Centro Desportivo

Centro Desportivo

O Centro Desportivo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [CD–IPVC], criado em 2003, foi concebido para proporcionar condições de excelência ao nível do bem-estar físico e intelectual a todos os membros da sua População Académica.

Para além de um Ensino de qualidade, pretende-se com o Centro Desportivo do IPVC o incutir de práticas de vida saudáveis.

Ultrapassada a ideia de que uma Instituição de Ensino deverá estar apenas voltada para componentes teórico-didácticas, o Instituto Politécnico aposta numa maior abrangência do Ensino: a necessária articulação da Educação e da Formação para a vida, fomentando a prática de uma vida saudável.

O Centro Desportivo do IPVC é uma mais-valia que constitui uma vertente de excelência aliada ao Ensino ministrado nesta instituição e da qual faz parte. Estabelece-se assim o justo paralelismo entre o que de melhor se faz já há largos anos nos países mais desenvolvidos da União Europeia.

Através desta estrutura para a prática de desporto, o Instituto Politécnico procura apoiar as Associações de Estudantes nas suas actividades, promover a participação dos alunos em torneios universitários e proporcionar aos seus Estudantes, Docentes e Colaboradores infra-estruturas de qualidade para a prática de várias áreas do desporto.

O Centro Desportivo do IPVC disponibiliza já as mais variadas modalidades que poderão ser praticadas no Centro Académico, nas instalações da Escola Superior de Educação ou nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

As instalações do Centro Desportivo encontram-se sediadas atualmente no Centro Académico, no Largo 9 de Abril (antigo Largo BC9).

O Centro Desportivo do IPVC tem como principais objectivos:

    • Proporcionar o bem-estar físico e psíquico de toda a População Académica do IPVC;
    • Oferecer infra-estruturas de qualidade que permitam a prática de desporto com condições acessíveis e ajustadas às necessidades de toda a População do IPVC;
    • Fomentar a célere integração dos novos alunos através dos eventos desportivos organizados anualmente;
    • Disponibilizar a prática de Desporto como importante elemento de ocupação dos tempos livres;
    • Contribuir para o contacto entre alunos das diferentes Escolas Superiores.

Inscrições

Acesso ao Centro Desportivo
A acessibilidade ao Centro Desportivo [CD] é permitida a toda a Comunidade, sendo que os alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] terão prioridade absoluta sobre quaisquer outros utentes.

Nota: são considerados utentes externos todos os que não sejam alunos(as) do IPVC. No que diz respeito ao pagamento das mensalidades, os docentes e funcionários do IPVC beneficiam das mesmas regalias dos alunos, devendo proceder ainda ao pagamento do Seguro Desportivo.

Como inscrever-se?
Deverá dirigir-se às instalações do Centro Desportivo e realizar todo o processo de inscrição no local.

Preço do Seguro Desportivo (apenas para utentes externos e ex-alunos): 16, 00 Euros

Nota: A inscrição e consequente acesso ao Centro Desportivo é apenas válida após confirmação de todos os dados (de acordo com a lei vigente)* e respetivo pagamento da modalidade em que pretende inscrever-se.

Descrição das Modalidades de Pagamento
Jóia:
Montante: 5 Euros

Modalidades de Pagamento:
Alunos e Funcionários | Modalidade Total – 15 Euros
Ex-Alunos | Modalidade Total – 20 Euros
Externos | Modalidade Total – 25 Euros

Pagamento Trimestral – 15% de desconto
Pagamento Semestral – 25% de desconto
Pagamento da Anuidade – 35% de desconto

*A Lei foi alterada, não sendo necessária a apresentação de atestado médico para a prática desportiva que não se realize no âmbito das federações desportivas, conforme especificado na lei vigente:

Lei n.º 5/2007 de 16 de Janeiro
Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto

SECÇÃO III
Proteção dos agentes desportivos
Artigo 40.º

  1. Medicina desportiva
    O acesso à prática desportiva, no âmbito das federações desportivas, depende de prova bastante da aptidão física do praticante, a certificar através de exame médico que declare a inexistência de quaisquer contra-indicações, a regulamentar em legislação complementar.
  2. No âmbito das atividades físicas e desportivas não incluídas no número anterior, constitui especial obrigação do praticante assegurar-se, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicações para a sua prática.

Modalidades


Musculação

Desenvolvimento da força, da resistência e da tonificação muscular. Pode ser praticada como recuperação da condição física e como complemento de outras actividades/modalidades físicas/desportivas, com o apoio de máquinas isotónica e pesos livres.

Cardiofitness
Visa a melhoria da condição física em geral, desenvolvendo especialmente a capacidade cardio-respiratória, vascular e perda de peso.

