IPVC acolhe IV Encontro de Internacionalização de Empresas

24/11/2022

O evento acontece no âmbito do Portugal Polytechnics International Network (PPIN) e irá contar com as presenças, entre outros, do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, da diretora-geral das Políticas do Mar, Marisa Silva, do presidente da Associação Europeia de Instituições de Ensino Superior e do coordenador das Relações Internacionais do Paraná.

O Politécnico de Viana do Castelo acolhe, dias 28 e 29 de novembro, o IV Encontro Internacional de Empresas, um evento realizado no âmbito do Portugal Polytechnics International Network (PPIN).

Durante dois dias, serão debatidos temas como a cooperação entre empresas e politécnicos e a internacionalização vista como um dos principais desafios para o futuro na perspetiva da investigação, das empresas e das associações empresariais.

O PPIN surgiu com o intuito de criar uma rede de internacionalização presencial de ensino superior português no estrageiro, estreitando a relação com as empresas e reforçando a captação consistente de estudantes internacionais. Neste sentindo, o encontro a ter lugar em Viana do Castelo pretende contribuir para a criação de mecanismos partilhados de sustentabilidade de um funcionamento continuo da rede de internacionalização. Tratando-se de uma rede que é simbiótica para os interesses do Ensino Superior Politécnico Português (ESPP) e do tecido industrial, é fundamental que se desenvolvam ações de partilha de conhecimento do ESPP com o tecido empresarial sobre oportunidades detetadas pela rede, sustentadas na capacitação do tecido empresarial e preparando-o para a internacionalização.

O PPIN surge também com o propósito de desenvolver eventos de internacionalização no âmbito da rede. Com este objetivo, espera-se que o ESPP consiga responder às necessidades e aos interesses de internacionalização do tecido empresarial, apoiando-os, nomeadamente, na participação em eventos internacionais, na realização de encontros nacionais no âmbito da internacionalização na participação em eventos virtuais, no estabelecimento de reuniões com membros da diplomacia nacional no estrangeiro, em processos de indução do ensino secundário necessário ao tecido empresarial no estrangeiro e mesmo no estabelecimento de acordos de dupla titulação, que permitam o desenvolvimento dos recursos humanos e partilha de conhecimento que suporte esta internacionalização.

A debate estarão três clusters fundamentais para o Alto Minho: mar, capital natural e automóvel

O encontro terá especial enfoque em três clusters de capital importância para a região do Alto Minho: o mar, o capital natural e o automóvel.

A iniciativa, que acontece pela primeira vez em Viana do Castelo, tem início, dia 28, às 14h30, com intervenções do presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Jorge Conde, e do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

“Internacionalização de empresas – o cluster do mar” é a temática do primeiro painel, que irá contar com uma conferência pela diretora-geral das Políticas do Mar, Marisa Silva. A moderação será da responsabilidade da diretora do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade, Manuela Vaz Velho, e haverá contributos de várias entidades: Docapesca, FeelViana, West Sea, WindPlus e Surf Clube de Viana.

A tarde ficará, ainda, marcada pela mesa-redonda “A estratégia de formação e internacionalização nas IES e o mercado global de mão de obra qualificada”. Moderada pelo presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, na mesa-redonda participarão o presidente da EURASHE (Associação Europeia de Instituições de Ensino Superior), Armando Pires, e o coordenador de Relações Internacionais do Instituto Federal do Paraná, Cleber Serafin.

PPIN engloba 15 instituições politécnicas

A encerrar, terá lugar um jantar-conferência, sobre “Os desafios da mobilidade para as empresas”, com a presença do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.

O segundo dia irá contar com dois painéis durante a manhã. O primeiro será dedicado à “Internacionalização de empresas – o cluster do capital natural”, com intervenções do coordenador do Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito. A sessão será moderada pelo presidente da direção da Associação DATA COLAB, António Ferreira Dias, e contará com participações, entre outros, da Zendal e da ADRIMINHO.

A encerrar, o painel “Internacionalização de empresas – o cluster do automóvel”, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, e do vice-presidente do Politécnico de Tomar, Nuno Madeira. Serão dados contributos pelo CiTin e o CTeSP de Mecânica Automóvel do IPVC, entre outros.

Recorde-se que, também no âmbito do PPIN, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem duas delegações em países considerados estratégicos, Peru e Cabo Verde, que trabalham na promoção e internacionalização do Politécnico.

O PPIN é o nome dado ao projeto, liderado pelo Politécnico do Porto, que envolve 15 instituições politécnicas nacionais e representa um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, resultado de uma candidatura ao Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Portugal 2020.

Atualizado em 29/11/2022