Sessão de abertura do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade com apresentação de docente da ESTG

30/11/2022

O Professor Manuel Ribeiro, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), participou no dia 28 de novembro no III Simpósio de Materiais e Sustentabilidade, realizado na Universidade do Extremo Sul Catarinence (UNESC), situada em Criciúma, estado de Santa Catarina - Brasil, como palestrante convidado.

A sua apresentação, intitulada "Materiais & Sustentabilidade – Quais os principais problemas temos para resolver?” teve a duração aproximada de 1 hora e fez parte da sessão de abertura do referido Simpósio. Durante a apresentação e posterior discussão foram abordados temas atuais, nomeadamente: as metas ecológicas retificadas pelo Brasil e por Portugal no acordo de Paris; de que forma é que os materiais podem contribuir para esses ambiciosos objetivos; a nossa dependência atual da exploração e utilização intensiva dos materiais; os "cinco materiais chave" sobre os quais devemos concentrar a nossa atenção; análise de possíveis alternativas para minimização dos impactes ambientais resultante da produção e utilização dos “cinco materiais chave”.

No final do dia e em conjunto com os outros palestrantes, participou ainda numa sessão aberta para resposta e discussão das diversas perguntas colocadas pela assistência.

Atualizado em 30/11/2022