(Português) Alunos de Design do Produto vencem concurso de Design de Jogos de Tabuleiro Modernos
Publication date
[:pt]
Foram revelados os vencedores do 1º Concurso de Design de Jogos de Tabuleiro, uma iniciativa da ArtMatriz – Associação Cultural e Artística de Viana do Castelo que contou com a parceria da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da editora MEBO.
Este projeto teve início em fevereiro de 2021, durante o confinamento, com a intenção de promover a criatividade associada à criação de Jogos de Tabuleiro modernos alternativos e de tendência inovadora.
Os participantes, alunos do 2º ano do Curso de Design de Produto, orientados pelos professores João Martins e Luís Mota, tiveram várias sessões de acompanhamento à distância por membros e praticantes de jogos, onde lhes foi transmitido o que atualmente existe no panorama dos jogos de tabuleiro modernos e um pouco da história desta atividade.
No decorrer do desenvolvimento do projeto realizaram-se várias apresentações práticas, destacando-se a conversa com o Designer de Jogos Orlando Sá – autor de "Porto", ‘Rossio’ e, mais recentemente, do jogo "Pessoa" – que partilhou com os alunos o seu processo criativo e métodos de trabalho. Depois de terem sido apresentadas a concurso trinta e quatro ideias de protótipos, dezassete delas foram finalizadas. E os vencedores foram:
- º Lugar: "Hang" de Francisco Araújo, Patrícia Moreira e Sofia Teixeira
- º Lugar: "Ano 3000 Regresso a Casa" de André Antunes, António Ribeiro e Marco António
- º Lugar: "Agentes" de Alexandre Silva, Diana Sousa e Paulo Dias
Os jogos foram apresentados ao público na VianaCon 2021, convenção de jogos de tabuleiro modernos, que decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo nos dias 2 e 3 de outubro.
[:]