DataCoLAB vai criar quase 150 empregos qualificados

19/07/2021

Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientados para os Dados – DataCoLAB, com sede em Viana do Castelo, foi oficialmente constituído, numa cerimónia realizada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O DataCoLaB vai criar quase 150 empregos qualificados. Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que reuniu antes da cerimónia com a presidência do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e dos diretores das escolas e das unidades de investigação, prometeu encontro com o consórcio em breve.

Na cerimónia, o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, assumiu a constituição do DataCoLAB como um “momento importante” para o país e, sobretudo, para a região. Carlos Rodrigues agradeceu a todos os parceiros, destacando o contrato de comodato das instalações, celebrado com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o que permite que esta instituição de investigação tenha já casa pronta para desenvolver de imediato a sua atividade.

A vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, acredita que o DataCoLAB “vai servir de alavanca a muitos projetos e vai permitir atrair e fixar jovens e talento na região, criando uma dinâmica muito importante para fomentar e consolidar parcerias”.

Durante a cerimónia foi celebrado o contrato de comodato das instalações, por 20 anos, com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que é parceira desta dinâmica. O DataCoLAB é um projeto que o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, acredita. “Só por ser um projeto colaborativo tinha que dizer ‘sim’ e será um bom projeto para o país”.

Laboratório “é veículo de inovação para resolver problemas reais”

O DataCoLAB, reconhecido como Laboratório Colaborativo pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) por um período de cinco anos, renovável, após um processo de avaliação por um painel de peritos internacionais, é composto diversas entidades, sendo liderado pela empresa multinacional SGS e copromovido pelas empresas FI Group Portugal e Smartwatt. Em representação do mundo científico, esta estrutura conta com a presença do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa.

Para João Marques, da SGS, este laboratório “reveste-se de extrema importância e é uma oportunidade para Viana do Castelo, para a região e para o país”, admitindo que o DataCoLAB será “um veículo de inovação para resolver problemas reais das empresas e instituições”.

Também da SGS, Sérgio Lopes sublinhou que a constituição do laboratório “é apenas o início desta caminhada”, estando já criado para o efeito “um ecossistema intersectorial, inovador e multidisciplinar, que usará dados que vão mudar a forma como se vive”. Proporcionar serviço de inovação em dados com foco nas PME’s, formação avançada com ministração de cerca de 40 cursos específicos, a criação de emprego qualificado com 46 empregos diretos e 100 empregos indiretos e a investigação são os pilares de trabalho deste laboratório.

Atualizado em 21/07/2021