(Português) Apresentação

(Português) Apresentação

A Escola

(Português)

A Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e está localizada no centro urbano de Valença – uma vila histórica, na margem esquerda do rio Minho, de rara beleza paisagística e com elevado potencial de desenvolvimento económico e social.

A ESCE disponibiliza uma oferta formativa variada aos níveis de graduação e pós-graduação e, também, de especialização tecnológica. Paralelamente a estas atividades formativas, a ESCE tem-se ainda destacado na organização regular de conferências, seminários, exposições e outros eventos e atividades de disseminação de conhecimento, contribuindo assim para o enriquecimento cultural e cívico dos seus alunos, bem como da comunidade envolvente.

Para além da elevada qualidade do ensino ministrado, a ESCE proporciona aos seus alunos um ambiente de ensino-aprendizagem de excelência, onde se notam a proximidade e bom relacionamento entre professores e alunos, dinamismo e empenho do seu corpo docente e colaboradores, que continuamente envidam esforços para o sucesso do projeto ESCE, e em consequência, dos seus alunos.

Retrospetiva

(Português)

O Ensino Superior Politécnico, em geral, e as Escolas Superiores que o integram, em particular, foram criados com o objetivo de se constituírem como centros de formação cultural e técnica de nível superior, aos quais cabe ministrar a preparação para o exercício de atividades profissionais altamente qualificadas e promover o desenvolvimento das regiões em que se inserem.

No âmbito da prossecução deste duplo objetivo nasceu a Escola Superior de Ciências Empresariais [ESCE] em Valença, unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], criada pelo Decreto-Lei n º 264/99 de 14 de julho entretanto autorizada a conferir os graus de Bacharel e de Licenciado através da Portaria n º 692/2001 de 10 de Julho.

A ESCE – IPVC, desde a sua fundação, funcionou até setembro de 2016, provisóriamente no antigo Colégio Português, bonito edifício centenário de grande tradição no ensino local e que, para o efeito, foi devidamente beneficiado e adaptado. Atualmente, funciona num edifício construído para o efeito, equipado com infraestruturas de última geração.

Por sua vez, Valença é a sede de um concelho transfronteiriço (Alto Minho) com um grande potencial de desenvolvimento económico, social e cultural, ocupando uma posição geográfica ímpar no centro da Euro Região Norte de Portugal/ Galiza.

Na verdade, a adesão de Portugal à Comunidade Europeia, com a subsequente abolição das fronteiras e a concretização do mercado único europeu, contribuiu decisivamente para a transformação da realidade socioeconómica do país. Esta realidade que resulta da integração europeia, por um lado, e das interligações crescentes dos mercados à escala global, por outro, propicia a criação de novas oportunidades para o tecido empresarial. Contudo, para que essas oportunidades possam ser plenamente aproveitadas é absolutamente indispensável formar recursos humanos altamente qualificados que possam contribuir para o desenvolvimento e modernização do sector económico.

Foi no sentido de contribuir para a realização deste objetivo – essencial para o desenvolvimento nacional e, em particular, para o desenvolvimento da região em que se insere – que a ESCE iniciou a sua atividade letiva em novembro de 2001. Combinando uma formação com metodologias inovadoras e com a utilização de instrumentos de gestão, a ESCE, com os seus cursos, proporciona saberes e competências hoje indispensáveis no mercado de trabalho.

Sempre atenta à conjuntura laboral, a ESCE tem promovido, desde o início da sua atividade, contatos e consultas aos agentes económicos da região com o intuito de aferir outras necessidades de recursos humanos especializados. A análise das informações recolhidas e das características geográficas, empresariais (emergência de vários polos industriais, muitas vezes em articulação com o tecido empresarial galego) e infraestruturais (desenvolvimento de redes viárias; interligações portuárias e aeroportuárias; redes de fibra ótica) da região permitiu verificar que, entre outras, existia uma forte carência de recursos humanos especializados em áreas como a Logística, Contabilidade e o Marketing. Foi com base nestas premissas que a ESCE consubstanciou a sua oferta formativa, entre as quais de destacam os CTeSP, as Licenciaturas, as Pós-graduações e os Mestrados.

