Colouring the Cities, o projeto do IPVC que quer dar mais cor às cidades

17/02/2023

O projeto “Colouring the Cities” assenta em preocupações de sustentabilidade, ambientais e sociais e quer tornar as cidades mais coloridas.

“Colouring the Cities” é o nome do projeto vencedor da quarta edição do Link Me Up 1000 Ideias. Pelo título, é fácil perceber o conceito e o objetivo, mas os promotores foram muito mais longe e mostram preocupações ambientais e sociais na hora de o aplicar.

Idealizado por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Cunha, Miguel Soares-Oliveira, Mónica Miranda, Paulo Dias e Ricardo Luz, juntamente com a docente Mafalda Laranjo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o “Colouring the Cities” consiste num conjunto de ideias para dar mais cor às cidades. Com base em conceitos de sustentabilidade, poderão ser adotadas várias práticas que tornarão os espaços urbanos, já densamente povoados e com perspetivas de crescerem ainda mais no futuro, em zonas onde o bem-estar se assume como elemento central.

O projeto visa dar cor às cidades, mas fazê-lo de uma forma consciente e estratégica, indo muito além da componente visual e abraçando conceitos fundamentais como a sustentabilidade ambiental, a solidariedade social e a tolerância.

O “Colouring the Cities” quer transformar o meio urbano, em muitos casos, desprovido de natureza e cor, em algo bem mais agradável onde as pessoas gostem de viver, passear e visitar.

Criar mais espaços verdes e substituir árvores ornamentais por árvores de frutos: duas medidas defendidas no projeto

A docente Mafalda Laranjo explica que o processo de trazer cor às cidades foi desenvolvido de três formas: “Numa perspetiva mais visual, incluir espaços verdes, como jardins, coberturas e fachadas ajardinadas, e substituir as árvores ornamentais por árvores de fruto, com a criação de hortas comunitárias, promovendo uma alimentação mais saudável e mais económica; apostar nos princípios da cromoterapia e utilizar cores em edifícios que transmitam boas sensações às pessoas; e, por fim, apostar numa política de bom acolhimento a estrangeiros, que possam trazer às cidades diferentes cores de pele, nacionalidades ou etnias.”

Formada em Engenharia Civil, Mafalda Laranjo explica que o projeto surgiu sob a temática da sustentabilidade: “Como engenheira civil, pensei no tema do ponto de vista do desenvolvimento de novas ideias para o planeamento urbano, para a organização de infraestruturas e para o funcionamento da própria cidade. No entanto, tratando-se de um processo de cocriação, os alunos acabaram por interpretar a minha cor de outra(s) perspetiva(s), muito visual, ambiental e com uma enorme preocupação social”.

O Link Me Up 1000 Ideias é um projeto que junta 13 Institutos Politécnicos portugueses e que visa o apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo, através da capacitação de jovens estudantes. A pró-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e coordenadora do projeto Link Me Up – 1000 Ideias, Teresa Gonçalves, explica que o trabalho é desenvolvido por equipas multidisciplinares, constituídas por estudantes provenientes de várias áreas de formação, facilitadores/docentes, que acompanham o processo de cocriação, e organizações de diferentes setores económicos ou sociais. Para os estudantes, o projeto afigura-se como uma oportunidade de compreender os contextos do futuro, como um estímulo à criatividade e uma forma de resolver desafios da vida real em cocriação com organizações.

Atualizado em 22/02/2023