ESS-IPVC assinala 50 anos

12/05/2023

Na próxima terça-feira, a comunidade académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo está em festa, em particular os estudantes e antigos estudantes, docentes e colaboradores da Escola Superior de Saúde, que celebra o seu 50.º aniversário. O dia 16 de maio será preenchido com um programa vasto de memórias, estórias e muitas recordações em torno dos principais momentos de uma das mais nobres instituições na área da saúde. Ao longo do dia, será dada a voz aos protagonistas de 50 anos de existência da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo.

Abriu portas oficialmente em janeiro de 1974, com uma turma de 29 estudantes para o curso de Auxiliar de Enfermagem. Meio século passado e a Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), é hoje sinónimo de uma história repleta de mudanças, muitas memórias, sucessos, desafios, aprendizagens, crescimento e conquistas em prol da saúde e da cidadania. É desta forma que a diretora da ESS-IPVC, Aurora Pereira, descreve o caminho de 50 anos de uma instituição que formou centenas de enfermeiros e que é hoje reflexo de credibilidade, respeito e referência.

Os 50 anos da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo, são celebrados ao longo de todo o ano, com um programa de âmbito científico, cultural e lúdico, dedicado aos estudantes que passaram e ainda estão na Escola, aos docentes e pessoal na docente e aos profissionais de saúde e instituições com as quais a ESS-IPVC tem estabelecido protocolos ao longo do último meio século. No entanto, as cerimónias oficiais acontecem na próxima terça-feira, 16 de maio, a partir das 9h30.

“Pretendemos honrar o legado recebido e garantir a sua continuidade na construção de uma Escola de sucesso, que faça prevalecer os princípios, os valores e a cultura, sustentada numa atitude de implicação, compromisso e responsabilidade social”, descreve Aurora Pereira. E acrescenta, a Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo, conta nas suas páginas com um “crescimento de forma afirmativa, recriando-se e transformando-se para melhor responder às mudanças sociais, económicas, políticas e profissionais, alargando a sua oferta formativa a outras áreas, para dar respostas às necessidades sociais, com a qualificação do corpo docente, e melhorando e ampliando as suas instalações, nomeadamente os laboratórios”.

Depois de um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, às 9h30, o dia de aniversário da ESS-IPVC conta com intervenções da diretora da Escola, do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e o presidente da Associação de Estudantes da ESS-IPVC, Rafael Silva.

Escola Superior de Saúde assina protoloco com a Câmara Municipal de Viana do Castelo

Segue-se a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Escola Superior de Saúde e o Município, que pretende estabelecer um compromisso colaborativo na operacionalização de ações no domínio da promoção da saúde, segundo um paradigma salutogénico, otimizando recursos institucionais e potenciando ganhos em saúde para os munícipes. O protoloco foca-se, ainda, no desenvolvimento de instrumentos que visem contribuir para o planeamento estratégico em saúde e para o desenvolvimento de uma política de promoção da saúde do Município.

Realizar diagnósticos de nível local, que evidenciem o estado de saúde da população de forma sistémica, sistemática, participada e territorializada, e colaborar na identificação de necessidades de capacitação de recursos humanos e na criação e operacionalização de respostas, quer no âmbito dos programas e ações em curso ou a desenvolver, quer ao nível do apoio ao desenvolvimento de estágios de natureza curricular e/ou profissional, no domínio da promoção da saúde, com especial enfoque na saúde mental, são outros dos propósitos do acordo que será assinado terça-feira.

Por fim, o protocolo pretende apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação e a divulgação dos seus resultados, centrados nas necessidades da população, no domínio da promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar.

50 anos marcados pela apresentação do livro: “Da Escola de Enfermagem à Escola Superior de Saúde – 50 anos de trajetos e projetos”

A encerrar o programa da manhã, o 50.º aniversário irá contar com o painel “A formação de enfermeiros e a identidade profissional”, com intervenções de José Amendoeira, docente da ESS – Instituto Politécnico de Santarém e investigador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, e Noémia Lopes, socióloga, docente do Instituto Universitário Egas Moniz e investigadora do CIES-ISCTE | Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. A moderação estará a cargo do jornalista Júlio Magalhães.

Depois de uma pausa para almoço, a celebração do aniversário prossegue com novo momento musical pela ARTEAM, às 14h30, e a apresentação, logo de seguida, do livro comemorativo do 50.º aniversário da ESS-IPVC: “Da Escola de Enfermagem à Escola Superior de Saúde – 50 anos de trajetos e projetos”, apresentado por Lucília Nunes, docentes na ESS – Politécnico de Setúbal. O livro conta com contributos dos antigos diretores e da atual diretora da ESS-IPVC. O prefácio é de Gonçalo Marques, docente na Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo.

A encerrar, e após a entrega de prémios de reconhecimentos/agradecimento aos colaboradores pelos anos de serviço na Escola, irá atuar a Tuna da ESS-IPVC, a TUNESS, e será feita uma visita à exposição “50 anos de História”.

Ao longo do dia de celebração, os convidados poderão assistir a excertos de um vídeo feitos com antigos alunos, docentes e colaboradores, numa viagem histórica, carregada de estórias, sentimentos e muitas recordações.

Atualizado em 16/05/2023