(Português) IPVC integra consórcio e investe na formação em saúde digital
Publication date

O Politécnico de Viana do Castelo prepara-se para avançar com uma série de formações especializadas no âmbito da transformação digital da saúde. Integradas no projeto nacional Digital4Health, as ações que irão decorrer na Escola Superior de Saúde, visam preparar os profissionais do setor para os desafios da medicina digital e da inovação tecnológica nos cuidados de saúde.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem em curso um plano de formação que visa qualificar 360 profissionais de saúde até 2026, no âmbito do projeto nacional Digital4Health – Saúde Digital em Portugal, promovido pelo consórcio com o mesmo nome. Através da Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), a instituição integra esta iniciativa pioneira no contexto do Programa Impulso Mais Digital, financiado pelo PRR.
As formações são dirigidas a profissionais no ativo e têm como foco principal a modernização do ensino, através de novas metodologias pedagógicas e tecnológicas, que incluem a digitalização das ciências básicas, a otimização das simulações de ensino e a criação de sistemas avançados de informação clínica.
No atual contexto de transformação acelerada no setor da saúde, o Politécnico de Viana do Castelo posiciona-se como agente estratégico de capacitação, alinhando a formação com as necessidades reais dos serviços de saúde e dos profissionais que neles atuam.
O projeto Digital4Health, no qual o IPVC é copromotor, é liderado pela Universidade Católica Portuguesa e conta com a participação da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa, da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, da Universidade de Aveiro, do ISAVE, do Politécnico de Bragança e do Politécnico Jean Piaget do Norte e do Sul e a Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu.
No seu conjunto, o consórcio aposta na excelência e inovação na formação em saúde, promovendo a adaptação dos profissionais às novas exigências da medicina digital e às mudanças tecnológicas, científicas e sociais que marcam o setor.
Através da Escola Superior de Saúde, o Politécnico de Viana do Castelo reforça, desta forma, o seu compromisso com uma formação técnica e científica avançada, ao serviço da qualidade dos cuidados, da modernização do sistema de saúde e da capacitação das equipas multidisciplinares.