IPVC presente nos Prémios Viana Práxis

19/07/2021

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu a primeira edição do Viana Práxis – Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo

O programa inclui uma exposição, patente até ao dia 4 de agosto, dedicada ao “VIANA PRÁXIS – Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo”, nos Antigos Paços do Concelho, a qual pretende destacar as obras candidatas ao prémio Reabilitação de Edifícios e o Prémio Carreira, onde estão patentes alguns esquissos, desenhos, e maquete da autoria do Arq. Fernando Távora, em colaboração com a Fundação Marques da Silva.

Integrada na exposição está também uma experiência virtual de modelação 3D em holograma, de alguns edifícios da Avenida dos Combatentes, da autoria do projeto Viana 3D do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) situado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se a 16 de julho, pelas 17h00, no Auditório Lima de Carvalho, do IPVC.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, teve duas categorias – a de “Reabilitação de Edifícios”, (nesta categoria foi distinguido com Menção Honrosa o Edifício Melo Alvim, situado na Avenida Conde da Carreira) e a de “Prémio Carreira” a quem o júri, constituído pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, a Ordem dos Arquitetos, a Ordem dos Engenheiros, a Universidade do Porto, a Universidade do Minho, a Escola Superior Gallaecia e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, deliberou por unanimidade atribuir a título póstumo ao Arq. Fernando Távora, pelo inestimável contributo para o desenvolvimento urbanístico de Viana do Castelo.

No âmbito do programa da cerimónia de atribuição de prémios, houve, ainda no Auditório Lima de Carvalho, da parte da manhã, uma conferência com comunicações sobre o tema “Cidade, Património e Reabilitação” pelos membros do júri e, da parte da tarde, uma tertúlia com os membros da comissão científica, sobre a reabilitação urbana e património, na qual esteve presente o docente do IPVC Arq. Manuel Rivas.

Atualizado em 19/07/2021