Skip to main content
Print Friendly, PDF & Email

(Português) 50 anos de Abril | Ensino em Portugal

Publication date

24/04/2024

[:pt]

Nestes 50 anos sobre o 25 de Abril de 1974, o Politécnico de Viana do Castelo recorda os principais acontecimentos relacionados com o ensino, possíveis após a Revolução dos Cravos.

1974: Com o fim da ditadura, Portugal estabelece a escolaridade obrigatória de 6 anos, garantindo o acesso gratuito à educação primária para todas as crianças.

1976: A Constituição Portuguesa consagra o direito à educação como um direito fundamental, construindo o caminho para uma educação pública e universal.

Começam a ser extintas as instituições de ensino médio e foi criado o ensino superior de curta duração.

1979: As instituições de ensino superior de curta duração passam a designar-se instituições de ensino superior politécnico e a agregar várias escolas superiores.

1985: São criados os primeiros Institutos Politécnicos em Portugal, marcando o início de uma nova era no ensino superior, mais focada na formação técnica e profissional.

1986: Foi criado o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e publicada a Lei de Bases do Sistema de Ensino (Lei n.º 46/86 de 14 de outubro), que reservava para o ensino politécnico a atribuição do grau de bacharel e para o ensino universitário a atribuição dos graus de licenciado, mestre e doutor.

1997: A revisão da Lei de Bases do Sistema Educativo reestrutura o sistema educacional, promovendo a descentralização, a autonomia das escolas e a diversificação curricular.

2000: O Programa e-Escolas é lançado, visando equipar as escolas com tecnologia de ponta e promover a integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem.

2005: Dá-se a reforma dos graus académicos, em virtude do Processo de Bolonha – ensino politécnico passa a conferir também os graus de licenciado e de mestre

2009: O Ensino Profissional é reforçado como uma alternativa válida ao ensino regular, oferecendo percursos formativos mais adaptados às necessidades do mercado de trabalho.

2012: O Plano Nacional de Leitura é implementado, com o objetivo de melhorar os níveis de literacia e promover o gosto pela leitura entre os alunos.

2020: A pandemia de COVID-19 acelera a digitalização do ensino, levando à implementação massiva do ensino à distância e à necessidade de repensar modelos pedagógicos.

2024: Hoje, celebramos os 50 anos do 25 de abril, reconhecendo os avanços significativos na educação em Portugal, desde a democratização do acesso à escola até à modernização do ensino superior.

[:]

Updated on 24/04/2024