Apresentação
Curso de Formação
Registo de acreditação (CCPFC): CCPFC/ACC-87147/16
Existe um vasto corpo de conhecimentos baseado na investigação que evidencia a importância de abordagens de aprendizagem centradas na colaboração entre alunos (e.g., Johnson & Johnson, 1999). Dentro destas têm merecido especial interesse as aprendizagens mediadas pelos pares (AMP), conceito abrangente que inclui a tutoria de pares e a aprendizagem cooperativa em pequenos grupos.
Nestas abordagens o contexto social de sala de aula e a heterogeneidade do grupo-turma são encarados como um recurso para promover resultados académicos e não académicos.
Com efeito, a investigação tem demonstrado os efeitos da AMP ao nível das aprendizagens (conhecimentos, competências e atitudes) e ao nível de resultados socio-emocionais, do autoconceito, motivação, comportamento, competências sociais, entre outros (ver revisões sobre os efeitos da AMP, e. g., Bessa & Fontaine, 2002 ; Ginsburg-Block, Rohrbeck & Fatuzzo, 2006 ; Johnson et al., 1981).
A formação de professores nesta área permite alargar o leque das suas competências pedagógicas e didáticas, preparando-os para desenvolver abordagens ativas e centradas nos alunos em sala de aula, em alternativa ou em complemento de abordagens centradas no professor que continuam a ser predominantes no modelo de ensino tradicional.
Vagas: Mínimo – 10 ; Máximo – 25
Local: Viana do Castelo