Skip to main content
Print Friendly, PDF & Email

Projeto com balanço positivo

Data de publicação

26/05/2022

Apesar das restrições provocadas pela Covid-19, a coordenadora do INPEC+ Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC) faz “um balanço positivo” do projeto, que permitiu a liderança e o envolvimento dos alunos, bem como a cooperação entre pares. O encerramento do projeto, coordenado por Carminda Morais, realiza-se no próximo sábado, dia 28 de maio, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O dia será dedicado à realização de atividades e à partilha de experiências pelos Grupos Semente de cada uma das escolas do Politécnico de Viana do Castelo.

 

O INPEC+ é desenvolvido por estudantes, docentes e não docentes em todas as escolas da instituição e está assente na participação, inclusão, solidariedade, voluntariado e cocriação de conhecimento científico com vista à promoção de estilos de vida saudáveis e cidadania ativa.

Resultante de uma candidatura do INPEC+, o INPEC+ AGC, com enfoque nos estudantes, foi uma das 33 vencedoras no concurso Academias Gulbenkian do Conhecimento 2020. Selecionada entre as 300 candidaturas apresentadas, através de um processo de candidatura organizado em duas fases, pelo júri e pelo público, o principal objetivo deste projeto é capacitar os estudantes do IPVC para uma resposta adequada às exigências do Ensino Superior e aos desafios pessoais e societais, através do desenvolvimento de competências de autorregulação, comunicação e resiliência.

O projeto, que é dinamizado e operacionalizado pelos Grupos Sementes de cada Unidade Orgânica do IPVC, envolveu 120 alunos do 1.º ano e 2.º ano dos cursos de licenciatura. Cada grupo é constituído por estudantes, docentes, pelo mediador do abandono escolar e não docentes. As linhas de atuação/eixos abrangeu a cooperação entre pares, em que estudantes mais avançados apoiam outros estudantes, em particular os que se encontrem em processo de integração e/ou em situação de risco/vulnerabilidade. A formação/capacitação dos Grupos Sementes sobre educação de pares, metodologias participativas, consumos seguros, relações psicoafectivas saudáveis, entre outras que emerjam do processo de intervenção participada nos contextos académicos e de (co)construção do conhecimento científico também mereceu destaque no projeto.

Já a valorização/humanização dos espaços físicos e virtuais foi colocada em prática com a criação/melhoria de espaços de lazer e de estudo, exposições itinerantes de obras, fotografias de estudantes de docentes do IPVC, criação de hortas verticais, entre outras. Durante este período realizaram-se ainda workshops/conversas temáticas em áreas do interesse dos estudantes com contributo de docentes ou outros profissionais. A comunicação e divulgação integrou desde a construção de canais e estratégias de comunicação com a equipa do projeto e com a comunidade académica (site, moodle, redes sociais) à divulgação científica com envolvimento integrado de estudantes e docentes.

Sessão de encerramento junta intervenientes no projeto

O Dia INPEC+, que se realiza no próximo sábado, começa com a sessão de abertura às 10 horas com a presença do presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, a pró-presidente da Qualidade e Responsabilidade Social, Sofia Rodrigues, a coordenadora do INPEC+, Carminda Morais, e um representante da Federação Académica.

Do INPEC+ ao INPEC+ AGC” é o tema da intervenção seguinte e depois das 10h30 é a temática “INPEC+: sistematização de experiências” com o INPEC+ nas unidades orgânicas- representantes dos Grupos Semente, a monitorização e avaliação do projeto e a experiência no IPVC com a moderação de Irma Brito.

Entretanto, depois do almoço, é inaugurada a exposição de fotografia de Rui Carvalho no CAVE na ESE-IPVC. “Mov(INPEC+): Desafia-te” é a proposta para os presentes. O encontro termina, por volta das 16 horas, com o Sunset INPEC+.

Atualizado em 26/05/2022