Provas Públicas MECA: Rui Miguel Dias da Cunha

Decorrem a 1 de março de 2023 as provas públicas de defesa do Mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).

Estas provas públicas serão realizadas no Anfiteatro 1.2 da ESTG-IPVC.

| Estudante:
Rui Miguel Dias da Cunha

Título da Dissertação:
“Revestimentos e Sistemas de Fachada Ventilada"

|Júri:
Presidente: Doutora Mafalda Reis Lima Lopes Laranjo, Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Arguente: Doutor Domingos António Garcia Ribas, Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Orientador: Doutor José Manuel Ferreira da Silva, Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

|Hora: 14h30

RESUMO:
As fachadas ventiladas apresentam várias vantagens relativamente as soluções tradicionais de revestimento de fachadas, tanto em questões estéticas, como também na valorização do mercado imobiliário e essencialmente em questões funcionais.
O objetivo deste trabalho é, com base nas exigências funcionais dos revestimentos exteriores elencadas na publicação ITE 25 do LNEC, analisar dois revestimentos recentemente lançados no mercado nacional e por consequência ainda pouco explorados pelos envolvidos no universo da construção civil.
Assim sendo, inicialmente faz-se uma abordagem do estado da arte das fachadas ventiladas em geral e de todos os seus elementos constituintes. Posteriormente, é feita uma abordagem às exigências funcionais referentes aos revestimentos exteriores e de seguida uma descrição detalhada dos elementos constituintes dos dois sistemas apresentados. Por fim, é feita uma análise às prestações dos dois revestimentos e sistemas de fachadas ventiladas estudados.

Atualizado em 13/02/2023