GOT-Gabinete de Otimização do Treino

O Gabinete de Otimização do Treino

Sobre o GOT
O Gabinete de Otimização do Treino (GOT) constituiu-se como uma unidade científica, técnica e transdisciplinar pertencente à Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço (ESDL – Instituto Politécnico de Viana do Castelo).
Criada formalmente em 2020, a unidade resulta da interação da ESDL com os clubes e associações desportivas da região do Minho e alto Minho, pretendendo sedimentar-se como uma unidade de extensão à comunidade, bem como, de um facilitador para a integração do conhecimento científico na comunidade prática.

Missão do GOT
A missão do GOT é ajudar a integrar a evidência científica na comunidade prática do treino desportivo e produzir novas evidências nas ciências do desporto e áreas afins, atuando em três grandes comunidades: (i) desenvolvimento de jovens (formação); (ii) apoio ao treino de elite (elite); e (iii) exercício para a saúde e bem-estar (bem-estar).

Formação: nesta comunidade objetivar-se-á desenvolver atividades que permitam facilitar na identificação das competências motoras de crianças e jovens desportistas, avaliação das aptidões atléticas, deteção de talentos desportivos, desenvolvimento de jovens a longo prazo e análise dos traços maturacionais de crianças e jovens desportistas
Elite: nesta comunidade procurar-se-á criar suportes metodológicos para a avaliação e controlo do treino, monitorização da prontidão desportiva, deteção de fatores de risco de doença e/ou lesão, prevenção de lesões desportivos e observação e análise do rendimento.
Bem-estar: nesta comunidade pretender-se-á suportar a caracterização da composição corporal e nutrição dos desportistas, definir estratégias de prevenção e reabilitação de atletas e conduzir estudos epidemiológicos no âmbito da atividade física e exercício.

Transversalmente às missões e objetivos mencionados, o GOT terá a finalidade de produção científica (através de estudos descritivos e/ou experimentais), bem como, de promover formações complementares à comunidade de técnicos desportivos e áreas afins com a promoção de cursos breves, seminários e congressos.

Coordenador: Filipe Clemente (filipeclemente@esdl.ipvc.pt)

Atualizado em 2022-02-25 12:45:44