(Português) JORNADAS EM CIÊNCIAS BIOTECNOLÓGICAS
Enquadramento e objetivos
As Ciências da Vida e a Biotecnologia têm suscitado um interesse crescente por parte do público, em geral, devido às suas potencialidades para, nas próximas décadas, passarem a constituir áreas de ponta nos domínios da ciência, da indústria e do emprego.
A Biotecnologia assume-se como uma Tecnologia Facilitadora Essencial, cuja investigação e inovação têm como objetivos desenvolver produtos e processos industriais competitivos, sustentáveis e inovadores e contribuir como motor da inovação em variados setores tais como agricultura, alimentação, química e saúde. Outras fontes chave de inovação estão na interface entre biotecnologia e outras tecnologias facilitadoras e de convergência, em particular as nanotecnologias e as TICs, nomeadamente com aplicações em sensores e diagnóstico.
No quadro atual de uma população global crescente, que depende de recursos naturais, a Biotecnologia ajudará, certamente, a enfrentar os desafios com que a sociedade se depara, em particular, a sustentabilidade da agricultura e a segurança alimentar, a economia de baixo carbono, a inovação no abastecimento e tratamento de água, e a valorização de resíduos em recursos, promovendo a bioeconomia circular, sustentável e baseada no conhecimento.
Como resposta a estes desafios a ESA-IPVC, através de projetos de ensino, como o curso de Licenciatura em Biotecnologia e o curso Técnico Superior Profissional em Indústrias Biotecnológicas, e de I&D+i, pretende acompanhar os avanços científicos e tecnológicos nos domínios da Biotecnologia e contribuir para o desejável desenvolvimento sustentado de territórios e Organizações, promovendo processos de produção sustentáveis, baseados em aplicações biotecnológicas que visem a otimização dos processos, a utilização responsável dos recursos naturais e o tratamento e valorização de resíduos e efluentes, assim como a inovação em processos com vista ao desenvolvimento de novos produtos para os setores alimentar, cosmético, farmacêutico, entre outros.
No âmbito da 7ª Semana das Ciências da Vida e da Terra desenvolvem-se as 10as Jornadas de Ciências Biotecnológicas promovidas pelas Comissões do Curso de Licenciatura em Biotecnologia e Curso Técnico e Superior Profissional em Indústrias Biotecnológicas, nas quais se pretendem apresentar e discutir temas atuais que incidem sobre as principais áreas de competência destes cursos, respondendo aos interesses e expectativas dos alunos destes cursos e dos restantes alunos da Academia, visando a participação dos docentes, investigadores e técnicos do IPVC, profissionais e entidades do setor.
O evento contará, no dia 21 de novembro de 2022, com sessões técnico-científicas organizadas em dois painéis temáticos: Domínios de Aplicação da Biotecnologia e Biotecnologia e Sustentabilidade.
Comissão Organizadora
Ana Cristina Rodrigues, Ana Isabel Ferraz, Álvaro Queiroz, Isabel Afonso Paula, Júlio César Lopes, Ana Patrícia Guedes
Programa
14h00 – Receção dos participantes
14h10 – Abertura das Jornadas
Painel 1 – Domínios de Aplicação da Biotecnologia
Moderação: Ana Isabel Ferraz, Ana Patrícia Guedes, Júlio César Lopes
14h20- Terapias naturais para o combate de infeções microbianas
Maria Elisa Rodrigues, Grupo de Investigação BIOFILM, CEB-UM
14h40 – Sustentabilidade e economia circular – Soluções têxteis valorizadas com resíduos vegetais
Augusta Silva, CITEVE
15h00 – Estratégias de Engenharia de Tecidos com Tecnologias Magnéticas aplicadas à regeneração do tendão
Adriana Vinhas, Instituto de Investigação 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos
15h20 – Caracterização e valorização de bagas e frutos silvestres autóctones na região do Alto Minho
Jéssica Domingues, ESA-IPVC
15h40 – Debate
15h50 –Pausa para café/ Sessão de Posters
Painel 2 – Biotecnologia e Sustentabilidade
Moderadores: Ana Cristina Rodrigues, Álvaro Queiroz, Isabel Afonso Paula
16h10 – Biotecnologia Ambiental: Da produção de Energia à monitorização ambiental com Células de Combustível Microbianas.
Luciana Peixoto, Grupo de Investigação BRIDGE, CEB-UM
16h30 – Microbioma da uva Alvarinho
Paulo Fernandes (CISAS-IPVC)
16h50 – Bioeconomia circular no setor vitivinícola: opções de aplicação e desafios da explorabilidade de biochar produzido a partir de podas de vinha
Ana Isabel Ferraz (proMetheus- IPVC)
17h10 – Debate
17h20 – Encerramento