Docente da ESTG recebe prémio internacional em Economia do Turismo

29/11/2021

O artigo “Significance bias in the tourism-led growth literature” da autoria de Nino Matos da Fonseca, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC e Marcelino Sánchez-Rivero, professor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade da Extremadura, Espanha, foi distinguido com o prestigiante “Thea Sinclair Award for Journal Article Excelence” relativo ao ano de 2020.

O prémio em questão é atribuído anualmente pelo corpo editorial da “Tourism Economics” ao melhor artigo de entre todos os que foram publicados pela revista nos oito números de cada ano. Entre os critérios utilizados na tomada de decisão contam-se “o valor da contribuição do artigo para a investigação original; a qualidade do seu argumento; a coerência da sua apresentação; e a sua contribuição para a reputação académica da revista”.

A “Tourism Economics” é uma revista científica indexada nas principais bases de dados internacionais, nomeadamente a Web of Knowledge e a Scopus, e constitui o local privilegiado de apresentação dos principais desenvolvimentos na área da Economia do Turismo.

Este prémio, instituído em 2001 e cuja designação foi alterada em 2007 em honra de Thea Sinclair (1950-2006) e do seu trabalho no campo da Economia do Turismo, já foi atribuído a alguns dos nomes mais respeitados desta disciplina, com destaque para a própria Thea Sinclair (a título póstumo), Robertico Croes, Adam Blake, Albert Assaf (atual editor-chefe da revista), entre outros.

O artigo premiado faz parte de uma série de três trabalhos publicados em revistas indexadas na WoS ou na Scopus e retirados da tese de doutoramento do docente da ESTG, realizada e defendida na Universidade da Extremadura sob a orientação do Professor Marcelino Sánchez-Rivero. Este artigo propõe uma metodologia inovadora destinada a analisar a presença de viés de significância estatística em estudos que recorrem a testes de causalidade à Granger e aplica-a ao contexto das relações causais entre o turismo e o crescimento económico. O objetivo último da linha de investigação em que este trabalho se insere, em desenvolvimento, é propor métodos destinados à avaliação quantitativa do contributo do turismo para o crescimento económico de longo prazo, tendo em vista apoiar decisões de política económica.

A atribuição do prémio encontra-se publicitada na página principal da revista, bem como na página de vencedores atuais e anteriores. Será igualmente anunciada na próxima newsletter da International Association for Tourism Economics, a principal organização mundial independente vocacionada para a discussão, troca e desenvolvimento de conhecimentos na área da Economia do Turismo.

Atualizado em 30/11/2021