Início / (Português) Marketing Digital
Presentation
(Português)
De acordo com estudos recentes, a utilização da Internet atinge cerca de 80% da população portuguesa. Em termos individuais, a Internet permite um acesso a informação, serviços e produtos, muitas vezes inacessíveis de outra forma, o que tem provocado uma alteração nos hábitos dos consumidores, nomeadamente na utilização de plataformas de comunicação via internet, redes sociais e na relação com a administração pública, serviços financeiros, saúde e educação.
No contexto empresarial, esta realidade obriga a uma presença online qualificada constantemente pelo consumidor, de forma a estabelecer e manter relacionamentos competitivos com o mercado, onde o digital e o físico estarão obrigatoriamente mais integrados. É neste contexto que se nota uma crescente procura por profissionais com qualificação ao nível de estratégias e táticas de marketing digital.
(Português)
A frequência do ciclo de estudos na área do Marketing Digital responde, na perspetiva do IPVC, a esta necessidade do mercado, conciliando a vertente de gestão e marketing com a vertente da informática aplicada. Tendo como área científica predominante o Marketing, o CE contém UC de outras áreas científicas, sendo uma delas fundamental (informática) e outra complementar (matemática).
Com esta estrutura, pretende-se dotar os futuros estudantes de competências na área do planeamento estratégico e da sua operacionalização, capazes de integrarem equipas ou de desenvolverem as suas atividades de forma autónoma. Na zona de influência do IPVC, a oferta de formação de segundo ciclo em marketing digital é muito limitada (podendo mesmo afirmar-se que esta oferta é parca em todo o território nacional), pelo que tal se afigura como uma oportunidade para os futuros alunos e para o tecido empresarial, maioritariamente constituído por PME.
Access
(Português)
Podem candidatar-se:
Goals
(Português)
O objetivo do Ciclo de Estudos consiste em adquirir, desenvolver e consolidar conhecimentos que permitam criar uma estratégia de marketing adequada e, em simultâneo, responder aos desafios da era digital.
Considerando as especificidades do contexto digital, o curso desenvolve um conjunto de competências técnicas complementares das áreas de marketing, comunicação e informática. Pretende-se desenvolver a criação de ações estratégicas de marketing e de processos de comunicação bidirecionais, num contexto marcado pelo crescimento dos conteúdos gerados pelo utilizador e da interatividade nos social media.
O Ciclo de Estudos visa fomentar o desenvolvimento de competências de pesquisa, investigação, análise crítica, e aplicação prática, promovendo o desenvolvimento de projetos e de competências de comunicação de natureza profissional e científica.
Professional outcomes
(Português)
Study Plan
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Comércio Eletrónico | EIM | S1 | TP:32.00 | 5.00 | Consult |
Digital Branding | OLM | S1 | TP:32.00 | 5.00 | Consult |
Marketing de Conteúdo e Criatividade | OLM | S1 | TP:32.00 | 4.00 | Consult |
Marketing Digital | OLM | S1 | TP:32.00 | 5.00 | Consult |
Marketing nas Redes Sociais | OLM | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consult |
Search Engine Marketing | EIM | S1 | TP:32.00 | 5.00 | Consult |
Análise de Dados em Marketing | MAT | S2 | TP:48.00 | 5.00 | Consult |
Analítica Digital | EIM | S2 | TP:32.00 | 5.00 | Consult |
Comunicação Integrada de Marketing | OLM | S2 | TP:32.00 | 5.00 | Consult |
Design Gráfico e Desenvolvimento de Conteúdos Digitais | EIM | S2 | TP:32.00 | 5.00 | Consult |
E-Mail Marketing e Automação | EIM | S2 | TP:32.00 | 5.00 | Consult |
Metodologia de Investigação em Marketing | OLM | S2 | TP:32.00 | 5.00 | Consult |
Curricular Unit | Area | Type | Contact hours | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Dissertação / Projeto / Estágio | OLM | A | OT:352.00 | 54.00 | Consult |
Projeto de Marketing Digital | OLM | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consult |
Processo: A3ES NCE/22/2200590 (aprovado em 2023/07/27, pelo período de 6 anos).
These cookies are necessary for the Platform to function and cannot be disabled on our systems. This type of cookies includes only basic functionalities, and they do not store any personal information.
These cookies enable the Web site to provide enhanced functionality and personalization. They may be set by us or by external providers whose services we have added to our pages. If you do not allow these cookies some or all of these features may not work properly.