Skip to main content

Provas Públicas M-ECA: Jessey Taylor Pereira da Silva

No próximo dia 30 de julho de 2025, terão lugar as provas públicas de defesa do Mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).

Estas provas públicas serão realizadas no Anfiteatro 1.2 da ESTG-IPVC.

| Estudante:
Jessey Taylor Pereira da Silva

Título da Dissertação:
“Avaliação do Custo e Impacto Ambiental de Fachadas em Parede Dupla, Fachada Ventilada e Sistema ETICS"

|Júri:
Presidente: Doutor Domingos António Garcia Ribas, Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Vogal: Doutor Carlos Afonso de Moura Teixeira, Professor Adjunto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Arguente)
Vogal: Doutor Carlos Rafael da Silva Oliveira, Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Orientador)

|Hora: 16h00

A comunidade académica está convidada a assistir.

RESUMO:
Nos últimos anos, o reconhecimento da indústria da construção como um dos grandes causadores de impactos negativos no meio ambiente tem-se tornado cada vez mais claro. O elevado uso de recursos naturais e a geração de grandes quantidades de resíduos tornaram-se questões urgentes que exigem uma abordagem mais ecológica.
Neste cenário, diversas iniciativas têm sido implementadas com o propósito de aprimorar a qualidade e a eficiência dos métodos de construção. Uma dessas iniciativas é a criação de sistemas construtivos mais otimizados e industrializados. A construção sustentável surge como uma solução para esses desafios, buscando reduzir os efeitos ambientais ao preservar e utilizar os recursos de maneira mais eficaz. O propósito deste estudo é expandir a investigação anterior sobre os sistemas em foco.
Neste trabalho, direcionamos a nossa atenção unicamente para a análise financeira e a avaliação do ciclo de vida. A meta é entender os gastos relacionados e os efeitos no meio ambiente, particularmente em relação às emissões de CO2 e à geração de resíduos de cada sistema. A comparação evidencia que não há um sistema único ideal, sendo a escolha dependente do contexto climático, das exigências de desempenho e dos objetivos do projeto quanto à sustentabilidade e viabilidade económica. A integração entre análise de custo e impacto ambiental revela-se essencial para decisões mais equilibradas e responsáveis no processo de projeto e construção.
PALAVRAS CHAVE: Fachadas, Sistemas de Fachadas, Medições, Orçamentação, Análise do Ciclo de Vida (ACV).
Atualizado em 25/07/2025