O Presente e o Futuro

(Português)

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC], em Valença, enquanto centro de criação, transmissão e difusão de ciência, de tecnologia e de cultura tem como vocação o ensino/aprendizagem, a investigação e o desenvolvimento das ciências empresariais contribuindo, desta forma, para promover o desenvolvimento nacional e regional. Desde setembro de 2016 dispõe de um novo campus com condições excecionais. A ESCE-IPVC propõe-se formar quadros médios e superiores com sólida formação cívica e humana e elevado nível de preparação científica, cultural e técnico-profissional na área das Ciências Empresariais, correspondente aos graus que confere. Com a formação de elevada qualidade que ministra, a ESCE-IPVC pretende contribuir para a melhoria do desempenho das organizações da região estabelecendo uma relação estreita com a comunidade envolvente.

Para além das Licenciaturas e mestrados que leciona a ESCE-IPVC desenvolve outras atividades que visam promover o desenvolvimento da comunidade e do tecido empresarial em particular, como sejam Pós-Graduações, ações de formação de curta duração, conferências e exposições, da qual se destaca as “Conferências de Valença“ que abordam os mais diversos temas ligados às Ciências Empresariais e no qual têm colaborado prestigiados académicos e gestores nacionais e internacionais.

Adicionalmente a estas atividades, a ESCE-IPVC tem ainda levado a cabo exposições coletivas de pintura, de artesanato, de trajes, de rádios a válvulas e de fotografia, Feiras do Livro, bem como semanas culturais.

Privilegiando, naturalmente, consolidação do projeto científico e pedagógico da ESCE, o desenvolvimento da missão que presidiu à sua criação impõe três objetivos fundamentais:

• Promover uma maior interação com os agentes económicos e sociais, incentivando os
docentes a manter ligações estreitas com a comunidade empresarial, nomeadamente através da realização de conferências e debates temáticos.

• Reforçar a sua atuação no âmbito da formação de curta duração, da formação de nível V  (CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais) e da formação pós-graduada. Assim, a ESCE-IPVC procura constituir-se como um espaço de aprendizagem permanente numa região cuja população ativa apresenta baixos níveis de escolaridade e, assim, contribuir para qualificar formação e a competitividade dos recursos humanos que integram o tecido empresarial local;

• No sentido de potenciar as capacidades empreendedoras dos seus alunos foi criado, em 2012, o Leaders for the Future – Projeto Individual Integrado. Este projeto é levado a cabo durante os três anos pelos discentes dos diferentes ciclos de estudos, com o contributo das unidades curriculares diretamente relacionadas. No final dos três anos o output final permite aos alunos disporem de um plano de negócio totalmente operacional e de possível implementação, sendo uma importante ferramenta para a criação do próprio negócio e consequente empregabilidade.

• O Leaders for the Future – Projeto Integrado Individual foi distinguido com o primeiro lugar nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial – Categoria Investimento nas Competências Empreendedoras.

• E porque o empreendedorismo não tem fronteiras, a ESCE, organiza anualmente o EIJE – Encontro Internacional de Jovens Empreendedores, uma iniciativa de trabalho colaborativo e pioneira, realizada pela Escola com diferentes instituições de ensino estrangeiras. O programa inclui vários workshops e conferências, ligadas à inovação e ao empreendedorismo onde os alunos desenvolvem capacidades e apresentam os seus projetos de negócio.

• É no contexto da realização destes objetivos que a ESCE, apoiada numa equipa qualificada e motivada, consolida cada vez mais o projeto que presidiu à sua criação, contribuindo de forma efetiva para um crescimento integrado e sustentado da sua área de influência primária.

Updated on 11/01/2021