IPVC participa no programa Engenheiras Por Um Dia

23/05/2023

A iniciativa mobilizou mais de 400 estudantes do ensino secundário e profissional da região norte, com o objetivo de estimular o interesse das jovens alunas pelas áreas das engenharias e das tecnologias.

No âmbito do Dia Internacional das Raparigas nas TIC, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo participou no STEM Labs: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia, do Programa Nacional Engenheiras Por Um Dia, que decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo, dia 4 de maio.

A iniciativa, desenvolvida no âmbito do Projeto PRR/Baits-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia), contou com a participação de mais de 400 estudantes do ensino secundário e profissional da região norte. Ao longo do dia, o Politécnico de Viana do Castelo desenvolveu várias atividades, com o fundamento de estimular o interesse das jovens alunas pelas áreas das engenharias e das tecnologias:

• Construção de estruturas em gomas e palitos;
  • Realidade virtual;
  • Controlo de qualidade de alimentos e técnica de gelificação (gomas Alimentares, macroalgas e a sua utilização pela indústria alimentar);
  • Brinquedos 2.0 no desenvolvimento no pensamento computacional;
  • Coberturas e paredes verdes;
  • Bebias desta água?
  • Imagens aéreas (UAV.s/drones) e espaciais (satélite) – proteção ambiental;
  • Montagem de uma ponte portátil em madeira;
  • Velocidade do movimento no desporto.

O programa Engenheiras Por Um Dia foi lançado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, em 2017, e tem como objetivo “promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos, e combater os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira”.

Atualizado em 11/07/2023