Skip to main content
Print Friendly, PDF & Email

ALUMNI Design são docentes IPVC-ESTG

Data de publicação

03/11/2021

Acácio Viegas, Ana Filomena Curralo, Marco Vale e Ricardo Cabral são ex-alunos de design, atualmente, docentes da instituição. Com um percurso de base comum, os quatro designers desenvolveram os seus percursos profissionais com especificidades singulares e distintas, fortalecendo, comprovando e validando a natureza complexa da disciplina do design.

Acácio VIEGAS tem mais de 20 anos de atividade como Designer, nas áreas do produto, gráfico e webdesign, diretor criativo, gestor de design e diretor de marketing. É licenciado em Design do produto IPVC-ESTG. Foi professor no ensino superior nos cursos de Design de Produto e Design Gráfico nas áreas de projeto. Fez milhares de projetos que correspondem também a milhares de soluções para problemas práticos de produção, comunicação e interação, o que lhe permitiu desenvolver competências criativas, analíticas, de gestão, de planeamento e implementar soluções de forma adaptadas aos contextos onde se inseriam de forma eficiente. A par do design desenvolve uma carreira de artista visual que ganha cada vez mais expressão e que permitiu entrar em contacto com o seu lado espiritual, provocando uma mudança de perspetiva e a vontade de explorar ainda mais o sentido da criatividade.

Ana Filomena CURRALO é natural de Viana do Castelo. Fez o Doutoramento em Arte e Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, licenciou-se em Design de Comunicação (ESAD – Matosinhos) e bacharel em Design de Produto (ESTG-IPVC). Efetuou o Mestrado Typo/Graphic Studies no London College of Communication, University of Arts, em Londres. Em 2021, concluiu Pós-doutoramento na Universidade de Aveiro, desenvolvendo o projeto “Contributos para a História do Design em Portugal”. Exerceu como Consultora de Design, na CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal; foi Tutora da aérea de Design Gráfico no âmbito do programa InovJovem da AEP – Associação Empresarial de Portugal. Recebeu Menção Honrosa da Coca-Cola por trabalho de Ilustração e o Runner-Up Prize da St. Bride Printing Library em Londres. Com vasta produção científica publicada, é Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Atualmente é investigadora do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, e da UNIDCOM/IADE – Unidade de investigação em Design e Comunicação.

Marco VALE é formado em Design de Produto pela ESTG, onde leciona modelação 3d. Fez o seu primeiro estágio académico na Eworks Studios, em Lisboa. Uma das primeiras empresa de produção de videojogos em Portugal. Nesse trajeto, fez parcerias com publicações na imprensa da especialidade, publicando dezenas de tutoriais sobre criação de conteúdos visuais para videojogos. Desde esse momento, manteve a sua ligação à indústria, com dezenas de jogos lançados. Recentemente embarcou no mundo de Creative Tech, com participação em projetos de tecnologias emergentes como Realidade Virtual e Aumentada. No currículo conta com clientes como RG/A, McDonalds, Samsung, Disney e Nike.

Ricardo CABRAL Loriguense de gema, desde criança que adora fazer objetos, construir e reconstruir, experimentar soluções e propor sonhos. Mestre em Design Integrado IPVC-ESTG, é professor especialista em design do produto, com provas públicas e aprovação unânime. Trabalha com diferentes marcas e empresas, nas áreas da cerâmica, vidro, cutelaria, resinas sintéticas e derivados do papel, há mais de 20 anos, numa aproximação concreta ao tecido produtivo. Alguns destes objetos encontram-se em vários pontos do globo, desde museus a coleções particulares. Fundador do atelier VianaCabral, através deste concebe produtos de forte carga simbólica, com destaque para a marca Dulcineias, numa pesquisa dedicada à relação entre o universo da produção artesanal e o universo do design. A par desta vertente de investigação e prática, desenvolve também projetos com uma relevante componente de integração social, nomeadamente na relação da associação entre o design e grupos socialmente fragilizados, como a APPACDM, GAF e Cerci, numa procura de afirmação social, destas pessoas, pelo contributo do design.

Atualizado em 03/11/2021