Politécnico de Viana do Castelo recebe estudantes em mobilidade

16/02/2023

Os novos estudantes chegam de países como Turquia, Lituânia, Letónia, Espanha, Itália, França, Polónia, República Checa, Grécia, Roménia, mas também Jordânia e do Brasil.

Estão já em Viana do Castelo os cerca de 40 estudantes que, ao abrigo de diversos programas de mobilidade e cooperação que o Politécnico de Viana do Castelo mantém com várias instituições europeias, mas também com países fora desta esfera comunitária, escolheram uma das seis Escolas Superiores para estudar neste segundo semestre.

A maioria dos estudantes chega da Turquia, Lituânia, Letónia, Espanha, Itália, França, Polónia, República Checa, Grécia e Roménia. O Politécnico de Viana do Castelo será também espaço de acolhimento para alunos que chegam da Jordânia e do Brasil, em virtude dos diversos protocolos que o Politécnico de Viana do Castelo tem estabelecido nos últimos anos.

As boas-vindas foi dadas pela vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, e pelos elementos do Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional, que partilharam experiências e deixaram a garantia de total apoio aos estudantes na integração na comunidade IPVC. Os alunos tiveram já oportunidade de visitar Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo e também a própria cidade de Viana do Castelo, com passagem pelo santuário de Santa Luzia, sem deixar de lado a gastronomia e as tradições locais. Uma experiência positiva e integradora muito bem acolhida pelos novos estudantes, que acabam por partilhá-la junto de colegas e das instituições de origem.

O IPVC tem reforçado a sua estratégia no panorama internacional, que vai muito além das mobilidades, apostando cada vez mais em projetos e programas conjuntos de cooperação e investigação, envolvendo estudantes, mas também docentes e outros colaboradores da instituição.

O reforço da política de internacionalização do IPVC é alicerçado, por um lado, na mobilidade e no intercâmbio e, por outro, na aposta feita na criação de parcerias estratégicas, projetos conjuntos de cooperação e investigação, que tornam o Politécnico de Viana do Castelo parceiro fundamental e estratégico no desenvolvimento económico-social do Alto Minho.

Os estudantes chegam até ao Politécnico de Viana do Castelo ao abrigo do programa de Mobilidade Erasmus+, mas também no âmbito de outros programas de mobilidade em vigor no IPVC, que se destinam exclusivamente ao intercâmbio de estudantes entre Instituições de Ensino Superior membros da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Atualizado em 16/02/2023