Pump
Modalidade de exercícios, praticada com barras e pesos, em movimentos sincronizados, voltados para a resistência física e definição muscular.

Extreme cardio / Core / GP / Arms
Aulas rápidas de 15 a 25 minutos, com intensidade elevada e foco em determinados grupos musculares.

Circuito
Integração de diferentes exercícios, feitos em sequência. O grupo de exercícios pode ser apenas muscular ou intercalado com atividades aeróbicas leves.

Localizada
Forma de exercício que consiste em uma variedade de movimentos simples, muitas vezes rítmicos, geralmente feitos sem o uso de equipamentos.

Pilates
Método de alongamento e exercício físico em que se utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Step
Modalidade em que se executam diversos movimentos sincronizados de braços e pernas, ao som de música, utilizando uma pequena plataforma para subir e descer.

Gap
Glúteos, abdominais e pernas. GAP é uma aula de ginástica localizada que tem como objetivo melhorar a resistência, tonificação e definição muscular.

Técnicas de Combate
Além de aprender defesa pessoal, exercita todos os músculos do seu corpo, uma vez que treina vários exercícios em pé, de joelhos ou no chão.

Personal Trainer
O personal training é um conceito de treino onde é possível ter um planeamento e acompanhamento à medida, mais motivador e com resultados mais rápidos.

Natação
Modalidade desenvolvida em protocolo com o Viana Natação Clube. Mais informações através do e-mail: centrodesportivo@ipvc.pt.

Instalações

Os utentes do Centro Desportivo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo encontrarão uma sala de musculação equipada com as mais variadas máquinas destinadas a trabalhar os diferentes grupos musculares, nomeadamente os dos membros inferiores e superiores, entre outros equipamentos em que poderás dedicar-te à prática de exercícios de modalidades mais específicas como cardiofitness , culturismo ou manutenção, recorrendo, sempre que o necessitares à orientação de um técnico.

Uma outra estrutura para este Centro Desportivo foi concebida completando uma variedade de modalidades que são disponibilizadas: a sala polivalente, equipada com steps de 3 níveis, plastrons entre outros, com os indispensáveis balneários. É neste espaço que decorrem as aulas nas modalidades de Pump, Extreme, Circuito, Localizada, Pilates, Step, Gap, Técnicas de Combate, em horários compatíveis com os dos Estudantes.


Campo de Jogos no Campus da ESTG – IPVC
(Viana do Castelo)
Foram construídos 2 campos de jogos equipados com tabelas de basquetebol para a prática de modalidades como o basquetebol e jogos de futebol de 5 ao ar livre.

Campo de Futebol de 7, com relvado sintético, situado no Campus da ESE – IPVC (Viana do Castelo)
Foi construído um campo de jogo, com relvado sintético, de Futebol de 7, que apresenta todas as condições necessárias para a prática do mesmo.

Mais informações sobre o aluguer das instalações através do e-mail: centrodesportivo@ipvc.pt.

FADU


És atleta de alguma modalidade desportiva, como:

  • Andebol
  • Atletismo
  • Badminton
  • Basquetebol
  • Escalada
  • Futebol
  • Futsal
  • Hóquei em Patins
  • Judo
  • Karaté
  • Natação
  • Orientação
  • Taekwondo
  • Ténis
  • Ténis de Mesa
  • Voleibol
  • Voleibol de Praia
  • Xadrez
  • Outras modalidades?

Gostarias de participar em encontros e competições da FADU e representar o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC]?

Solicita a tua inscrição através do e-mail centrodesportivo@ipvc.pt e descobre o que o IPVC tem para te oferecer!

Horários

Regulamento

As instalações do Centro Desportivo do IPVC visam contribuir para o desenvolvimento desportivo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], através dos seus materiais e infraestruturas desportivas, apoiar as Associações de Estudantes nas suas atividades, promover a participação em torneios universitários e proporcionar aos seus estudantes a prática de um conjunto de modalidades disponibilizadas por este Centro Desportivo.

Regras de Funcionamento

É obrigatório utilizar o equipamento a seguir:

  • Sapatilhas
  • T-shirt
  • Calções de desporto ou fato de treino
  • Toalha de banho ou de praia

Não é permitido entrar molhado, nem é permitido comer nos espaços concebidos para a prática das diversas modalidades deste Centro Desportivo.

Conselhos úteis:

  1. Antes de utilizar as máquinas dirija-se ao monitor de serviço;
  2. Beba água antes, durante ou após o exercício físico;

Para mais informações, contacte o e-mail do CD-IPVC: centrodesportivo@ipvc.pt

Contactos

Centro Desportivo
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Largo 9 de Abril
4900-339 Viana do Castelo
Telefone: 258825472

E-mail : centrodesportivo@ipvc.pt

Atualizado em 16/02/2021