Início / Educação, Ciência e Património Local
Apresentação
O modelo para a Autonomia e Flexibilidade Curricular proposto às escolas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 55/2018 veio estimular a operacionalização do «Perfil de competências dos alunos pretendido para o final da escolaridade obrigatória», mediante uma gestão do currículo mais flexível que se poderá traduzir em práticas educativas mais contextualizadas e motivadoras. Por conseguinte, é fundamental identificar e/ou criar os recursos educativos locais que melhor sirvam estes propósitos, bem como desenvolver as metodologias e dinâmicas adequadas à concretização desta forma adicional de desenvolvimento curricular.
A Pós-Graduação em Educação, Ciência e Património Local visa dar resposta a estes desafios, contribuindo para que os formandos desenvolvam e aprofundem os conhecimentos, capacidades e atitudes que a referida experiência pedagógica exige, incluindo competências associadas à promoção de práticas colaborativas, acompanhamento, monitorização e avaliação.
Alicerçado em princípios de educação inter e transdisciplinar, o plano de estudos do curso fomenta uma abordagem integrada do património local e da ciência, procurando capacitar os formandos para práticas educativas em contextos diversificados, mobilizadoras das várias literacias e com ênfase em atividades hands-on/minds-on no ambiente natural. Considera-se que este curso apresenta particular relevância não só pelo seu carácter inovador relativamente à implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular, mas também porque usufrui de um património local — biológico, geológico, histórico e cultural — de enorme potencial educativo.
Comissão de curso
Acesso
Podem candidatar-se ao Curso de Pós-Graduação em Educação, Ciência e Património Local os titulares de licenciatura, mestrado, ou equivalente legal.
Objetivos
Perfil do diplomado
Docentes —Professores do Ensino Básico e Secundário, Educadores de Infância —, bem como candidatos formados noutras áreas que tenham interesse na Educação Patrimonial e Educação em Ciências, em contextos formais e não formais, com destaque para atividades educativas do tipo hands-on/minds-on.
Saídas Profissionais
Estabelecimentos de educação e ensino, centros interpretativos, rede de centros ciência viva, bibliotecas, museus, casas-museu, geoparques, geossítios, monumentos, áreas protegidas, centros de atividades de tempos livres, campos de férias, estruturas da administração central e local, empresas de serviços educativos, consultoria técnica no âmbito da valorização/reabilitação patrimonial, assessoria na produção de eventos de recriação histórico-cultural, etc.
Plano de estudos
Unidade Curricular | Área | Tipo | Horário de contato | ECTS | PUC |
---|---|---|---|---|---|
Currículo, Autonomia e Flexibilidade | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Recursos Educativos Locais I - Património Natural | EFP | S1 | TP:48.00 | 9.00 | Consultar |
Recursos Educativos Locais II - Património Histórico e Cultural | EFP | S1 | TP:48.00 | 9.00 | Consultar |
Oficina de Tecnologias em Contextos Educativos | EFP | S1 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Oficina de Comunicação de Ciência | EFP | S2 | TP:32.00 | 6.00 | Consultar |
Gestão de Equipas | CPS | S2 | TP:16.00 | 3.00 | Consultar |
Seminários de Integração e Gestão Curricular | EFP | S2 | TP:48.00 | 9.00 | Consultar |
Projeto | EFP | S2 | TP:64.00 | 12.00 | Consultar |
Corpo Docente
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