Candidaturas até 20 de junho

13/06/2022

Capacitação para a cocriação de inovação de professores do ensino superior politécnico e profissional

O IPVC faz parte de um projeto nacional que envolve 13 Politécnicos e que tem como objetivo capacitar professores para o desenvolvimento de projetos de cocriação entre academia e empresas/organizações, com recurso à metodologia Demola desenvolvida inicialmente em universidades finlandeses e aplicada em universidades de todo o mundo. No âmbito deste projeto serão promovidas ações de formação para docentes durante 2022 e 2023.

• CANDIDATURA

A formação dirige-se a um grupo de 8 docentes do IPVC e 2 docentes do ensino profissional em cada edição. Os interessados, docentes do IPVC e das escolas com cursos profissionais da região, podem candidatar-se, a uma das 3 edições do projeto Link Me Up – 1000 ideias, que se realizarão no 1.º ou no 2.º semestre do ano 2022-2023.

A candidatura é realizada através do preenchimento do formulário disponível aqui até ao dia 20 de junho de 2022.

• CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

1.º Representatividade das escolas do IPVC e de escolas profissionais

2.º Representatividade de diferentes áreas de formação do IPVC

3.º Ordem de inscrição

• FORMAÇÃO

A formação, dada em língua inglesa, tem um formato híbrido e realiza-se durante um semestre. De um total de 344 horas de formação, fazem parte sessões síncronas e presenciais, trabalho autónomo e facilitação de uma equipa de estudantes. É creditada com 8 ECTS pela Universidade de KAMK (Finlândia) e acreditada pela DGEST e CCPFC.

Durante a formação, os professores têm a oportunidade de aprender a utilizar práticas pedagógicas inovadoras, que têm vindo a ser aplicadas globalmente, e de ganhar experiência na utilização de novas ferramentas e métodos para capacitar os estudantes a participar na resposta aos desafios do futuro e de um desenvolvimento sustentável. Os professores participarão em processos de cocriação, como cocriadores e também como facilitadores. No futuro, estes docentes poderão ser embaixadores de oportunidades de aprendizagem baseadas em metodologias de cocriação nas suas escolas.

Para mais informações sobre a candidatura e programa: IPVC Teacher training proposal batch 4-6

Data limite para submeter a candidatura a formação 22/23: 20 de junho de 2022 | Formulário de Inscrição

Atualizado em 13/06/2022