IPVC apresenta tecnologia desenvolvida dentro de portas

23/05/2023

Promovido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pelo CiTin, já decorreu o primeiro demoDay, que pretende ser um palco para a divulgação e apresentação às empresas de tecnologias desenvolvidas na academia e no Centro de Interface Tecnológico Industrial.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo está a organizar promover uma série de DemoDays, com o intuito de divulgar, junto de uma série de empresas, projetos desenvolvidos no Politécnico e no CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial. A iniciativa tem como objetivo principal a transferência de tecnologia da academia para o setor empresarial reunindo empresários com os investigadores de forma a quebrar “barreiras” entre estes dois mundos.

Na prática com estas iniciativas os investigadores pretendem apresentar aos empresários tecnologias ainda em fase de desenvolvimento de “forma a aferir a sua utilidade para o mercado”.

O CiTin, sediado em Arcos de Valdevez, foi palco desta primeira ação demostrativa. Ao longo da sessão, foram apresentadas oito tecnologias – seis desenvolvidas pelo Politécnico de Viana do Castelo e duas pelo Centro de Interface Tecnológico Industrial –, com a presença de cerca de uma vintena de empresas. “Estes Demodays são eventos importantes, porque ligam todos os agentes do ecossistema de inovação do Alto Minho: o Politécnico de Viana do Castelo e um Centro Tecnológico, no caso o CiTin, e também várias empresas da região. Trata-se de algo inédito do Alto Minho”, descreve o diretor do CiTin, Sérgio Ivan Lopes.

A divulgação e promoção de tecnologias desenvolvidas pelo IPVC e pelo CiTin tem como finalidade última criar parcerias e oportunidades de negócio com as empresas envolvidas e outras que possam vir a associar-se. Por isso, as empresas participantes são também chamadas a dar os seus contributos e sugestões de melhoria e adaptação das tecnologias criadas de forma que estas possam respondam às suas necessidades.

Os DemoDays são desenvolvidos no âmbito do projeto PAT-tech, o novo paradigma de gestão de tecnologia e transferência de conhecimento e investigação aplicada entre o IPVC e as empresas, projeto financiado pelo programa Compete 2020/FEDER.

Atualizado em 23/05/2023