Alunos do IPVC desafiados a apresentarem ideias inovadoras

17/11/2022

Centenas de alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo foram hoje desafiados a apresentarem projetos inovadores, ideias de negócios e a desafiarem-se. A apresentação da 19.ª edição do Poliempreende, que decorreu no auditório Professor Lima de Carvalho, contou com a presença de quatro empreendedores, num Buzz promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários, que pretenderam ser autênticas inspirações para os estudantes do IPVC.

“Arriscar, testar, falhar, lidar com o imprevisto, ser proativo, ter iniciativa, perceber as necessidades e desenhar planos de mudança e respostas. São competências fundamentais num empreendedor”. Foi desta forma que a Pró-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e coordenadora do projeto Link Me Up – 1000 Ideias, Teresa Gonçalves, deu início à sessão de lançamento da 19.ª edição do Poliempreende. Trata-se da maior rede no panorama do empreendedorismo nacional no Ensino Superior Politécnico, que conta com 20 Institutos Politécnicos e outras Escolas de Ensino Superior Politécnico.

A sessão aconteceu esta tarde, no Auditório Professor Lima de Carvalho, no IPVC, e juntou centenas de estudantes das seis escolas que comportam o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Coordenadora do projeto Poliempreende no IPVC, a docente Sónia Carvalho apresentou a equipa de professores das várias Escolas do Politécnico de Viana do Castelo que faz parte do projeto, “desafiando os alunos a desafiarem constantemente os docentes para arriscarem, numa lógica de criação constante de projetos inovadores e empreendedores”.

Destinado a alunos, diplomados e professores, o Poliempreende afigura-se como uma oportunidade para inovar e encontrar solução para necessidades concretas: “A ideia de que bastaria uma licenciatura para se conseguir um emprego e, claro, um emprego que pagasse um salário adequado já não funciona bem assim. É preciso arriscar, enriquecer o currículo, construir empresas e, se possível, avançar para o registo de patentes, contribuindo para o fomento do empreendedorismo”, defendeu Sónia Carvalho.

A sessão contou, ainda, com a intervenção de Beatriz Souto, em representação da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), que apresentou o programa Buzz Empreende, destinado a estudantes do Ensino Superior, dando exemplos de sucesso e apresentando perspetivas, formas e modelos e planos de negócios.

Sob o mote “Gostarias de realizar o teu futuro?”, os estudantes do IPVC puderam também contactar de perto com quatro empreendedores de sucesso: Tiago Rego, desenvolveu o conceito “Ser empreendedor é uma atitude de superação de desafios” e Manuel Ramos, fundador da NELO, a maior emprega construtora de kayaks e canoas de alta performance do mundo, descreveu como um negócio pequeno se tornou num gigante mundial. Quem também subiu a palco foi a aluna da Escola Superior de Ciências Empresarias do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), Luciana Silva, que apresentou “Eulália”, projeto  vencedor da 8ª edição do concurso regional do Poliempreende e da primeira edição do concurso “Ideias Empreendedoras – Leaders for the Future”, tendo, anteriormente conquistado os jurados do Encontro Internacional de Jovens Empreendedores, que se realizou em Zamora, Espanha. A encerrar a tarde, a palavra foi dada a Jorge Oliveira, founder SiosLife, uma plataforma que visa contribuir para a inclusão social, criando mecanismo para os idosos terem acesso de forma simples, interativa e rápida a comunicação, assistência e entretenimento multiecrã.

Datas importantes a reter:

1 a 16 de dezembro – kick off nas unidades orgânicas das Escolas do IPVC

13 de fevereiro a 27 de abril – ideação centrada no cliente, plano de negócios, provas de conceito e prototipagem

30 de abril – submissão das candidaturas na plataforma do Poliempreende

8 a 12 de maio – 19.ª edição do Poliempreende do Concurso Regional Poliempreende do IPVC

30 de maio – submissão do projeto vencedor ao concurso regional

12 a 15 de junho – concurso nacional Poliempreende

Para quem começa um projeto ou desenvolve um plano de negócio, os prémios poderão afigurar-se como uma “mais-valia muito interessante”. Para os três primeiros classificados do concurso regional, os prémios variam entre os mil e os dois mil euros. Já os vencedores do concurso nacional, auferem entre três e dez mil euros.

Atualizado em 17/11/2022