Skip to main content
(Português) A Escola

(Português) A Escola

A Escola

(Português)

A ESEnfVC foi criada em 1973, pelo DL 243/73, de 16 de Maio. Iniciou a sua atividade em Janeiro de 1974, com o curso de auxiliares de Enfermagem (29 alunos), que foi extinto em 11 de Setembro do mesmo ano pelo DL 440/74. Em Outubro de 1974, a Escola iniciou o curso de Enfermagem Geral.

Em 1989, é integrada na rede das Escolas Superiores de Enfermagem, prevista na Portaria 821/89, de 14 de Setembro, com a designação de Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo. Em 1990 inicia a lecionação do Curso Superior de Enfermagem – nível de bacharelato (Portaria 289/90, de 17 de Abril).

Com a regulamentação genérica dos cursos de estudos superiores especializados em enfermagem (Portaria 239/94, de 16 de Abril), em 1995, dá-se início ao curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Enfermagem da Comunidade e Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, terminando os primeiros especialistas a sua formação em 1997. No ano letivo de 1997/98 esta formação é alargada ao curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Reabilitação. No total foram concedidos 58 diplomas de cursos de Estudos Superiores Especializados.

Em 1999, pelo DL 353/99, de 3 de Setembro, são aprovadas as regras gerais a que fica subordinado o ensino de enfermagem no âmbito do ensino superior politécnico, instituindo o curso de licenciatura em Enfermagem (Portarias 799-G/99 e 799-D/99, de 18 de Setembro) e os cursos de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem (Portaria 268/02, de 13 de Março). O mesmo diploma aprova também as medidas de transição para os estudantes que se encontram a frequentar o bacharelato e para os bacharéis, com a criação do ano complementar de formação em Enfermagem (Portaria 799-F/99, de 18 de Setembro) e os cursos de complemento de formação em Enfermagem (Portaria 799-E/99, de 18 de Setembro), respetivamente. Pelo Despacho Normativo 7/2000, de 27 de Janeiro, são criados os estatutos e a Escola é integrada no IPVC pelo DL 99/2001, de 28 de Março.

Através do Despacho n.º 4/2007, publicado no DR, 2.ª Série, n.º 5, de 8 de Janeiro, foram homologadas as alterações aos Estatutos do IPVC que decorreram da referida integração. Com a entrada em vigor do Despacho Normativo n.º 7/2009, publicado no DR, 2.ª Série, n.º 26, de 6 de Fevereiro, que homologou os Estatutos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no quadro do novo regime jurídico das instituições de ensino superior aprovado pela Lei n.º 62/2007, de 10 de Setembro, a Escola passou a designar-se Escola Superior de Saúde.

Com o despacho nº 9272/2021 de 20 de setembro são homologados os estatutos da ESS, que decorrem da homologação das alterações aos Estatutos do IPVC, publicada através do despacho normativo nº 17/2021 de 28 de junho.

A ESS dispõe de um corpo docente especializado, qualificado, dinâmico e empenhado na formação, investigação, extensão à comunidade e transferência do conhecimento. Dispões de um corpo de outros colaboradores empenhados em proporcionarem um atendimento diferenciado e qualificado.

A ESS está equipada com modernos recursos laboratoriais e tecnológicos, que facilitam uma formação de excelência na área da saúde.

Os estudantes podem aceder a múltiplas atividades curriculares e extracurriculares, promotoras do desenvolvimento pessoal, social e profissional.

Conceito e Missão

(Português) A Escola Superior de Saúde (ESS), é uma unidade orgânica de ensino e investigação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ao serviço da sociedade, tem como missão formar profissionais de excelência no domínio da saúde, bem como criar, transferir e aplicar conhecimento, e contribuir para o desenvolvimento em saúde.

A ESS pretende formar cidadãos livres, criativos, críticos e solidários, com elevados níveis de competência, motivados e preparados para construírem a sua realização pessoal e profissional de modo ético, empreendedor e socialmente responsáveis.

A ESS valoriza a atividade do seu pessoal docente, investigador e não docente, estimula a formação académica e profissional dos seus estudantes e diplomados, bem como a sua mobilidade, tanto a nível nacional como internacional, designadamente no espaço europeu de ensino superior e na comunidade de países de língua portuguesa.

A ESS pretende, ainda, ser uma instituição reconhecida, pela qualidade da sua formação e investigação assente num corpo docente científica, técnica e pedagogicamente qualificado, como parceiro fundamental para os agentes sociais, económicos e culturais, participando, designadamente, em atividades de investigação e desenvolvimento, difusão e transferência do conhecimento e cultura, assim como de valorização económica do conhecimento científico.

A ESS desenvolve a sua atividade no domínio da saúde, no âmbito da formação e aprendizagem ao longo da vida, da investigação, da difusão e transferência de conhecimentos e da participação em redes de cooperação, nacionais e internacionais.

A ESS realiza as suas atividades visando os seguintes fins:
a) Assegurar a formação e a aprendizagem ao longo da vida dos cidadãos nas dimensões humana, cultural, científica, pedagógica e técnica de alto nível que os habilite para o desenvolvimento das competências adquiridas;

b) Realizar investigação nas suas áreas específicas de formação;

c) Organizar e participar em projetos de cooperação de âmbito científico, técnico e cultural com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais;

d) Prestar serviços à comunidade numa perspectiva de valorização e promoção recíprocas e de desenvolvimento da região onde está inserida.

Updated on 06/09/2023