
Início / Oferta Formativa / (Português) Formação Contínua / Robôs Educativos Digitais
Presentation
(Português)
A formação microcredenciada de curta duração em Robôs Educativos Digitais visa proporcionar a aquisição de competências para a criação de robôs digitais e para a implementação de tarefas que permitam desenvolver o pensamento computacional.
Através da exploração prévia de kits de robótica que envolvem programação visual e tangível, será promovida a digitalização de robôs, culminando na aplicação de robôs digitais em tarefas desafiadoras.
(Português)
Completar formação base com competências digitais.
Metodologias de ensino e aprendizagem
No contexto de curso massivo, os formandos serão orientados através do roteiro de aprendizagem. Na fase da ambientação será promovida a apresentação dos participantes através de mural interativo ou fórum. Recorrendo a metodologias de aprendizagem ativa, para cada conteúdo está associada a duração, objetivos de aprendizagem e competência a atingir, recursos interativos e respetiva(s) e-atividade(s), bem como fórum de dúvidas. Os formandos poderão realizar as e-atividades propostas de forma flexível e serão acompanhados semanalmente pela equipa de professores, durante 16 semanas.
A formação confere 3 créditos (ECTS).
Bolsa Incentivo
Bolsa correspondente ao valor de 100 euros a quem concluir a formação com sucesso.

Access
(Português)
Esta formação destina-se a maiores de 18 anos.
É uma formação orientada a alunos do IPVC e de outras IES, assim como a profissionais externos ao IPVC.
Conteúdos programáticos
1.1. Pensamento computacional no currículo;
1.2. Práticas do Pensamento Computacional;
1.3. A robótica no desenvolvimento do Pensamento Computacional.
2. Programação visual e tangível (22 h)
2.1. Exploração de ambientes de programação visual;
2.2. Exploração de kits físicos e digitais de programação tangível;
2.3. Explorar ambientes educativos com recurso a robôs digitais : Escape Room;
2.4. Programação de robôs digitais | Variáveis e Listas | Programação orientada de um robô Digital | Aplicação do robô à resolução de uma tarefa.
Goals
(Português)
1. Compreender a importância do pensamento computacional como competência fundamental no currículo escolar e sua aplicação em diversas disciplinas;
2. Identificar as práticas associadas ao pensamento computacional;
3. Explorar as potencialidades da robótica para desenvolver o pensamento computacional;
4. Utilizar ambiente de programação visual para criar projetos;
5. Explorar kits de programação visual e tangível;
6. Resolver problemas com recurso a robôs digitais;
7. Implementar a programação de robôs digitais e aplicá-los à resolução de tarefas didáticas.
Study Plan
(Português) Coordenadora e formadora
Elisabete Ferraz da Cunha
elisabetecunha@ese.ipvc.pt | C41E-A4D9-3C8D