proporcionando momentos de interação e convívio para os habitantes e visitantes da cidade. A exposição apresenta agora as luminárias que foram instaladas na cidade, numa segunda fase do projeto.
Os parceiros do projeto incluem a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a empresa Norteled, que ajudaram a tornar esta iniciativa possível. A exposição reflete o esforço criativo dos alunos, que desenvolveram soluções inovadoras para a iluminação pública, aliando a arte e a funcionalidade.
A inauguração da exposição ocorreu no dia 18 de novembro, na Oficina Cultural, no Centro Académico do IPVC – SAS, em Viana do Castelo.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |