Skip to main content
Print Friendly, PDF & Email

(Português) Dia Internacional das Raparigas nas TIC

Publication date

23/05/2024

[:pt]

A iniciativa mobilizou mais de 250 estudantes do ensino secundário e profissional da região norte, com o objetivo de estimular o interesse das jovens alunas pelas áreas das engenharias e das tecnologias. A sessão de abertura foi acompanhada pelo secretário de Estado para a Modernização e Digitalização.

No âmbito do Dia Internacional das Raparigas nas TIC, o Politécnico de Viana do Castelo participou no STEM Labs: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia, do Programa Nacional Engenheiras Por Um Dia, que juntou, no Centro Cultural de Viana do Castelo, mais de 250 estudantes, esta quarta-feira.

Na edição deste ano, a iniciativa desenvolvida pelo IPVC foi acompanhada pela pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a área dos Sistemas de Informação, Sara Paiva, o secretário de Estado para a Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

A iniciativa, desenvolvida no âmbito do Projeto PRR/Baits-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia), contou com a participação de mais de 250 estudantes do ensino secundário e profissional da região norte. Ao longo do dia, o Politécnico de Viana do Castelo desenvolveu várias atividades, com o fundamento de estimular o interesse das jovens alunas pelas áreas das engenharias e das tecnologias:

  • Construção de Estruturas em Gomas e Palitos
  • Controlo qualidade de alimentos
  • Demonstração prática da técnica de gelificação
  • Escape Room com Pensamento Computacional
  • Coberturas e Paredes Verdes
  • Imagens aéreas (UAVs/Drones) e espaciais (Satélite)
  • Análise de salto Vertical através de plataforma de força e acelerómetro
  • Simulação para aplicações da indústria 4.0

O programa Engenheiras Por Um Dia foi lançado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, em 2017, e tem como objetivo “promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos, e combater os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira”.

[:]

Updated on 06/06/2024