Skip to main content
Print Friendly, PDF & Email

(Português) Capacitação internacional sobre turismo sustentável

Publication date

27/05/2024

[:pt]

Coordenado pelo IPVC, o projeto SUST Turismo centra-se na promoção do turismo sustentável e em formações inovadoras, orientadas para docentes e estudantes, originários de instituições de ensino superior de Angola e Cabo Verde.

Até ao final da semana, o Politécnico de Viana do Castelo promove a Semana Internacional do Projeto SUST Turismo. Trata-se de uma ação desenvolvida no âmbito do projeto coordenado pelo IPVC, que tem como principal objetivo a capacitação e a formação de docentes, estudantes e outros profissionais angolanos e cabo-verdianos na área do turismo sustentável, centrado na empregabilidade, no empreendedorismo e no crescimento económico.

Além do Politécnico de Viana do Castelo e das instituições de Angola e Cabo-Verde, o SUST Turismo (Responsabilidade e Sustentabilidade Turística), projeto desenvolvido no âmbito do programa europeu Erasmus +, conta com a participação de outras instituições de ensino superior de Espanha e de França.

A Semana Internacional do Projeto SUST Turismo arrancou com uma receção no edifício dos Serviços Centrais do IPVC. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, desejou a todos uma excelente semana de trabalho: “O turismo é uma área muito importante para a região, mas também para o IPVC, que tem a preocupação de formar estudantes, do curso de licenciatura em Turismo, atentos às questões da promoção turística, alertando sempre para o impacto que a ação turística tem. E trabalhar com colegas de instituições de ensino superior oriundas de países de Língua Oficial Portuguesa tem para nós um significado muito especial”, defende o presidente do IPVC, acrescentando que o SUST Turismo é um projeto com “vantagens para todas as partes”, porque permite “uma troca de experiências e uma partilha de aprendizagens interessante.”

Já o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, falou de uma “trilogia fundamental”, que envolve a academia, o território e, num sentido mais abrangente, a relação da região com instituições internacionais. “Projetos como o SUST Turismo permitem a partilha de boas práticas nacionais com outros países, especialmente com os PALOP. E o IPVC tem aqui um papel fundamental ao formar ativos válidos, capazes de diferenciar, mas também promover o desenvolvimento da região”.

Até ao momento, foi já desenvolvida uma ação de formação sobre “Responsabilidade e Sustentabilidade Turística”, com a participação de professores de várias instituições de ensino superior europeias, entre elas o Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade de Santiago de Compostela e a ESCP Business School, angolanas e cabo-verdianas.

O principal objetivo a Semana Internacional é “finalizar a formação dos docentes envolvidos, aproveitando para os mesmos terem um contacto com iniciativas turísticas inovadoras e sustentáveis, distribuídas por Viana do Castelo, Valença e Vigo”, explicou o docente Nuno Domingues. “Esta semana representa uma etapa final de formação dos professores. Uma semana que muito nos deixa satisfeitos, pelo grau de inovação e valor acrescentado”.

Formados os docentes, o projeto passa para um nível seguinte: formação de 80 estudantes das instituições parceiras envolvidas. Numa fase seguinte, serão criados quatro grupos de trabalho e desenvolvidos “Projetos de Empreendedorismo Turístico (PET)”. Serão avaliados e eleitos os PET mais relevantes. Os vencedores serão apresentados, em maio de 2025, na conferência final, a decorrer em Angola.

[:]

Updated on 06/06/2024