Skip to main content
Print Friendly, PDF & Email

(Português) App de estudantes do IPVC

Publication date

24/04/2024

[:pt]

A App Viana + Acessível foi desenvolvida por estudantes do Politécnico de Viana do Castelo e está já implementada na cidade de Viana do Castelo. No entanto, é intenção dos dois promotores adaptá-la e levá-la a outras localidades, nomeadamente no norte de Espanha. O projeto foi apresentado em Vila Real, no âmbito do IV Seminário de Intercâmbios de Experiências.

Disponível apenas para a cidade de Viana do Castelo, a App Viana + Acessível foi agora apresentada em Vila Real e poderá chegar a vários concelhos do norte de Portugal, mas também à Galiza.

Desenvolvida por estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, em colaboração com o Município de Viana do Castelo, a App, disponível para PlayStore e AppStore, destina-se a pessoas com mobilidade reduzida e potencia, de forma simples e intuitiva, o acesso a rotas adequadas à condição de cada utilizador, promovendo a sua segurança, independência e autonomia.

A App foi apresentada em Vila Real, durante o IV Seminário de Intercâmbio de Experiências, no âmbito do Turismo, promovido pelo Eixo Atlântico.

Viana + Acessível foi desenvolvida por David Verde e Tânia Silva, licenciados em Engenharia Informática e com mestrado em Cibersegurança, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo.

Centrada na temática do turismo acessível, a edição deste ano do Seminário de Intercâmbio de Experiências, além dos dois alumni do IPVC, contou também com a presença de Sara Paiva, pró-presidente do IPVC e coordenadora da App. Depois do impacto positivo em Viana do Castelo, Sara Paiva salientou o facto de a Viana + Acessível ser “uma necessidade já reconhecida” por várias entidades, nomeadamente municípios.

A Viana + Acessível, projeto desenvolvido em articulação com o IPB, é alimentada por “um sistema de informação geográfica” do Município de Viana do Castelo, que possui mais de 1.100 ruas classificadas em termos de adequabilidade a diferentes públicos e necessidades. Futuramente, deverá também fazer referência a transportes públicos, privilegiando autocarros elétricos ou veículos partilhados. Deverão também ser incorporados dashboard de dados que, entre outras funcionalidades, permitirão o cruzamento de dados para análise de padrões de mobilidade.

O design da App foi da responsabilidade da estudante Caroline Carvalho Barbosa, no âmbito da sua tese de mestrado em Design Integrado, com orientação da docente Ana Curralo.

Depois de implementada em Viana do Castelo, é agora propósito dos dois alumni do IPVC alargar o projeto. Para isso, criaram já a start-up Mob2iS, que tem o objetivo de levar a solução até outras localidades.

“A Mob2iS tem o objetivo de recomendar rotas acessíveis e personalizadas aos utilizadores, tendo em conta o tipo de mobilidade condicionada que estes apresentam, assim como os critérios importantes, como declive, tempo ou adequabilidade da rota”, explicam David Verde e Tânia Silva.

[:]

Updated on 26/04/2024